O Instagram é uma ferramenta que tem ganhado cada vez mais espaço no mercado. Essa rede social de estilo de vida com conteúdo dinâmico é uma das que mais cresce no mundo, possuindo milhões de usuários que acessam o conteúdo todos os dias.
Em um período de transformação digital, onde diversos avanços tecnológicos se popularizaram e as pessoas começaram a utilizar esse tipo de ferramenta em seu dia a dia, o mercado notou uma forte ascensão de conteúdo digital sobre controle de acesso.
Estar presente nas redes sociais deixou há algum tempo de ser um diferencial e tornou-se uma necessidade para qualquer empresa que deseja ter sucesso no mercado, principalmente quando você consegue trabalhar corretamente com estes recursos.
O Instagram possibilita a criação de contas comerciais para que você tenha algumas funcionalidades a mais, principalmente em questão de avaliação de resultados e de engajamento.
Entretanto, engana-se quem pensa que basta criar uma conta e esperar os consumidores chegarem até a companhia de totens de autoatendimento. É preciso saber como agir em todos os pontos desse tipo de processo, sobretudo com relação a biografia.
Escrever uma biografia no Instagram pode ser um processo muito complicado. Como a rede social se baseia em imagens e produção audiovisual, muitas vezes o espaço para conteúdo escrito é reduzido.
Isso significa que você terá de criar a biografia com informações essenciais e que consiga passar a ideia de sua companhia em um espaço pequeno, garantindo que os novos visitantes saibam o que estão encontrando para que decidem segui-lo.
A biografia é um cartão de visitas, uma primeira impressão que pode fazer a diferença em sua corporação, garantindo uma estrutura de atendimento de qualidade e atraindo muito mais consumidores para seu espaço digital de software para loja.
Por isso, é importante ter algumas dicas essenciais para a criação de um perfil que atraia seu público-alvo com mais assertividade, eliminando uma série de tentativas que podem acabar gerando um desgaste de tempo e dinheiro.
É preciso ter em mente, entretanto, que cada empresa é única, e que os resultados podem variar dependendo de cada companhia e cada abordagem, independente de serem empresas no mesmo setor ou não.
Portanto, adaptar estas dicas para sua realidade é um processo que garante mais assertividade e qualidade para as mudanças efetivas que você fará em sua empresa de terceirização em TI (Tecnologia da Informação), aproveitando o Instagram da melhor maneira possível.
1. Imagem de perfil
A foto de perfil é uma das primeiras coisas que qualquer pessoa identifica quando entra em sua conta do Instagram. Essa foto é parte de seu perfil, e praticamente incorporada à biografia que está sendo produzida.
Com isso, é importante que você crie uma imagem que se destaque na multidão, seja chamativa e ao mesmo tempo clara e objetiva. Se você está fazendo um perfil profissional, é importante que isso fique claro desde o princípio.
Enquanto alguns profissionais liberais optam por usar suas próprias imagens, é comum que empresas trabalhem com seus logotipos nesse espaço da biografia. Sua identidade visual é muito importante para o sucesso comercial de sua empresa de serviço de firewall.
Algumas companhias são reconhecidas pela simples combinação de cores que fazem parte da identidade visual delas. Por isso, é importante que você utilize este recurso na plataforma.
2. Utilizando fontes diferentes
Embora a plataforma possua algumas limitações com relação a fontes de texto, é importante que você consiga aplicar uma fonte para ser considerada o padrão de sua empresa.
Você pode fazer isso escolhendo uma das fontes nativas do Instagram ou com um aplicativo à parte.
Esse tipo de fonte diferenciada dá um charme especial para sua companhia, que acaba destacando melhor sua biografia e gera o interesse nos visitantes de conhecer um pouco mais sobre o que você está apresentando com seu sistema de áudio e vídeo.
Além disso, você pode escolher fontes que se alinhem melhor com sua empresa, sejam elas mais formais para o caso de setores tradicionais, ou mais despojadas e informais para companhias que trabalham com um público mais jovem.
3. Identificando seu nicho
Através de um campo especial do Instagram, você pode colocar seu nicho de atuação. Esse nicho fica destacado na biografia em uma descrição cinza claro identificando o tipo de conta que a biografia está apresentando.
No caso de negócios, blogs pessoais ou qualquer outro tipo de utilização que você esteja fazendo em sua conta no instagram, é importante pensar nesse tipo de recurso para trabalhar mais efetivamente com comando e sinalização.
Entretanto, é preciso ter em mente que esse destaque de nicho por enquanto é disponível apenas para o aplicativo do Instagram em smartphones e tablets, não aparecendo na versão web da rede social.
4. Barras paralelas
A utilização de barras paralelas é uma excelente maneira de destacar com mais qualidade seus dados na biografia. A utilização desse caractere permite que você consiga colocar informações de forma mais detalhada e organizada.
Assim, a bio acaba ficando com um toque mais clean, ideal para que os potenciais consumidores consigam compreender de maneira mais fácil quais são as informações mais relevantes de sua marca e como utilizá-las.
5. Hashtags
As hashtags são palavras-chave que podem potencializar o alcance de suas publicações. Esta é a melhor maneira de ser notado dentro da plataforma, uma vez que estas palavras-chave muitas vezes são procuradas na busca do próprio aplicativo.
Para utilizar as hashtags, você deve colocar uma cerquilha antes da palavra ou da frase, sem espaços. É importante, entretanto, que você utilize as palavras certas na hora de criar uma publicação sobre certificação de rede. por exemplo.
As empresas que abusam das hashtags ou que colocam hashtags erradas acabam recebendo críticas e perdendo espaço na comunidade, o que pode ser muito prejudicial para quem deseja se estabelecer corretamente no Instagram.
6. Faça sua própria hashtag
Além da utilização de hashtags para conseguir um engajamento maior, uma boa ideia é colocar uma hashtag própria em sua biografia.
Dessa forma, sempre que seus consumidores pensarem em sua empresa ou fizerem negociações com você, podem declarar através do uso dessa hashtag.
Colocar esta palavra-chave na bio é muito importante para deixar visível e possibilitar que todos acostumem-se com o uso, tornando mais fácil das pessoas usarem ou clicarem nela.
7. Citações
Uma estratégia muito utilizada por influenciadores digitais é a utilização de alguma citação em sua biografia. Você pode utilizar uma frase famosa de cunho religioso, ético ou filosófico para atrair a atenção.
A ideia é que esta citação seja uma inspiração tanto para você quanto para outras pessoas, e não existe uma regra específica para ser utilizada. Entretanto, o ideal é que você utilize uma citação que tenha alguma relação com sua marca.
Dessa maneira, você consegue criar um chamariz com o qual seus consumidores podem se identificar, sendo uma forma mais adequada de estruturar sua biografia.
8. Chamada à ação
Fazer uma chamada à ação em sua biografia é uma excelente maneira de chamar a atenção do público. Assim, você consegue trabalhar de maneira mais efetiva para conquistar uma atenção especial em seu perfil.
Garantir a participação do público é fundamental para conquistar uma estrutura de qualidade, otimizando resultados e aumentando seu potencial de engajamento consideravelmente.
É importante entender que você deve conhecer bem seu público-alvo para conquistar uma estrutura de qualidade para o uso do Instagram.
9. Uso de emojis
Os emojis são uma febre que tem ganhado cada vez mais espaço na utilização das redes sociais. Porém, é preciso cuidado para não deixar a biografia muito poluída e confusa, dificultando a compreensão de seus dados.
A colocação correta dos emojis, entretanto, pode permitir que você crie pontos de destaque em sua biografia, com informações importantes como telefone, endereço e outras formas de contato em geral.
10. Informações relevantes
Existem algumas informações fundamentais para sua biografia, que permitem um conhecimento mais aprofundado de suas informações, com elementos como:
- Telefone;
- Endereço;
- Email;
- Outros contatos.
Dessa forma, você deixa claro para qualquer consumidor como ele pode iniciar um processo de negociação e otimizar esse tipo de ação, garantindo resultados muito mais expressivos.
Considerações finais
O Instagram é uma das ferramentas mais importantes da era digital, e saber fazer uma boa biografia é o passo mais importante para garantir resultados mais expressivos. Dessa maneira, você consegue um bom destaque para sua marca.
Esse tipo de ação é fundamental para que você possa ser encontrado por mais pessoas e consiga um engajamento maior, o que ajuda a tornar sua companhia uma liderança no mercado em que está inserida.
Isso gera uma estrutura muito mais adequada para a utilização da rede social, aumentando consideravelmente seu alcance.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.