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CTA: Saiba como solicitar uma ação do seu cliente no Instagram

by gabrielaraujo

O significado da sigla CTA é Call To Action, e pode ser definida como uma ferramenta poderosa para pessoas, visto que é uma estratégia baseada em uma chamada, texto ou imagem que fará com que o leitor execute alguma ação. 

Quando falamos sobre CTA, naturalmente acaba envolvendo as estratégias de marketing digital. Ambas caminham juntas no objetivo de conseguir mais clientes dentro das redes sociais, que é o caso do Instagram. 

Entretanto, muitas pessoas ainda possuem várias dúvidas sobre o CTA, isso porque ele é uma ferramenta do próprio marketing. 

É comum acontecer que o proprietário de uma página focada em assuntos sobre sistema de gestão empresarial, por exemplo, tenha dificuldades sobre como aplicar o CTA no Instagram a fim de ter mais tráfego no seu site ou complementar com outro conteúdo.

Portanto, em meio a tantas dúvidas, explicaremos agora o conceito principal do CTA para contextualizar melhor essa estratégia que vem sendo frequentemente usada pelas pessoas na internet. Sem mais delongas, continue a leitura!

Entenda o que é CTA

O call to action é qualquer chamada, seja visual ou textual. O objetivo principal dessa ferramenta é fazer com que o leitor realize alguma ação. 

Com isso, podemos perceber como o CTA se torna uma ferramenta primordial para promover suas campanhas de marketing digital e, além disso, gerar leads que possam ser convertidos para futuros clientes. 

Devemos pontuar também que escolher o tipo certo de CTA faz com que o seu negócio tenha resultados ainda mais rápidos. 

Como muitos já sabem, o Instagram é, atualmente, uma das plataformas mais usadas para que empresas que trabalham com adesivo impresso, por exemplo, desenvolvam suas principais vendas.

Portanto, escolher o CTA certo para a proposta da sua página é essencial para que as campanhas de marketing funcionem da melhor forma. 

Existem diversos tipos de CTA, como um link que consegue direcionar o usuário para outro post relacionado, ou a oferta de um material rico, direcionando o leitor para uma landing page. 

Contudo, é importante lembrar que o CTA deve ser usado para levar o visitante para o próximo passo no seu funil de vendas. 

Visto que há várias páginas no Instagram que vendem sensores de segurança, por exemplo, é preciso que o proprietário entenda que há todo um processo para que o usuário passe a ser um cliente potencial. 

Inclusive, uma das dúvidas mais frequentes que acontece quando uma pessoa decide aplicar o CTA é saber qual o post certo a ser usado e qual o próximo artigo que o leitor gostaria de ler. 

Veja como escolher o CTA ideal

Pois bem, dúvidas como essa serão respondidas agora, com as melhores maneiras de descobrir o CTA certo para o seu perfil. Então, siga a leitura e resolva mais essa questão voltado a esse universo.

1. Considere o estágio no funil de vendas

Primeiramente, você deve entender qual estágio do funil de vendas o conteúdo aborda e qual tipo de usuário o seu perfil no Instagram está atraindo. 

É importante manter um monitoramento nessa parte, afinal, se a sua página é focada em desenvolver conteúdos sobre projeto executivo, não fará sentido ter usuários que possuem interesses completamente diferentes do que é proposto na página. 

Exemplificando, não seria agradável um usuário entrar na sua página e já se deparar com um post falando sobre um teste gratuito sobre o seu produto. Esse tipo de post está direcionado mais para pessoas que já estão acostumadas a consumir os conteúdos.

De forma resumida, o mais interessante é direcionar conteúdos de vendas para pessoas que já possuem o interesse em realizar a compra do seu produto. 

Pense que a sua página trabalha com um produto específico, como um sistema de climatização. Após você entender que o lead se interessou pelos conteúdos educativos publicados na sua página, logo você terá mais liberdade para liberar um conteúdo direcionado para uma possível venda, com isso, ele se tornará o seu mais novo cliente. 

Para um visitante inicial, o mais indicado é que você faça conteúdos mais educativos, sem a intenção direta de fazer com que o usuário faça a compra do seu produto. 

Dessa forma, você fará com que o usuário se torne um lead. Basta evitar o desespero de realizar a venda de forma rápida. Em outras palavras, trata-se de um processo que precisa ser praticado com calma.

Inclusive, dependendo da página no Instagram, boa parte do tráfego mensal é composto por novos visitantes. 

Desse modo, podemos compreender como é importante fazer com que os usuários interessados em fazer uma compra de um balão de propaganda, por exemplo, sejam nutridos com conteúdos educacionais para despertar o desejo de compra. 

Com isso, o CTA se faz bastante útil para o topo de funil, com conteúdos estratégicos como os e-books e outros formatos. 

2. Saiba quem é a persona do post

O próximo passo a ser dado é saber quem irá ler o seu post, e isso envolve todas as características do seu público-alvo, como:

  • Necessidades;
  • Desejos;
  • Dores;
  • Linguagem.

Para exemplificar melhor a importância de saber a persona do post, basta imaginar um blog profissional de marketing que deseja fazer um marketing de conteúdo para ONGs. 

Em meio às estratégias, a equipe de marketing resolveu lançar um post sobre “5 formas de aumentar a arrecadação para a sua ONG” e dentro desta postagem, haverá um CTA para que o usuário faça um download de um e-book focado nas características do público-alvo.

Caso a sua página no Instagram seja voltada para um público específico, use o seu conhecimento sobre a persona, desenvolvendo juntamente com o conteúdo, os interesses, necessidades e problemas que os seus usuários costumam ter. 

3. Saiba o nível de conhecimento da persona

Se caso a sua página no Instagram seja voltada para um público que possua várias habilidades, você pode criar vários conteúdos que atendam a necessidade de entreter os diferentes perfis de usuário que a sua página tem.  

Imagine, por exemplo, se a sua página é voltada para um curso onde, naturalmente, haverá alunos que estarão em um estágio mais avançado que outros. 

Haverá iniciantes e veteranos, logo, é necessário criar conteúdos que atendam os desejos desses dois públicos, afinal, não adianta desenvolver conteúdo focado somente para uma parte avançada do curso sendo que há iniciantes que seguem a página. 

4. Escolha o formato do CTA

Outro fator importante no processo de seleção do CTA, é o formato da sua oferta no Instagram, isso porque na internet é possível observar vários formatos para objetivos diferentes. 

Dependendo da proposta da sua página, fica fácil escolher o formato. Por exemplo, se o assunto principal for sobre soluções ambientais, o mais indicado é que formatos audiovisuais e infográficos sejam desenvolvidos por se tratar de um tema complexo.

O mais recomendado é que você faça testes com imagens, textos e links. Conforme for passando o tempo, é necessário fazer um monitoramento para entender melhor qual o formato que conseguiu engajar o público. 

5. Escolha o objetivo do CTA

Como citado no texto, o CTA é uma maneira para fazer com que um usuário seja direcionado para um outro post ou site. O instagram, por sua vez, tem a função de fazer com que o usuário vá diretamente para o link do seu site. 

Resumidamente, você pode fazer com que o CTA gere mais tráfego no seu site. Em outras palavras, o Instagram e o CTA serão como uma porta de entrada para que novos usuários realizem acessos no seu portal. 

Outra opção que o CTA pode te propor no Instagram, é fazer com que o usuário seja direcionado a outro post para complementar a informação adquirida, naturalmente isso fará com que ele esteja nutrido com informações educacionais e, logo, ele estará pronto para deixar de ser lead e se tornar um cliente. 

Em outros casos, o Instagram poderá servir como um meio para que o usuário faça o download de um arquivo estratégico. 

Considerações finais

Na prática, o CTA pode ser uma peça fundamental para que uma página focada em oferecer serviços de informatica, por exemplo, seja a preferência de um cliente, visto que esta mesma página é mais atraente e possui mais profissionalismo que as demais. 

Logo, percebemos como essa estratégia consegue destacar uma companhia em meio a tanta competitividade  Atualmente, o Instagram é bastante utilizado como meio de vendas, usado principalmente por lojas virtuais. 

O CTA, por sua vez, se torna uma ferramenta fundamental para que você consiga atrair ainda mais clientes para o seu site, ou até mesmo, efetuar a compra no próprio Instagram, utilizando o lado que é dedicado unicamente para vendas.

De forma natural, o CTA fará com que a relação entre a página e o seus respectivos seguidores se intensifique, isso porque eles estarão mais engajados com a proposta e os conteúdos postados. 

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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