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Você sabe que é até cinco vezes mais caro obter novos clientes e manter os atuais? Se esse não for o motivo suficiente para buscar a lealdade à marca, você também terá uma 60-70% de chance de vender a clientes existentes, em comparação com uma chance de 5 a 20% para novos clientes.

Mas como você consegue clientes fiéis?

Se você deseja que os clientes voltem sempre à sua marca, você precisa se conectar a eles de maneiras significativas. A mídia social é o lugar perfeito para construir esses relacionamentos.

Você pode ter conversas individuais com os clientes para que eles se sintam conectados à sua marca e para mostrar sua personalidade única através de humor, imagens e vídeos.

Para ajudar você a começar, estamos fornecendo oito estratégias para criar lealdade à marca por meio da mídia social dia .

Mostraremos como sua empresa pode implementar cada estratégia e forneceremos exemplos de como outras empresas estão usando métodos semelhantes.

1. Seja responsivo

Os compradores costumam fazer perguntas ou deixar comentários para empresas em plataformas sociais, seja conversando pelo Facebook Messenger ou twittando em uma marca. Embora você não consiga responder a todos os clientes, é importante se envolver com o maior número possível.

Por quê? Porque a capacidade de resposta mostra aos clientes que você se importa com as necessidades deles, o que aumenta a lealdade à marca. De fato, 72% dos millennials disseram que seriam mais fiéis a uma marca que respondesse a eles. Por outro lado, não responder pode diminuir a lealdade à marca: 15% dos usuários do Twitter deixarão de seguir uma marca se a marca não estiver envolvida com eles o suficiente.

A Starbucks se envolve diretamente com os clientes, respondendo prontamente aos comentários.

Eles são rápidos em responder a quase todos os comentários ou perguntas, pintando-se como uma marca responsiva e comunicativa que se preocupa com seus clientes.

2. Compartilhe comentários positivos do cliente

Quando um cliente deixar uma crítica brilhante, não guarde os ótimos comentários para si. Compartilhe a entrada publicamente em suas contas de mídia social (com a permissão do cliente, é claro).

Ao postar críticas positivas, é provável que você atraia novos clientes e reforce a confiança dos clientes atuais em seus negócios. Isso ocorre por causa da prova social , o fenômeno psicológico da tendência das pessoas a seguir a multidão. No caso das compras, isso significa que as pessoas valorizam muito as opiniões de outros clientes.

Não há problema em solicitar críticas positivas diretamente. Quando um cliente deixa um comentário positivo sobre sua empresa na sua página de mídia social, responda ou envie uma mensagem direta agradecendo pelo comentário e pedindo que compartilhem sua opinião em uma revisão. Você pode compartilhar a resenha na sua página de mídia social.

Fotógrafos clássicos regularmente compartilham críticas positivas de clientes com a legenda “sentindo-se grato”.

Não apenas os fotógrafos clássicos permitem que os clientes em potencial vejam como os clientes atuais estão felizes, mas a empresa também mostra seu apreço pelos clientes existentes ao mesmo tempo.

3. Compartilhe conteúdo gerado pelo usuário

Outra maneira de criar lealdade à marca por meio de provas sociais é compartilhando o conteúdo gerado pelo usuário (UGC). UGC refere-se a fotos, vídeos e outro conteúdo que os compradores criam sobre o uso dos produtos de uma marca. Esse conteúdo cria confiança nos compradores porque é criado pelos clientes, não pela marca.

Convide os usuários a marcar sua marca e usar hashtags de marca para encontrar o UGC mais facilmente e compartilhá-lo em sua página (com a permissão do criador, é claro!). Se você compartilha o UGC com frequência, incentiva a participação de compradores que desejam que seu conteúdo seja visto por todos os seguidores da sua marca.

Um ótimo exemplo de uma campanha de mídia social baseada no UGC é a GoPro e sua campanha Foto do dia.

A campanha incentiva os usuários da GoPro a postar suas imagens da GoPro e marcar a empresa para ter a chance de exibir sua foto. De uma só vez, a empresa atrai novos clientes, mostrando clientes atuais felizes e constrói a lealdade à marca com os clientes existentes, apresentando seu conteúdo regularmente.

4. Mantenha os clientes informados

Faça com que seus seguidores se sintam parte do negócio, mantendo-os atualizados sobre o que está acontecendo na sua empresa e levando-os aos bastidores . ” Como 63% dos clientes preferem marcas que sejam honestas e transparentes, ser aberto sobre as práticas da sua empresa é uma ótima maneira de incentivar um relacionamento positivo com a marca do cliente.

Seus canais de mídia social são a plataforma perfeita para levar seus seguidores aos bastidores. Você pode postar orientações de seus produtos, entrevistar funcionários, mostrar fotos ou vídeos do seu espaço de escritório ou compartilhar eventos da empresa.

A Glossier fez isso com seu limpador Milky Jelly .

No vídeo, a Glossier detalha por que eles criaram esse limpador e o que o diferencia de outros produtos de limpeza. Vendo os detalhes dos bastidores da produção da Glossier, os compradores têm motivos para acreditar que seus produtos para cuidados com a pele são bem feitos e têm motivos para comprar da Glossier em vez de outras marcas.

5. Seja aberto sobre seus valores

Os clientes desejam apoiar empresas que compartilham seus valores. Compartilhe os princípios fundamentais da sua empresa e incentive a lealdade à marca de clientes com crenças semelhantes.

Crie postagens sobre causas e instituições de caridade próximas ao coração da sua empresa para mostrar aos compradores o que sua marca representa. A Patagonia , por exemplo, tornou o ambientalismo parte integrante de sua identidade de marca.

A empresa publica regularmente sobre advocacia ambiental, informando os seguidores sobre os eventos atuais e ilustrando claramente que sua marca se preocupa com o meio ambiente. Isso atrai o cliente-alvo: pessoas que amam o mundo natural e levam a sério a proteção.

Seja qual for o problema da sua marca, sempre seja autêntico com sua defesa. Não diga apenas o que você acha que seu público-alvo deseja ouvir. Os consumidores de hoje são exigentes, portanto poderão saber se suas postagens baseadas em valor são genuínas.

6. Associe-se a um influenciador

Mais da metade dos usuários de mídias sociais prefere obter informações sobre produtos de influenciadores, em vez de diretamente de marcas. Os usuários confiam nos influenciadores e procuram conselhos sobre produtos e marcas. Portanto, se um influenciador que seu cliente-alvo gosta de elogios à sua marca, há uma boa chance de os seguidores deles começarem a amar seus produtos também.

O primeiro passo é encontrar influenciadores relevantes para sua marca e imagem, como alguém que seja popular com seu público-alvo ou especializado em seu setor. Uma empresa de maquiagem, por exemplo, provavelmente gostaria de fazer parceria com um influenciador de beleza.

Você pode usar ferramentas como o Brand Collabs Manager do Facebook Brand Collabs Manager para encontrar influenciadores e entrar em contato para ver se eles farão análises de produtos ou outras colaborações com sua marca.

Covergirl , por exemplo, fez uma parceria com a influenciadora da beleza @valerialipovetsky para promover seu produto de leite fresco e limpo para a pele.

A influenciadora está mostrando que confia no produto o suficiente para usá-lo e diz que fez maravilhas para sua pele. Isso incentiva seus seguidores a experimentar o produto também.

7. Use anúncios dinâmicos para promover a fidelidade à marca

A fidelidade à marca é criada ao longo do tempo. Quanto mais os clientes usam seus produtos e obtêm valor da sua marca, mais leais eles se tornam. Os anúncios dinâmicos incentivam os usuários a retornar e fazer uma compra, mostrando-lhes os produtos que visualizaram antes ou que são semelhantes aos produtos que visualizaram.

Você pode configurar anúncios dinâmicos no Facebook e Instagram conectando seu catálogo de produtos ao Facebook. Após a configuração do modelo de anúncio, o algoritmo do Facebook escolherá produtos relevantes para exibição aos clientes, com base no comportamento anterior do site.

O eBay usa anúncios dinâmicos em carrossel para mostrar aos usuários produtos semelhantes aos visualizados no site do eBay.

O Facebook pode dizer, com base em visualizações recentes de produtos, que o usuário está interessado em bolsas, de modo que os anúncios dinâmicos atraem o interesse do cliente, mostrando outras opções de bolsas no eBay. Essas promoções despertam o interesse dos compradores pela marca, mostrando a eles os produtos que eles amam.

8. Redirecionar usuários com públicos-alvo personalizados

Quando os usuários tiverem conhecimento de sua marca, mantenha seus negócios no topo da mente com redirecionamentos. Retargeting é quando você exibe anúncios apenas para pessoas que demonstraram interesse em seus negócios.

Com o redirecionamento, você pode oferecer às pessoas que conhecem a sua marca o incentivo necessário para voltar à sua loja. Por exemplo, você pode usar um anúncio de redirecionamento para oferecer uma oferta exclusiva de um produto visualizado anteriormente. Ou você pode usar o redirecionamento para promover uma queda de preço dos itens que estão atualmente no carrinho do comprador.

Você pode escolher exatamente para quem exibir esses anúncios criando um público personalizado para sua campanha de publicidade. Por exemplo, você pode editar seu público-alvo personalizado para segmentar usuários que já interagiram com seus anúncios.

Ao oferecer aos clientes uma razão para escolher você (repetidamente) em detrimento de outras marcas, você está trabalhando para criar lealdade à marca.

Crie lealdade à marca com a mídia social

A mídia social é uma ferramenta para conectar-se com os clientes, seja através da resposta nos tópicos de comentários ou da promoção de um desconto para repetir clientes. Use as oito estratégias deste guia para promover a fidelidade à marca em todas as contas sociais da sua empresa.

Lembre-se, no entanto, de que a fidelidade à marca é um processo contínuo. Tente diferentes combinações dessas estratégias para ver a que seus clientes respondem e refine sua abordagem para se concentrar nas táticas que funcionam melhor. Com o tempo, você aumentará o envolvimento em suas plataformas de mídia social por meio de experimentação constante.

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