Home Marketing Digital Por que os clientes cancelam a inscrição do seu conteúdo? Veja como solucionar

Por que os clientes cancelam a inscrição do seu conteúdo? Veja como solucionar

by gabrielaraujo

A produção de conteúdo se trata de algo que deve ser visto com bastante atenção no mercado hoje, sendo uma das principais formas para que um negócio consiga alcançar bons resultados dentro do mercado, ao se conectar de forma aprofundada com seu público.

Conceito que é positivo para os mais variados perfis de negócio, por mais que exista um valor maior quando se trata de companhias que atuam dentro do setor digital e que precisam dispor de uma produção otimizada para assim se conectarem com uma audiência.

Um processo que conversa principalmente com a alta competitividade possível de ser encontrada na internet, no qual diferentes empreendimentos disputam entre si a atenção dos usuários, indivíduos que podem ser convertidos em clientes para um perfil de negócios.

Permitindo assim que um distribuidor de fingerboard consiga aumentar a encomenda de suas mercadorias, a serem presenteados com brindes de destaques que podem ser oferecidos em eventos esportivos. Ação que depende antes de um contato digital.

Ou seja, a proximidade do mercado com os serviços desta companhia, através de uma conexão que pode ser trabalhada por meio dos canais digitais de comunicação de tal fornecedor, que através de publicações e anúncios alcança uma boa visibilidade nas redes.

Situação que permite a tal negócio trabalhar melhor a sua relação com o público, de maneira a conquistar a atenção de uma audiência com a ajuda dos canais digitais, assim como no direcionamento de um conteúdo otimizado, que conquiste certa consideração.

Permitindo assim que um usuário em busca de comprar projetor e que use de uma plataforma de buscas para encontrar o contato de empresas que trabalham com esse tipo de mercadoria, e assim realizar uma encomenda, tudo através de um canal digital.

No entanto, é permitido estar atento ao tipo de ação executada por uma marca nas redes, de forma a evitar que suas atividades na internet mais afastem um público do que de fato alcançá-lo, além da possibilidade de gastar recursos com um conteúdo mal direcionado.

Sendo essas algumas características do que pode ser chamado de marketing irrelevante. Um percentual comercial que indica as oportunidades perdidas por um negócio dentro do setor digital, ao não estabelecer de forma adequada suas ações ao público.

O valor negativo do marketing irrelevante

Normalmente, quando se usa o termo marketing, é comum esperar por um resultado positivo por ser algo que envolve diferentes oportunidades comerciais que podem ser alcançadas por um negócio. No entanto, o marketing irrelevante funciona de maneira diferente.

Não é como se tratasse de uma estratégia negativa ao mercado, na verdade trata-se da adoção de práticas que não sejam de muito valor para um negócio, ao mesmo tempo que teriam um grande destaque ao serem direcionados para um perfil correto de público.

Como um usuário que esteja em busca nas redes sociais pelo nome de empresas que trabalham com a oferta de suporte técnico informática. Nesse sentido, pode ser de pouco valor a esse indivíduo encontrar a oferta de novos computadores à venda.

Isso para quando se trata de uma empresa que esteja empenhada em digitalizar os seus serviços, abrindo em tal companhia um novo setor, totalmente voltado a cuidar dos processos digitais que serão trabalhados por esse negócio.

Nesse caso específico, a procura por um serviço de suporte se apresenta não por causa de um computador quebrado, situação na qual até seria indicado o anúncio de novos equipamentos, mas pela necessidade de contratar um braço de apoio digital a um negócio.

Uma especificidade que deve ser estudada pelos especialistas de marketing de forma a compreender a situação do mercado, além dos motivos que levam um grupo a procurar pelos serviços oferecidos por uma companhia.

Existe nessa situação uma responsabilidade da empresa em reconhecer as reais oportunidades que surgem para não apostar em estratégias erradas que não levem a nenhum resultado positivo por parte desse negócio.

Isso para que essa citada empresa de suporte técnico em informática consiga se conectar com o seu perfil de público almejado. Ação que deve considerar as características e o comportamento de uma audiência para evitar assim uma interferência negativa.

Ou ao menos que suas ações sejam vistas através desse filtro prejudicial por meio do seu público-alvo. Um estudo realizado pela parcelLab, empresa de soluções digitais, aponta inclusive que a relação que um usuário pode ter ao receber um e-mail indesejado.

Com uma parcela de 42% dos usuários optando por cancelar sua assinatura de uma lista de conteúdo, enquanto 24% costuma tomar atitudes mais drásticas, como no bloqueio de um perfil digital na rede, tudo por receber um conteúdo que não seja voltado ao seu perfil.

Como a audiência de uma marca de produtos eletrônicos que pode se retirar de uma lista de contato ao receber conteúdos que fogem do seu interesse, como um serviço de limpeza comercial industrial, por parte de um indivíduo que busca por serviços de perfil doméstico.

Para se evitar esses índices de marketing irrelevante a ponto de impedir com que um público de usuários cancele sua inscrição acerca do recebimento de conteúdos via e-mail, é importante trabalhar com estratégias que diminuam esse índice negativo.

Como reduzir a perda de interesse do seu público?

Conquistar a confiança de uma audiência na internet a ponto do público fornecer seus dados para fazer parte da lista de contatos de uma empresa é algo que exige um grande esforço de uma companhia.

Logo, perder a atenção de sua audiência pode ser algo de grande impacto negativo diante do esforço de uma companhia em conquistar essa audiência em primeiro lugar, o que faz com que seja ainda mais importante saber como direcionar corretamente seu conteúdo.

De forma a evitar o citado marketing irrelevante e assim garantir com que as informações sobre um serviço de contabilidade especializada em TI chegue aos olhos de um público que de fato demonstra ter interesse nesse tipo de ofício para o mercado.

Para se certificar de que a sua comunicação está sendo executada de maneira correta, é importante trabalhar com certas estratégias, como:

  • Compreender a fundo o seu público;
  • Estabelecer uma comunicação adequada;
  • Apresentar bons conteúdos;
  • Trabalhar com listas variadas de contatos.

Pontos que, ao serem bem trabalhados, podem garantir com que um negócio alcance melhores resultados acerca de suas estratégias digitais, se certificando, por exemplo, que os seus conteúdos de fato cheguem a um público que se interessa por ele.

Identificação essa que permite com que um serviço de cross docking possa contar com um número maior de clientes ao direcionar conteúdos que explicam a funcionalidade desse modelo de transporte para quem trabalha com uma loja digital, por exemplo.

Sendo assim uma forma de evitar o marketing irrelevante e os seus impactos negativos que são apresentados.

Desvantagens da perda de clientes

O simples fato de um negócio perder seu público já pode ser visto como algo de grande negatividade, contudo esse evento está associado a diversas características no mercado, tanto em relação às suas causas como a outros impactos que podem ser observados.

Entre eles:

Imagem negativa da marca

Perder um número grande de clientes é algo que pode ser percebido que vai além da gestão desse negócio, como também por seus concorrentes, assim como pelo próprio público. Uma saída de forte volume que pode prejudicar a imagem de uma marca.

No que pode acarretar em uma perda ainda maior, com clientes que optam por cancelar a sua lista de conteúdo inspirados pelo comportamento de outros usuários.

Afastamento do público

Um direcionamento errado de conteúdo pode não só impedir a conquista dos resultados almejados por uma empresa, como também perder a confiança do público que até então era visto como uma base segura dos seus negócios.

É importante para um serviço de autorização ambiental continuar trabalhando com conteúdos que conquistaram a atenção de um usuário a ponto de ele assinar a newsletter de uma companhia, serviço que funciona como um canal exclusivo de notícias da empresa.

Perda de oportunidades

Ao não se comunicar bem com o seu público, o fazendo desistir de ser parte da sua lista digital de contatos, uma companhia pode perder uma série de oportunidades comerciais, incluindo a possibilidade de aumentar seus resultados no mercado.

Até porque muitos usuários podem se aproximar de uma empresa antes mesmo de fazer negócios com ela ao se interessar pelo perfil comercial da companhia, junto dos conteúdos que são disponibilizados por ela em seus diferentes canais.

Diante disso, ao perder o contato com tal público, a companhia perde também a chance de trabalhar com essa audiência, falhando então a ampliar sua faixa de clientes, assim como qualquer índice comercial positivo associado a isso.

Para evitar essa perda de público, com impactos diretos e futuros, é válido que um negócio estabeleça bem suas diretrizes de conteúdo, incluindo o direcionamento dessas peças para quem de fato se interesse por tais questões.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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