Se você chegou aqui é porque está pensando em montar um E-commerce. Saiba que não importa se você já tem uma loja física ou não, nossas orientações serão para te ajudar a como iniciar um negócio online de maneira mais certeira
O comércio online cresceu muito no período da pandemia, mesmo diante de tantos obstáculos e dificuldades que os brasileiros enfrentaram. E essa modalidade de negócio tem sido uma forma sábia para muitos driblar a crise.
É importante que, antes mesmo de montar um e-commerce, você tenha em mente quais os tipos de produtos que serão comercializados e o perfil do visitante da loja online. A Partir desse entendimento é que se dará o início de toda a construção da loja virtual.
O que é um e-commerce?
O E-commerce é simplesmente uma modalidade de empreendimento online, capaz de vender determinados produtos e fazer toda a gestão do negócio.
Essa modalidade de vendas teve início nos Estados Unidos em 1994. Atualmente, empresas de todos tamanhos e de diversos setores investem nesse tipo de comércio.
Existem diversas plataformas para criação de e-commerce, elas possuem ferramentas e soluções online capazes de criar e gerenciar toda estrutura de uma loja virtual.
Em uma plataforma de E-commerce é possível fazer cadastro de produtos, adicionar os preços e fazer alterações dos mesmos, oferecer maneiras de pagamentos, controlar o estoque e muitas outras possibilidades.
Como montar um e-commerce?
Confira as principais informações e quais as ações necessárias para montar uma loja virtual de maneira sábia e estratégica. Vejamos 4 passos que são indispensáveis para montar um e-commerce.
- Defina os seus Objetivos
É muito importante definir os objetivos, assim como pesquisar por informações sobre o nicho que pretende atuar. Essa união irá facilitar traçar metas, saber o que o novo mercado tem a oferecer e aproveitar as oportunidades que podem surgir.
Um bom planejamento estratégico tem importante impacto para o crescimento e sucesso de uma loja virtual. Isso porque, ao fixar metas e saber onde pretende chegar, fica mais fácil buscar informações e traçar estratégias de como alcançar os resultados.
- Escolha uma plataforma para criar ecommerce
É uma das tarefas mais importantes na criação de um comércio eletrônico. E essa escolha deverá ser feita baseada nas necessidades de seu comércio.
Lembre-se que é importante escolher uma plataforma que, além de poder ser otimizada para os dispositivos móveis, tenha a possibilidade de integração aos principais meios de pagamentos e possua as ferramentas necessárias para uma boa gestão da sua empresa.
- Organize sua loja virtual
Organizar a loja virtual é algo importantíssimo para o sucesso online. Para isso, escolha um tema do site responsivo e adicione a logo da sua loja.
Em seguida, crie as páginas que não podem faltar, tais como: página de Sobre, página para contato, página de políticas de privacidade, etc.
Crie as categorias e organize os seus produtos. Também, adicione as formas de pagamentos. E, se necessário, dê destaque aos produtos em promoções ou em lançamento.
- Divulgue sua marca
Esse passo é importante e indispensável para o crescimento de qualquer empresa. No mundo virtual essa prática deve ser traçada com estratégias de marketing digital e ações práticas.
A presença nas redes sociais é um passo muito importante para a divulgação de seus produtos, porém mantê-las atualizadas será o que fará com que sua marca alcance mais clientes e conquiste o reconhecimento.
Fazer parceria com blogueiros e donos de sites, podem ajudar bastante na divulgação de seus produtos.
Também é importante entender que escrever artigos para blog pode ajudar bastante na divulgação do comércio eletrônico e no reconhecimento da marca.
Também existe a publicidade através de plataformas pagas como o Facebook Ads e o Google Ads, por exemplo. Nelas, você pode segmentar quem deverá ver seus anúncios, além de ser capaz de capturar leads e até realizar vendas a partir dos anúncios.
A importância de montar um e-commerce?
Independente se você tem um negócio físico ou não, montar um comércio eletrônico pode trazer bons resultados e o melhor de tudo: com pouco investimento. Além disso, para quem já tem uma empresa física, levar sua marca para a internet será algo que vai ajudar no fortalecimento e crescimento da empresa. Considere também entender como a estratégia da sua marca será executada para fortalecimento.
Para que os resultados aconteçam da melhor maneira, traçar estratégias de marketing e adquirir as ferramentas adequadas para uma boa gestão, sem dúvida, são indispensáveis para o crescimento.