Home Estratégia 5 dicas para aproveitar o Natal e gerar conteúdo para o Instagram

5 dicas para aproveitar o Natal e gerar conteúdo para o Instagram

by simplegram
0 comment

O Natal é uma das datas mais importantes do ano, isso porque no dia 25 de dezembro muitas famílias se reúnem para comemorar o nascimento de Jesus Cristo. No Instagram, por exemplo, as pessoas enchem de fotos e vídeos dos momentos da comemoração. 

 

Além do simbolismo religioso, e da magia de reunir familiares, o Natal também é uma data importante para o mundo do marketing, afinal, as pessoas passam a navegar cada vez mais na internet à procura de presentes.  

 

De acordo com Neotrust, em 2020 o e-commerce faturou R$ 21,8 bilhões no período natalino. Esse faturamento mostrou um crescimento de 55% em comparação ao ano de 2019. 

 

A pesquisa foi feita entre o dia 15 de novembro e o dia 24 de dezembro, ou seja, a Black Friday também foi uma alternativa para as pessoas comprarem os presentes. 

 

Apesar de estarmos em um período de recuperação da atual pandemia, a expectativa é que as vendas neste ano, 2021, sejam maiores que as do ano passado, devido às pessoas já estarem com as doses das vacinas em dia. 

 

Pensando em uma data tão importante, é sempre bom lembrar que as pessoas costumam comprar seus respectivos presentes antecipadamente, para evitar filas. Além disso, atualmente, o máximo que puder evitar a temida aglomeração, é melhor. 

 

Logo, percebemos que é de suma importância contar com uma estratégia de marketing digital para aproveitar o fluxo de pessoas. 

 

Caso a página no Instagram for uma versão digital de uma empresa, também é interessante a companhia possuir um desenho e melhoria de processos, para que aumente a produtividade no Natal. 

  1. Facilite a busca pela sua página

Mais importante do que manter a página bem atualizada com conteúdos, é torná-la fácil de encontrar. 

 

Há páginas que, por mais que estejam em um segmento tão específico, ainda é capaz de conseguir atrair pessoas que não tinham nenhum interesse sobre o assunto que é tratado. 

 

No mundo das redes sociais, até mesmo uma página que é voltada para assuntos que envolvem dispositivos especiais que são usados em indústrias, pode alcançar pessoas que têm interesse em jogos, músicas, novelas e filmes. 

 

Portanto, é necessário ter cuidado ao utilizar as palavras-chave que estão relacionadas ao Natal. 

 

As palavras mais usadas no período natalino são:

 

  • “Ofertas de presentes”;
  • “Presentes baratos”;
  • “Ideias para presentes”;
  • “Presentes de natal”;
  • “Comprar presentes de natal online”.

 

Para auxiliar na escolha das palavras, você pode usar algumas ferramentas que estão disponibilizadas na internet. Uma delas, é o Trend ou o Planejador de Palavras-Chave, ambas pertencem ao Google. 

 

Estas mesmas ferramentas também podem ser utilizadas em páginas que são voltadas totalmente para profissões ou equipamentos que são utilizados em edifícios ou prédios, como controle de acesso

 

O uso do Trend, por exemplo, mostrará as palavras mais usadas no segmento. Logo, irá facilitar para que a página desenvolva seus conteúdos. 

 

Inclua na sua página do Instagram, as palavras que serão levantadas pelas ferramentas do Google, assim, os conteúdos que serão postados na página terão um ranking melhor na seleção de publicações relevantes da rede social. 

  1. Planeje seus movimentos

As semanas que antecedem o Natal, geralmente, é muito estressante para as pessoas que lidam com vendas ou atendimento, portanto, é muito importante que os esforços para praticar o marketing online estejam ao máximo. 

 

Além de concentrar os esforços no marketing online para garantir boas vendas, é necessário também que, se a página estiver ligada a uma empresa, a mesma possua um software de gestão empresarial para garantir que as atividades operacionais estejam sendo executadas da melhor forma possível. 

 

Com a ascensão das redes sociais, houveram novas ferramentas que hoje, são utilizadas até de forma profissional. Estamos falando do agendamento de post, que nada mais é que programar uma determinada publicação no Instagram. 

 

Felizmente, há várias plataformas na internet que disponibilizam às pessoas interfaces interativas para programar as publicações, com direito a colocar descrição, hashtags, e até mesmo interagir com o público. 

 

O gestor também tem a liberdade de agendar outros tipos de conteúdos, além de imagens. O mesmo pode agendar stories para potencializar a interação da página com os seguidores, ou até mesmo postar um novo reels. 

 

Dependendo de como for o segmento da página, é interessante que o responsável pelas publicações explore mais os formatos de conteúdos. 

 

Por exemplo, um filtro ciclone que possui uma complexidade de funcionamento, seria interessante que fossem desenvolvidos conteúdos educacionais que mostram como é o processo de formação de ciclone no filtro. 

  1. Personalize os conteúdos com o clima de Natal

É fato que as pessoas costumam reparar na identidade visual das empresas, principalmente em datas comemorativas, como o Natal. Por isso, é importante que você inclua algum detalhe natalino nas publicações, nem que seja algo singelo. 

 

Você pode criar uma nova foto de perfil com alguma característica do Natal, por exemplo, ou criar banners especiais para mudar o layout do feed da página. 

 

Isso é válido para qualquer tipo de página, desde uma conta na rede social que trata de transmissor de temperatura, até uma página que fala sobre cultura geek, jogos, filmes e séries. 

 

É interessante também que o responsável pelo gerenciamento da página, considere trocar as cores tradicionais da página pelas cores que representam o Natal. 

 

Procure adicionar o vermelho e o verde de forma moderada, e para complementar, busque por ícones especiais dentro da sua página. 

  1. Use o e-mail marketing

Diferente do que muitos pensam, o e-mail ainda segue sendo um grande canal de comunicação que pode ser um grande gancho para que as pessoas visitem as páginas no Instagram. 

 

O e-mail, em alguns casos, não se prende apenas para complementar o alcance de uma página no Instagram. Muitas vezes, as empresas usam o meio de comunicação para mostrar as opções de decoração de natal para loja, buscando opiniões dos usuários. 

 

Dessa forma, é importante que você crie campanhas que fazem com que as pessoas passem a visitar a sua página. Conte as novidades e as promoções, caso a sua página na rede social seja voltada a vendas. 

 

Se for outro caso, como uma página sobre filmes, use cenas de filmes tradicionais que são exibidos no Natal. Resumidamente, use sua criatividade. 

 

Contudo, não esqueça de focar em conteúdos que o seu público-alvo considera relevantes. Para isso, é importante que, antes de lançar as publicações, o responsável pela página na rede social saiba qual a persona dos usuários. 

 

É importante que as publicações tenham uma boa taxa de leitura, apesar de que as pessoas atualmente estão cada vez menos interessadas em ler algo na internet. Portanto, saiba criar um texto atrativo e, acima de tudo, objetivo. 

  1. Mostre os bastidores das publicações

É comum que os usuários do Instagram fiquem entretidos com conteúdos que mostram o que está sendo feito por trás de uma grande campanha. 

 

Com isso, é interessante gerar conteúdos desse tipo não apenas por ser atrativo, e sim por passar a imagem de transparência da página com os seguidores. 

 

Por fim, listamos duas dicas bônus para que você complete os conteúdos que serão postados na sua página. 

 

Faça lives

As lives são, de longe, uma grande alternativa para que uma página consiga mais seguidores. Pelo fato de ser ao vivo, a interação entre as pessoas é ainda mais intensa, o que favorece a página para conseguir novos seguidores. 

 

Na dúvida sobre o que fazer na live, a grande dica é levantar perguntas sobre a data e o que a sua página pode oferecer aos seguidores. 

 

Com essas perguntas, por exemplo, você pode responder dúvidas sobre comando e sinalização, isso caso a sua página for voltada para o assunto e você trabalhe com esse tipo de produto. 

Publique conteúdos dos seus seguidores

É importante ter em mente que os seus seguidores são grandes aliados que fazem com que você continue ativo na sua página.

 

Por isso, considere realizar campanhas que incentivem o seu público a fazer algo que possa se tornar viral na sua página. Publique o conteúdo mais criativo, e mostre que a relação entre a página e os usuários existe. 

 

Quanto maior a interatividade da página com os seus seguidores, melhor será o engajamento por parte do público. Assim, procure utilizar todas as formas de interação que o Instagram disponibiliza para os usuários. 

 

O marketing de conteúdo está ligado diretamente no aumento de interação dos usuários, então, considere desenvolver conteúdos estratégicos que não apela tanto para vendas diretas, e sim para os eventos que só acontecem nas semanas que antecedem o Natal.

 

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Related Posts

Leave a Comment