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Canva: saiba como criar designs para sua estratégia visual

by simplegram
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O canva é uma ferramenta intuitiva e simples, que surgiu como uma grande aliada para profissionais de marketing e design, aplicável aos mais diversos canais de comunicação digital.

Neste artigo abordaremos esta plataforma, seu uso e dicas para criar alguns dos principais e mais usados tipos de design. Continue lendo e descubra as possibilidades que esta aplicação traz para você, tanto para uso pessoal quanto para seu negócio.

O que é o Canva?

O Canva Design é uma aplicação para smartphone e desktop que permite a criação de design gráfico e personalização de templates de forma online.

Em seu smartphone o download pode ser feito diretamente por sua loja de aplicações, e para desktop, feito por meio do site próprio, no canva.com.

Com uma interface altamente intuitiva do tipo arrasta e solta, esta é uma excelente alternativa para quem não domina softwares mais complexos, como o Corel Draw, o Adobe Photoshop ou o Adobe Illustrator.

Ainda por seu grande nicho de possibilidades, é uma plataforma usada também por profissionais que já dominam estas ferramentas, podendo ser usado até mesmo para o desenvolvimento de decoração de natal para loja.

Ele conta com uma versão gratuita que fornece mais de 8000 templates prontos para edição, com diversos tipos de design, elementos gráficos e imagens.

São diversas opções de ícones, efeitos, filtros, molduras, recursos de corte e rotação, entre outras funcionalidades. Também conta com uma versão paga, com opção de teste por 30 dias. Neste caso os recursos são praticamente ilimitados.

Entre as possibilidades de criação para sua empresa de gerenciamento de obras, podemos citar:

  • Infográficos;
  • Papéis de parede;
  • Cartões de identificação;
  • Banners;
  • Ingressos;
  • Currículos;
  • Montagem de fotos;
  • Memes;
  • Cartões postais;
  • Cartões de visita;
  • Cardápios;
  • Capas de Livros;
  • Calendários;
  • Apresentações;
  • Newsletters;
  • Miniatura para Youtube;
  • Programação de eventos;
  • Cartões de convite;
  • Entre tantas outras possibilidades.

A seguir abordaremos como fazer designers de capa para Facebook, destaques do Instagram, papel timbrado e flyers. Confira.

Como trabalhar com o Canva?

Para iniciar a sua produção com etiquetas em branco, o primeiro passo é instalar a aplicação e criar sua conta.

Tanto no site quanto no aplicativo para smartphone é possível criar seu cadastro, havendo três opções: registrar-se com sua conta Google, do Facebook ou com um e-mail.

Para login com o Facebook ou do Google é necessário fazer o login na sua conta, já no caso do e-mail, coloca-se nome, e-mail e senha para iniciar. Após esta etapa você é direcionado para a página inicial da aplicação e pode começar a usá-la para suas criações.

Na parte superior direita, clica-se no botão “Criar um design”, assim se escolhe o tipo de criação que você deseja e uma nova aba é aberta para você iniciar seu trabalho. Já na parte da esquerda ficam os templates, bastando clicar e arrastar para sua área de criação.

Então você já pode iniciar a edição do modelo, alterando os pontos desejados, como fontes, cores e imagens. Você pode ainda fazer o upload de seus trabalhos, como camisetas personalizadas para uniformes para a edição das imagens, ou mesmo de vídeos.

Em abas como “Recomendados para você” é possível localizar templates de acordo com os modelos utilizados, encontrando o modelo desejado.

Já em “Todos os seus designs” é possível encontrar todas as suas criações anteriores, podendo criar até duas pastas na versão gratuita. Para as demais pastas é necessário ter a versão paga.

Outra funcionalidade interessante é a possibilidade de compartilhar designs e pastas com sua equipe de trabalho, possibilitando um desenvolvimento de seus trabalhos, como adesivo impresso.

Veja a seguir algumas criações interessantes para você poder trabalhar conforme as diferentes funcionalidades propiciadas pela aplicação.

Capa para Facebook

Para quem possui uma estratégia de marketing digital, a identidade visual é um ponto-chave a ser considerado em suas diferentes redes sociais, criando uma imagem homogênea de fácil identificação pelo público.

Para criar uma capa para seu Facebook, primeiro clique em “Criar design”. Assim você tem acesso a uma barra de pesquisa onde pode procurar por “Capa para Facebook”, aparecendo então a opção correspondente.

Dessa forma é aberto um local de trabalho em branco já dimensionado adequadamente para ser utilizado para sua nova capa.

Na área à esquerda existe uma barra lateral com diversos modelos já prontos, onde você pode pesquisar por templates, ou mesmo começar seu design do zero, como preferir.

Em “Imagens” é possível escolher imagens do banco de dados da ferramenta ou fazer o upload de uma imagem pessoal.

Em “Fundo” você pode alterar a cor de seu design, e em “Texto” é possível adicionar palavras, com diferentes fontes, estilos, tamanhos e cores, como letra caixa, fazendo referência ao seu negócio.

A posição do texto e dos demais elementos pode ser alterada arrastando os ícones referentes para onde você preferir.

Ao fim de sua criação você pode escolher entre baixar o design recém-criado, podendo também compartilhar em suas redes ou salvar no próprio aplicativo para continuar depois sua edição.

Capa para destaques do Instagram

Já no Instagram, uma forma de categorizar e organizar seus stories, tornando-os mais atrativos com uma capa chamativa. Tornar suas redes sociais atrativas e padronizadas é uma ação importante para valorizar sua marca.

Para criar suas capas para os destaques do Instagram, clique em “Criar design”, pesquisando na barra de pesquisas “Destaques Instagram”, e selecione a opção referente.

Da mesma forma que a capa para o Facebook, o documento criado já vem adequadamente dimensionado para seu uso na rede social, bastando apenas dar asas à sua criatividade.

Também existem templates prontos ou você pode iniciar sua criação do zero, escolhendo a melhor cor para o fundo, em “Fundo”, e escolhendo um ícone.

Lembre-se que capas dos destaques normalmente contam com um design mais minimalista, então basta escolher estes dois pontos e você já tem uma bela criação.

Na barra lateral, em “Elementos”, você pode pesquisar por termos-chave de acordo com o assunto que quer representar.

Ao fim de sua criação é possível baixar sua arte e depois enviar para seu Instagram, ou postar diretamente em seus stories pelo próprio compartilhamento do Canva.

Papel timbrado

O papel timbrado é um dos recursos de comunicação mais antigos já registrados, com utilização desde a antiga Babilônia, mesmo milênios antes de Cristo.

Ainda hoje este é um importante recurso para dar credibilidade a comunicados oficiais, dando autenticidade para documentos para as mais diversas organizações.

Neste tipo de documento é importante montar uma estrutura clara e limpa, com o logotipo de seu negócio de brindes personalizados para empresas, por exemplo.

Para isto, indicamos realizar o upload de um arquivo de boa qualidade no formato “.png”, mantendo sua identidade no documento.

Clicando em “Criar design” basta selecionar a opção “Papel timbrado”, selecionando este design pronto que já vem formatado para este padrão.

Em “Imagens” você fará o upload de seu logotipo, podendo usar os modelos prontos para organizar o posicionamento de seus elementos.

Além disso, você pode utilizar as linhas de grade para essa organização, acessando “Elementos”, uma vez que este alinhamento é um ponto importante nestes documentos.

Normalmente se aplica o fundo branco para estes documentos, mas tudo depende de como você vai utilizar seu documento.

Para alterar as cores, basta clicar em “Fundo”, onde haverá diversas opções de cores para você escolher. O mais importante é prezar pela boa visibilidade de todas as informações, assim como pelo seu alinhamento na página.

Flyers

Outro formato muito utilizado são os flyers, perfeitos para divulgar informações sobre seu negócio de impressão de cartão de proximidade ou mesmo eventos.

Para sua criação clique em “Criar design” buscando pela opção “Panfletos”, onde será disponibilizado um novo arquivo, já dimensionado para este finalidade.

Ali você verá modelos prontos, podendo especificar o tipo de panfleto que criará, assim como o assunto que será utilizado ali.

Na barra lateral você verá as opções disponíveis, podendo assim editar todos os pontos assim como as outras criações que citamos, alterando fontes, fundo e imagens.

Você poderá fazer o upload de suas próprias imagens, garantindo a identificação visual da marca do seu negócio. Use sempre fontes bem legíveis, organizando os elementos adequadamente para criar um design agradável.

É possível compartilhar o arquivo pelo próprio Canva em suas redes ou, para uma boa impressão, selecionar a opção “PDF de alta qualidade”.

Dessa forma você salva o arquivo com uma excelente resolução, podendo então imprimi-lo tanto em sua casa ou enviar para uma boa gráfica especializada para impressão de lotes maiores.

Considerações finais

Cada vez mais o ambiente digital pede personalização e fidelidade à identidade visual do seu negócio, e o Canva é um grande aliado neste momento de criação.

Sendo uma plataforma simples, fácil e intuitiva, você pode criar os mais diferentes modelos de arquivos, seguindo a mesma lógica que apresentamos neste artigo.

Selecionando o tipo de criação, já terá o dimensionamento adequado para cada finalidade, podendo explorar recursos e funcionalidades na aplicação. Aproveite a liberdade de criação para colocar sua criatividade em prática, valorizando suas publicações.

Existem ainda diversos tutoriais e cursos na internet que ensinam como usar a ferramenta para as mais diversas finalidades, extraindo assim o melhor do aplicativo para sua realidade.

Saber como desenvolver suas criações tornará o Canva um grande aliado em suas criações para social mídia, nas mais diversas plataformas que você utiliza.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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