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Digital Storytelling: Aprenda como narrar histórias para conquistar o seu público no Instagram

by gabrielaraujo

Todo grande negócio já precisou construir o seu storytelling, pois é uma estratégia que está sendo cada vez mais utilizada pelos diversos empreendedores no Brasil e no mundo em busca de conquistar novos clientes e um público engajado no Instagram.

Histórias vendem e geram audiência. Não é à toa que desde criança pedimos para nossos pais nos contaram histórias de suas infâncias como momentos que marcaram suas vidas, primeiro encontro, experiências desastrosas e vergonhas. 

O rádio é uma das primeiras mídias que se popularizaram mundialmente e justamente passavam-se novelas e contos que duravam horas e as pessoas ficavam ansiosas para ouvir o que aconteceria em seguida.

Um caso muito marcante que mostra a força do Storytelling ocorreu em 1981 quando uma rádio transmitiu um conto do livro “Guerra dos Mundos” e levou pânico para todos os ouvintes que acreditam fielmente que Nova Iorque estava sendo invadida por ETs. 

É nítido que quando uma história é bem contada as pessoas acabam acreditando fielmente no que é dito e que tudo o que mostrou ali pode chamar a atenção para a compra e venda de diversos produtos e serviços. 

Por conta do pequeno tamanho onde as ondas de rádio podem chegar, somente as pessoas próximas à antena poderiam ter acesso ao que era contado ali, mas o digital expandiu isso invariavelmente e pessoas do mundo todo podem ter acesso a algo que você contar em seu Instagram.

No artigo de hoje ensinaremos a como narrar histórias para conquistar o seu público no Instagram de forma natural. A concorrência pode ser enorme, mas são poucos aqueles que acabam realmente aplicando de forma correta as estratégias de como contar algo.

O digital exige histórias curtas 

Quem é o seu público? Ou melhor, quais as histórias que você costuma ouvir na internet? Se pararmos para pensar, é bem comum assistirmos vídeos curtos seja no ônibus ou na faculdade e até na pausa do trabalho.

Mas o fato é que vemos muitos vídeos diariamente e com o fenômeno do TikTok as pessoas estão acostumadas com um padrão de no máximo 180 segundos, podendo expandir para mais dependendo do caso.

Mesmo que essas histórias não possam ser contadas nesse tempo, é comum vermos mais de 4 partes a depender do caso. Então, uma história que poderia ser contada em 12 minutos corridos é dividida em 4 vídeos de 3 minutos. 

Isso amplia na mente do usuário um sentimento de ansiedade pela próxima parte dos vídeos e consequentemente geram comentários, curtidas e compartilhamentos, ou seja, vídeos curtos conseguem agregar mais engajamento. 

É como uma empresa de cabeamento de rede que precisa obrigatoriamente conectar tudo de forma uniforme e fácil de ser manuseada futuramente. Uma página de sucesso precisa ser organizada e os vídeos precisam seguir uma ordem específica.

Os Storytellings podem passar desse padrão da outra rede social, mas também devem ser curtos. Seja para uma página de papelaria ou uma empresa que presta serviço de engenharia.

Por mais que as histórias do grande comunicador Eli Corrêa sejam épicas e demorem de 3 a 4 horas para serem exibidas no digital, as pessoas não têm essa paciência.

Entender esse ponto é essencial para a construção de um Storytelling de sucesso e que seja capaz de engajar a sua página pessoal ou da sua empresa de climatização de ambientes em menor tempo.

O que é Product Placement?

Essa é uma estratégia de marketing muito presente dentro dos filmes de maior bilheteria e que serão cada vez mais utilizados nos serviços de streaming. Basicamente esse sistema consiste em introduzir em uma cena algum tipo de produto. 

Um exemplo clássico é uma guerra de comida em um filme de comédia, e a pizza que é lançada em um dos personagens antagonistas da obra é de alguma marca famosa. 

Já em produções milionárias os carros de luxo dirigidos pelos protagonistas são também um exemplo de Product Placement introduzido em uma história com o objetivo de marcar a cena. 

É diferente de quando um personagem está fazendo uma inspeção instalações elétricas para abrir a sala de um cofre, por exemplo, estamos falando de produtos que nitidamente são expostos de forma subjetiva e quando o indivíduo remete a obra lembrará de tudo. 

Entendendo a narratologia

Seu produto precisa ser a solução para o problema do cliente e a maneira como você fará isso estará diretamente ligada a narrativa que você definirá para seu Storytelling. Tudo vai depender do seu segmento e do tipo de estratégia digital que você está utilizando.

Uma hamburgueria que faz seus lanches em uma chapa perfurada metálica e personalizada deve causar fome em seus clientes e o desejo de experimentar os diversos pratos oferecidos pelo restaurante.

Já uma empresa de serviços funerários costuma passar o sentimento de continuidade e empatia por todos os seus clientes. O objetivo dessas empresas é gerar conforto e confiança de que tudo está sendo cuidado como deveria ser.

Tudo dependerá da forma como que definiu a imagem da sua empresa e isso precisa estar muito bem definido na sua estratégia de marketing digital, pois o storytelling não pode mudar a imagem do conteúdo que estava sendo postado até então. 

Personalidade da marca

A personalidade da sua marca deve estar atrelada ao arquétipo dos seus clientes. Arquétipos são padrões de vivência utilizados para representar padrões de comportamento associados a um personagem ou papel social. 

Toda a empresa precisa saber quem são os seus clientes e fazer com que a personalidade de sua marca atinja diretamente cada um deles de forma clara e objetiva. 

Uma empresa especializada em construir igrejas, por exemplo, além de fazer o laudo acústico igreja, deve focar em um marketing eficiente, para assim gerar emoção ou empatia e assim fidelizar seus clientes.

Nas redes sociais ela poderá usar disso para divulgar para mais pessoas sem se atrever a uma religião específica para tal.  

Cultura Pop

A cultura Pop é essencial para falar diretamente com o público digital e por isso é tão forte nos dias atuais. É preciso fazer um acompanhamento do que está sendo dito em cada momento para que tudo seja construído de forma clara.

Se sua empresa fizer um grande investimento em um padrão de vídeo ultrapassado poderá ter um engajamento bem menor do que esperava. Tudo vai depender de como anda o consumidor Pop no momento.  Veja algumas páginas interessantes:

  • Página pessoal do jogador Cristiano Ronaldo;
  • Página pessoal da influencer Jade Picon;
  • Página pessoal do ex-bbb Gil do Vigor;
  • Página pessoal da cantora Anitta. 

Cada uma dessas páginas engloba algum tipo de cultura Pop momentânea e que pode necessariamente lidar com diferentes assuntos mundiais e de interesse do público de massa. Compreender o padrão dessas pessoas é uma boa forma de se inspirar em conteúdos. 

Não estamos falando de cópia ou perda de essência, mas de uma forma clara e objetiva de construir uma ideia usando essas páginas que deram certo. É claro que não existem só esses exemplos e que você é livre para buscar o seu.

Benefícios do Storytelling 

Agora que você já sabe o que é um Storytelling e como utilizá-lo em sua página no Instagram, saiba que ele poderá agregar diversos benefícios para a sua marca e quando você passar a notá-los possivelmente nunca mais deixará de usar essa estratégia.

O primeiro deles é a humanização da sua marca que passará a ser vista com mais empatia por seus clientes e seguidores, já que eles compreenderão todos os desafios para a consolidação da sua empresa.

O segundo é o engajamento da marca, já que as pessoas não pensaram em compartilhar algo de uma empresa, mas uma história comovente e inspiradora de empreendedores que conquistaram um sonho. 

O terceiro benefício é a diferenciação perante a concorrência. Quando o consumidor conhece a empresa por dentro passa a ter empatia e algo muda no momento em troca a empresa por outra.

Ele passará a investir o dinheiro para dar continuidade ao que foi apresentado e pode até apresentar o sentimento de traição em si mesmo quando resolver consultar um concorrente. Você já ganhou o quarto benefício que são clientes fidelizados pela sua empresa de balão publicitário

Por fim, o último mas não menos importante benefício é o engajamento SEO nos mecanismos de busca como o Google. Que passará a compreender que sua empresa está atrelada a história de superação ou seja o que você for construir. 

Esperamos que você consiga aprender a narrar suas histórias para o instagram e construir um público consolidado na sua empresa de cobertura metálica zipada. Basta aplicar as dicas que falamos ao longo deste artigo. 

 

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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