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As vantagens de desenvolver um plano de marketing eficiente e como ele impacta nas vendas

by simplegram

Os tempos atuais nos apresentam um mercado extremamente inflacionado com ampla competição entre as empresas, o que significa que aquelas que melhor adotarem uma estratégia de marketing possuem mais vantagens perante seus concorrentes. 

Mas, dentre inúmeros modos de divulgação e táticas publicitárias, como saber se aquela que você adotou é a melhor para sua empresa? E como saber se a longo prazo ela surtirá os efeitos desejados de vendas que almeja? 

Este artigo tem como proposta trazer os benefícios de se elaborar um plano de marketing interno e externo para sua empresa.

Afinal, o que é a elaboração de um plano de marketing? 

Elaborar um plano significa colocar no papel os passos a serem seguidos de forma que exista um caminho estabelecido a ser percorrido e um acompanhamento quanto aos resultados obtidos.

O marketing pode ser aplicado tanto externamente com o intuito de divulgar a marca e conseguir clientes, como internamente, com o objetivo de qualificar os funcionários e torná-los mais engajados com o objetivo da empresa.

Um exemplo disso é oferecer faculdade de gestão de recursos humanos ead aos empregados deste setor.

Dentre as principais vantagens de se investir no endomarketing, está o fato de que seus colaboradores estarão em sintonia com os propósitos da empresa, trazendo outros benefícios como:

  • Maior satisfação com o trabalho;
  • Retenção de talentos;
  • Melhor relacionamento entre os funcionários;
  • Melhor ambiente de trabalho;
  • Valorização da marca.

Portanto, não só para o consumidor final deve estar atrelado às estratégias de marketing de uma empresa, não deixe de investir no capital humano, como em um curso de gestão financeira empresarial para funcionários do setor de finanças.

Sendo assim, vamos conhecer agora os benefícios de se traçar um plano estratégico de marketing.

Vantagens de se elaborar um bom plano de marketing

Dentre as inúmeras vantagens que um bom plano de marketing pode oferecer, podemos destacar que ele melhora a visibilidade da empresa ou marca. Fazendo com que ela seja não apenas conhecida, mas bem conhecida entre o seu público alvo.

Aumento da Visibilidade e Vendas

Um bom marketing faz com que a empresa aumente sua visibilidade. Com as estratégias certas é possível fazer com que sua marca seja tão conhecida que tome um sinônimo de seu produto.

Um exemplo disso são marcas como Bombril (palha de aço) , Pó Royal (fermento em pó), Havaianas (chinelo) e tantas outras marcas.

Porém, o que um bom estrategista sabe é que ser conhecido não é sinônimo de boas vendas. Não basta apenas investir para que tenha visibilidade, mas sim, uma visibilidade correta.

Um bom plano de marketing, permite que sua marca ou empresa seja apresentada as pessoas certas, garantido que ela seja visível e que seja consumida.

Dessa forma, reduzindo custos e melhorando os resultados, como falaremos a seguir.

Melhora nos resultados e controle de investimento

Ter um bom plano de marketing, significa saber quais são as estratégias ideias para que possa ter um bom resultado. Claro, tudo isso baseado em pesquisa e estudos para que o planejamento seja assertivo.

E com isso, quando você sabe exatamente o que fazer, permite com que a taxa de erro diminua, e que o investimento realizado possa trazer mais resultados.

Como elaborar um bom plano de marketing

Vimos as inúmeras vantagens que um bom plano pode trazer a sua empresa, mas agora está na hora de colocar a mão na massa. 

Para desenvolver um bom plano é preciso seguir um passo a passo, para que se possa ter mais assertividade e resultados. Confira algum desses passos: 

Identificação da concorrência

O ponto inicial para construir uma ação de marketing bem elaborada é entender o que outras empresas do ramo têm feito a respeito.

Isso permite que a equipe de marketing possa visualizar métodos que ainda não havia identificado, tanto quanto criar diferenciais em relação aos que já existem no mercado.

Definição do público-alvo

A equipe de gestão de marketing e vendas, tem que saber qual persona pretende atingir com suas estratégias. 

Aqui, levantar dados sobre os hábitos de compra e necessidades do público é ideal para ir aprimorando as ações que estão sendo colocadas em prática.

Aprimoração do investimento financeiro

Colocar no plano o orçamento direcionado às estratégias de venda e marketing, estudando quais áreas possuem o melhor potencial de retorno.

Investir também em gestão financeira a distancia para a equipe possuir um melhor preparo para direcionar o orçamento com mais precisão.

Essas estratégias permitirão melhor otimização das quantias destinadas ao marketing, evitando também gastos que fujam do orçamento.

Procurar por quanto custa o curso de gestão financeira é essencial para que a sua equipe esteja aprimorada e pronta para cuidar deste setor da maneira certa.

Relação entre as áreas da empresa

A comunicação entre os setores da empresa é determinante para que as táticas de vendas atinjam seu máximo potencial. 

A partir do momento que existe uma linguagem única, com metas estabelecidas e entendida por todos, a tendência é de que esse alinhamento traga resultados positivos para a marca.

O RH é o setor que tem o melhor conhecimento dos anseios e necessidades dos colaboradores, investir em cursos de gestão de recursos humanos é um diferencial para que os funcionários deste setor saibam como levantar esses dados com maior precisão.

Sendo assim, fica claro que hoje em dia faz-se necessário articular táticas que coloquem seu negócio em evidência e melhor organizem as ações que a equipe de marketing deve adotar para atingir seu objetivo, tanto externo, quanto interno. 

O curso de gestão de pessoas ead é outra opção de mercado para investir nos seus funcionários, otimizando o serviço que eles prestam e melhorando a divulgação da marca.

Divulgação da marca

Colocar a marca em destaque hoje em dia, significa investir pesado na presença online do seu negócio, isso significa que uma boa estratégia de marketing digital colocará a empresa em evidência e garantirá uma fidelização por parte dos consumidores

Invista em Marketing Digital

Atualmente, o comportamento do consumidor mudou de forma considerável e isso significa que cada vez mais temos a tendência a realizar ações de forma online. 

Ler, comprar, se comunicar e até mesmo estudar, como por exemplo fazer uma faculdade de gestão financeira a distancia, ou seja, online. 

Esse tipo de comportamento está cada vez mais comum. Diante disso, as empresas precisam mudar e adaptar suas estratégias. Um bom plano de marketing, inclui estratégias de marketing digital.

Um bom exemplo para citar a importância de investir em estratégias de Marketing Digital, é que uma pessoa deseja fazer uma graduação em gestão de pessoas,por exemplo, a primeira ação que ela provavelmente terá é pesquisar no Google. Concorda?

Podendo pesquisar por gestão de recursos humanos quantos anos ou graduação de rh. E com isso, ela verá uma página com diversos sites que correspondem com o que ela pesquisou.

Diante disso, cabe às universidades que possuem curso de gestão de recursos humanos apresentarem da melhor forma os seus benefícios. Mas para isso, é preciso que elas adotem as melhores estratégias para que consiga se destacar entre as milhares de universidades.

Ao pesquisar por algum assunto, já notou que dificilmente você irá olhar a terceira página de resultado? 

Esse é um comportamento bem comum, por isso, é fundamental que independente da área em que a empresa atua, que ela invista em estratégias que farão com que ela esteja na primeira página do Google.

Revise a estratégia

Por fim, o grande segredo para ter um bom plano de marketing, é não aceitar que descobriu uma verdade absoluta. 

Mas sim, ficar sempre pesquisando, revisando e quando necessário ajustar o plano para que ele possa estar sempre atualizado e mantendo a constância nos resultados.

Conteúdo originalmente desenvolvido pela equipe do blog It Business Fórum, site voltado para a veiculação de conteúdos relevantes sobre negócios, startups e estratégias para pequenas, médias e grandes empresas. 

 

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