Home Instagram Como evitar falhas e perda de informação no disco rígido do Notebook

Como evitar falhas e perda de informação no disco rígido do Notebook

by simplegram
0 comment

Saiba como evitar falhas e perda de informação no disco rígido do Notebook, através das dicas presentes aqui neste artigo.

Embora muitas pessoas já estejam acostumadas a realizar o seu backup com frequência, é importante estarmos sempre atentos para não perder nenhum tipo de informação. Apesar de podemos ter uma metodologia de salvar nossos dados semanalmente em um armazenamento externo ou mesmo na nuvem, é sempre bom ter as informações necessárias para que nosso disco rígido nunca falhe.

É possível que façamos o backup todas as sextas-feiras, mas não estamos isentos de perder as informações após 2 dias. Em outras palavras, podemos perder todo o trabalho que fizemos nos últimos dois dias caso haja problemas no HD.

Por isso, é extremamente importante que possamos evitar que esta situação ocorra, portanto, deixamos algumas dicas úteis para que o disco rígido do seu notebook não falhe e como identificar antecipadamente o problema.

Dicas para evitar que o disco rígido do notebook falhe

Quando o seu dispositivo trava, procurar uma assistência técnica de notebook é uma das primeiras coisas a passar em mente, mas o problema pode estar apenas no HD. Por isso, é importante que você siga alguns cuidados, tanto físico quanto de sistema, para que o disco rígido esteja em boas condições e dure mais.

Cuidado físico

Verifique se a fonte de alimentação está em boas condições. Isso também faz parte do estado do disco rígido, pois é a conexão permanente que ele tem entre este elemento e o resto do computador. É importante que adquiramos este componente de boa qualidade, garantindo assim que o disco rígido dure mais.

Use tiras permanentes e de boa qualidade

Isso nos ajudará a evitar quedas repentinas de energia ou mudanças de voltagem. Se não garantirmos que isso aconteça, certamente nosso disco rígido ficará exposto a uma falha muito séria. Além disso, evite qualquer golpe, ou seja, derrubar ou bater o notebook.

Certifique-se de que o local do computador tenha boa ventilação

Uma temperatura adequada do disco rígido garante que ele não sobreaqueça. Se o disco rígido superaquecer, certamente teremos problemas com nossas informações, pois alguns arquivos possivelmente seriam excluídos. Podemos até perder todas as nossas informações. Consulte também a seção Temperatura do disco rígido neste artigo.

Efetue a limpeza e manutenção

É importante que o equipamento (especialmente a mesa) seja bem limpo de vez em quando para que não acumule poeira. Isso faz com que o equipamento funcione melhor. Também verifique se suas partes estão em bom estado, como cabos, ventilador, etc. Por ser muito empoeirado, é possível que o disco rígido acumule energia estática, que é um inimigo do mesmo.

Evite ligar e desligar o equipamento constantemente

Não é recomendável desligar o equipamento várias vezes ao dia ou com muita frequência. Isso faz com que o computador pare e reinicie. Este processo é o que mais afeta o disco rígido e consequentemente sua vida útil. É recomendável usar a opção de hibernação quando você não estiver trabalhando no computador permanentemente durante o dia.

Cuidado do sistema

Assim como atividades puramente físicas são realizadas para evitar que nosso disco rígido falhe, também é importante que realizemos alguns processos dentro do sistema.

Desfragmentação

Este processo simples ajudará no desempenho do computador e na vida útil do disco rígido. Quando um disco rígido está fragmentado, significa que as nossas informações são separadas e armazenadas em várias partes do disco rígido (nos diferentes pratos que o compõem).

Isso faz com que o equipamento leia todos os arquivos, o computador deve estar em sua capacidade máxima para ler todos eles. Essa fragmentação se traduz em desempenho inferior, portanto, se eles forem organizados adequadamente por desfragmentação, o computador será capaz de organizar esses arquivos no menor espaço possível e melhorar significativamente seu desempenho.

Esta desfragmentação realiza-se com a opção que o sistema operativo Windows nos oferece diretamente para o efeito.

Otimize o disco rígido

Na próxima seção, queremos mostrar como desfragmentar seu disco rígido em 6 etapas simples e, desta forma, você pode otimizar. Ao realizar essas etapas, você cuidará do disco rígido do sistema operacional:

  1. Pesquise com o botão direito do mouse, o menu iniciar do Windows. Selecione “Painel de controle”.
  2. Entre na opção “Sistema e Segurança”. Depois de entrar, deve-se selecionar a opção “Ferramentas Administrativas” do Sistema.
  3. Selecione a ferramenta “Desfragmentar”.
  4. Ao iniciar a desfragmentação, o sistema exibirá a lista de discos rígidos ou partições em uma janela. O necessário é selecionado e a opção “Analisar” é selecionada.
  5. Após a conclusão, a janela exibirá a % de desfragmentação. É importante observar que a desfragmentação é recomendada somente se essa% for igual ou superior a 10%. Caso contrário, você pode fazer isso em outro momento. Se for maior, você pode selecionar a opção “Otimizar” o disco rígido.
  6. Inicie a otimização do disco rígido. Esse processo pode levar de alguns minutos a várias horas.

Essas são as dicas de como evitar falha e perda de informação no disco rígido do notebook e otimizar seu desempenho.

Se você é técnico, Sempre que sua assistência técnica de computadores, vai fazer uma formatação de notebook ou computador, é sempre bom perguntar o cliente se precisa salvar algum dado, para que informações não se percam.

Related Posts

Leave a Comment