Home Estratégia Arrasta pra cima: 5 dicas para colocar o link nos stories do Instagram

Arrasta pra cima: 5 dicas para colocar o link nos stories do Instagram

by simplegram
0 comment

A proximidade das empresas com o seu público tornou alguém muito mais fácil de ser inusitado, a partir das ferramentas digitais, como aquelas disponibilizadas pelas redes sociais, tais como a ferramenta stories do Instagram.

 

Uma aplicação que, entre outras coisas, permite com que uma marca apresenta conteúdos de forma mais despojada, de forma a humanizar essa marca e assim se contar de maneira mais otimizada junto ao seu público, indo além da vertente comercial.

 

Ou seja, um clima mais descontraído, que permite a sua empresa trabalhar a sua comunicação de forma complementar, com os anúncios tradicionais sendo veiculados em outras plataformas, e com o story sendo uma ferramenta mais descentralizada.

 

Permitindo a uma empresa que pretende lançar no mercado um novo produto, relacionado ao uso de um software de inteligência artificial, usar dessa estratégia para compartilhar os bastidores dessas campanhas, com a mesma sendo anunciada em veículos habituais.

 

É justamente por causa da variedade de serviços e plataformas disponíveis que as companhias cada vez mais apostam no cenário digital, como forma de se conectarem com seu público, independente de onde ele esteja.

 

Uma estratégia que é proveniente do marketing tradicional, que é levar os seus produtos até os seus clientes, com a única diferença de que no mercado digital, esse processo de direcionar seus serviços até os seus consumidores ocorre em um nível muito mais ágil.

 

Sendo necessário apenas um aparelho com conexão à internet para ambos os envolvidos, dos clientes às companhias comerciais. 

 

Para que um usuário que pesquise por brindes personalizados para comprar, encontre justamente o perfil da sua companhia.

 

Um processo que passa pelos serviços de busca, pelas redes sociais e pelo próprio endereço virtual de uma loja, o que ocorre quando um indivíduo procura por um produto específico entre o catálogo de ofertas de um site de vendas de roupas.

 

Nesse sentido, uma rede social que vem tendo bastante destaque, não só em número de usuários, mas também por apresentar ferramentas úteis para uma transação comercial, é o Instagram, tornando-se a rede mais querida dos empreendedores.

 

Isso por causa de uma série de estratégias que podem ser utilizadas junto ao seu sistema. Entre eles o popular “arrasta para cima”, utilizado por empresas e também por influenciadores digitais. O que nos leva então a uma pergunta.

O que significa “arrastar para cima”?

O “arrasta pra cima” se tornou um termo popular no Instagram, diante a sua aplicação em grande nível por diferentes usuários da plataforma, principalmente aqueles que possuem um perfil comercial nessa rede.

 

Frase essa que se tornou até mesmo título de músicas. Essa expressão, contudo, está ligada a uma função bem específica do Instagram, que é a possibilidade do usuário, que visualiza um conteúdo no formato story, ser direcionado a um site em particular.

 

Como um anúncio voltado a implementação dos serviços de automação audio e video para a sua empresa ou até mesmo sua residência, e que após essa visualização, esse usuário é direcionado então ao site institucional da companhia que fornece tais serviços.

 

Algo a ser feito justamente com o movimento de arrastar a tela para cima, com um símbolo de duas setas servindo como um direcionamento ao usuário, para que ele realize essa atividade caso queira ser levado para essa página terceira específica.

 

Mesmo sendo uma prática popular e intuitiva, os próprios produtores de conteúdo passaram a destacar essa ação no Instagram, utilizando frases como o arrasta para cima em conteúdos em vídeo, ou como parte da comunicação do anúncio em si.

 

Essa ferramenta é exclusiva do formato story. Aplicação do Instagram para o compartilhamento de fotos ou vídeos curtos, que ficam visíveis por um período de 24h. Até porque o instagram se expande também pela sua variedade de modelos de postagem.

 

Entre eles é possível citar:

 

  • Feed;
  • Stories;
  • Reels;
  • IGTV.

 

Cada  um tendo uma função específica para um vendedor de mochilas promocionais, que pode usar desses formatos para anunciar o seu produto, divulgar informações sobre a sua empresa e a produção de conteúdos que se relacionam com os seus serviços.

 

Mas caso você tenha de fato se interessado pelo arraste para cima, é preciso não só utilizar essa técnica de comunicação no instagram, mas também saber como implementar essa ação, através de técnicas e estratégias capazes de impulsionar o seu conteúdo.

 

Por meio de uma interação maior com o usuário, levando então a ser direcionado para o site específico ao qual você gostaria que o mesmo visitasse, seja o site da sua loja ou algum blog pessoal.

Formas de melhorar essas estratégia de comunicação

Para que o conhecido “arrasta pra cima” não seja uma ferramenta batida, diante o seu uso em excesso pelos mais diferentes produtores de conteúdo presentes no Instagram, é preciso então otimizar essa estratégia de comunicação.

 

E como estamos falando do Instagram, tudo começa a partir do visual.

Visual dos anúncios

Cada rede social possui uma característica que a diferencia como único, no caso do Instagram é o seu suporte no quesito visual, sendo uma rede que começou com o compartilhamento de fotos.

 

Hoje, a rede social do grupo Meta (antigo Facebook), passou por muitas modificações, mas o apelo visual continua forte, logo, os seus anúncios e conteúdos nessa rede devem ser chamativos neste sentido, de forma a conquistar a atenção dos usuários da rede.

Produza conteúdo de qualidade

E se o Instagram cada vez mais é uma rede de conteúdos, independente do seu formato, é preciso garantir que ele tenha a melhor qualidade possível, de forma a conquistar o interesse do seu público ali presente, junto à sua marca.

 

Conteúdo esse que deve ser bem estruturado tanto no anúncio, como na página ao qual esse usuário será redirecionado, para que assim um perfil voltado ao ramo da tecnologia consiga fazer uma parceria comercial com uma marca de software de facilities.

Trabalhe com conteúdos diversos

Por mais que você seja muito bom cozinhando um prato específico na cozinha, ninguém gostaria de comer a mesma coisa todo dia. O mesmo vale para as postagens no Instagram, sendo preciso diversificar os conteúdos que alimentam essas postagens.

 

A indicação de outros conteúdos como vídeos, podcasts, entre outros formatos, pode ganhar no Instagram uma porta de acesso, ainda mais ao se utilizar o “arrasta pra cima” em seus stories de divulgação.

Divulgar outros conteúdos do Instagram

Dentro dessa pluralidade de conteúdos, é importante destacar também aqueles que estão disponíveis na própria plataforma do Instagram, como a divulgação de reels e do formato IGTV, tudo através do formato stories.

 

Para assim levar o usuário para outros conteúdos produzidos por você para essa rede social. Como uma empresa que opera com serviços de certificação de rede, que pode fazer um reels com curiosidades, um IGTV explicando a área e o story para divulgar ambos.

Use boas chamadas

Para se conseguir a atenção do usuário é preciso também saber como usar um bom Call to Action, expressões que induzem a interação do usuário, tais como, “leia mais”, “compre agora”, todos podendo ser aplicado juntos ao próprio “arrasta pra cima”.

Tenha atenção à experiência do usuário

Por último, por também se tratar de uma ponte de contato entre as marcas e os consumidores, o instagram também deve contar com elementos que garantam a melhor experiência desse cliente em potencial, para que ele se sinta confortável com seu conteúdo.

 

E assim como totens de autoatendimento facilitam essa assistência ao cliente, o seu perfil no instagram deve apresentar a melhor experiência possível, de forma a fortalecer a sua relação com os usuários que seguem o perfil da sua marca.

Benefícios de trabalhar com links em seus stories

O formato story segue a ser um dos mais populares do Instagram, por isso sendo cada vez mais utilizados por marcas e perfis comerciais, que buscam assim uma maior interação com os usuários, e de fato, trabalhar com o mesmo pode ser ótimo para conquistar leads.

 

Permitindo a uma marca utilizar esse direcionamento a uma página fora do Instagram para coletar dados dos seus crimes em potencial, através de formulários, cadastro em promoções a serem realizadas, entre outras oportunidades.

 

Tudo a partir do “arrasta pra cima”, que vale dizer só é liberado para perfis de teor comercial, logo, para uma fábrica que trabalha com a produção de materiais como botão de comando, a serem utilizados em outras fábricas, é preciso ter acesso a esse tipo de perfil.

 

E dessa forma contar com os benefícios dessa estratégia, que lida também com uma maior interação com os seus seguidores, fortalecendo assim os laços comerciais com esses indivíduos.

 

Apesar de todas essas vantagens, é importante alertar que o ” arrasta pra cima“ pode estar com seus dias limitados, já que a plataforma começa a trabalhar com a disposição de links através de adesivos, que facilitam o processo de levar o usuário até outro site.

 

De qualquer forma, é preciso sempre estar de olho nas novidades que o Instagram apresenta, afinal, essa rede só se encontra em crescimento por causa do seu constante processo de renovação.

 

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

 

Related Posts

Leave a Comment