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A importância da assessoria de imprensa para a marca

by simplegram
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Primeiramente precisamos entender a necessidade de assessoria de imprensa para o desenvolvimento de um negócio. 

É comum vermos nos meios de comunicação notícias veiculadas em que uma marca precisa responder a alguma acusação ou esclarecer um caso que envolva o seu nome, marca, produtos, serviço ou dos funcionários.

Mas o trabalho do assessor de imprensa não se resume apenas em gerenciar crises,   entre as ações da assessoria de imprensa está a responsabilidade de criar uma ponte entre os veículos de comunicação com o cliente.

A assessoria de imprensa é mais indicada em termos de recursos financeiros que a publicidade, o  que permite melhores resultados no desenvolvimento de um negócio e credibilidade da marca nos jornais.

Por meio da divulgação de  informações das empresas e profissionais que representa, faz parte do trabalho de um assessor de imprensa ser a ponte do relacionamento com criadores de conteúdo, e auxiliar na produção de conteúdos de qualidade.

A divulgação e a visibilidade se tornam consequências naturais do processo, trazendo resultados positivos para a empresa.

Para que o trabalho seja bem feito, o assessor de imprensa  precisa conhecer a fundo tudo o que envolve o cliente, quais seus objetivos, seus concorrentes e entender melhor o mercado de atuação do seu cliente para analisar o que pode ser feito para aumentar o seu público.

Além de gerenciar essas informações para que elas sejam relevantes, é importante saber para quem direcionar.

Uma empresa chamada que trabalha com assessoria de imprensa, começou a comprar nootrópicos, que são suplementos para melhorar a inteligência e memória, e tem ficado bastante famosa pelo resultado adquirido. 

Funções de um assessor de imprensa

  • Criar um bom relacionamento com a imprensa
  • Elaborar estratégias para as divulgações do seu cliente
  • Capacita o cliente para saber se comunicar com a imprensa
  • Preparar materiais como press release e press kit
  • Agendar entrevistas e ações públicas
  • Acompanhar entrevistas
  • Elaborar pautas para entrevistas

O que é press release?

É um texto com linguagem mais formal, jornalística para informar acontecimentos relevantes sobre a marca aos veículos de comunicação.

O principal objetivo do release, é deixar empresa vinculada a algo interessante. 

Assim, ela se transforma em notícia e as chances de que seja divulgada são maiores, em alguns casos, são publicados de modo integral pelos jornalistas, já em outros, os profissionais entram em contato para saber mais informações.

O que é press kit?

É um kit para divulgar um produto novo ou atrair a atenção dos clientes para alguma atividade da marca.

Também conhecido como kit de imprensa, tem o objetivo de divulgar as novidades do negócio.

 O press-kit não está limitado apenas aos jornalistas, mas também pode ser distribuído em feiras de negócios e treinamentos, funcionando assim como estratégia de marketing.

Serve para qualquer público de interesse, incluindo parceiros, patrocinadores e os próprios colaboradores.

Por que é importante ter um bom relacionamento com os veículos de comunicação?

É um trabalho que se baseia na relação entre uma marca e a empresa, uma ferramenta muito importante para o fortalecimento da imagem e do posicionamento junto a formadores de opinião.

Estratégias de relações públicas têm como objetivo conectar o público através do relacionamento mais próximo, podendo ser para informar, ou influenciar pessoas, como clientes, investidores ou até fornecedores.

Construir e manter bons relacionamentos é fundamental para que marcas e empresas que pretendem aumentar a sua visibilidade no mercado. 

Assim como manter uma boa relação com fornecedores pode facilitar na hora da compra de produtos ou ainda aquela parceria entre os sócios ser essencial em momentos de tomadas de decisão, estar próximo dos gerenciadores dos meios de comunicação é crucial para quem deseja dar visibilidade a imagem da sua marca. 

A partir de um bom relacionamento com a imprensa, há várias oportunidades para fortalecer a sua empresa com notícias de interesse pessoal do seu público-alvo nos mais diferentes veículos de comunicação, tais como jornais, sites e portais de notícias, rádio e televisão. 

Estar próximo da imprensa significa interagir de maneira correta com os veículos para que a sua marca cresça, tenha um maior alcance e seja lembrada pelo seu público como referência no setor em que atua.

Todos sabemos do alcance que as notícias podem ter, por isso é importante  que essa relação entre a marca e os meios de comunicação seja clara, objetiva e que não possua espaços para interpretações erradas.

Obrigado por ter lido nosso artigo até aqui. 

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