Filtros Instagram. Eles estão por toda parte. Se você trabalha com marketing e sente falta deles, dê uma olhada longa na câmera selfie no seu telefone.
Algumas perguntas que muitos profissionais de marketing se fazem: estamos perto de atingir o ponto de saturação? Como exatamente as marcas podem alavancar essa crescente tendência social em seu benefício com Filtros Instagram?
Caso não tenha tempo para ler todo o texto, que tal escutar esse post de forma narrada?
Porquê usar os Filtros Instagram
Vamos começar com o porquê. Não há nada de particularmente inovador ou inovador no “porquê” por trás da popularidade dos filtros de perguntas do Instagram. Eles aproveitam os antigos ditados que cercam a condição humana e o que normalmente queremos consumir nas redes sociais. Filtros como ‘Qual personagem da Pixar você é’, ‘Que personagem da Disney é você’ e ‘Que Pokémon é você’ todos jogam explorando instituições culturais e nostalgia. Os usuários querem inerentemente saber o que uma fonte objetiva (o filtro) vai revelar sobre si (o resultado).
Os filtros também podem entrar em um momento de extrema relevância – são tópicos e reativos: ‘Em 2020 eu serei …’ pula para a conversa sobre resoluções do ano novo em janeiro e fornece filtros cômicos e autodepreciativos que geram reações compartilháveis e assim, impulsionam a viralidade. Esses filtros do Instagram são a evolução social natural dos questionários de personalidade do BuzzFeed, além de serem facilmente relacionáveis e compartilháveis.
Especificamente, em relação aos filtros de questionário que explodem em popularidade, o randomizador nesses questionários certamente gera engajamento. As respostas também são geralmente complementares ou auto-depreciativas. O usuário do filtro não sabe qual será o resultado, e isso é compartilhado com o público-alvo que essencialmente descobre ao mesmo tempo, por meio de uma reação autêntica (a gravação continua depois que um resultado é revelado). Amigos veem amigos fazendo isso, e as leis padrão de conformidade social se aplicam – reações boas e bem-humoradas depois que um usuário é rotulado por seu filtro incentivam uma maior aceitação por parte de seu público.
Um fator final que contribui para a popularidade desses filtros é que eles são atualmente muito difíceis de localizar no Instagram (fora da história que você acabou de ver!). Isso aumenta a urgência dos usuários – eles veem um questionário / filtro que gostam, compartilhado por um amigo ou celebridade, e o tentam imediatamente por medo de perder esse pequeno pedaço de relevância cultural e a reação cômica que podem compartilhar com seus amigos. público.
Então, estamos chegando a um ponto de saturação? Não. Esses filtros, sem dúvida, proliferaram e atualmente fazem parte do nosso comportamento cotidiano nas redes sociais (principalmente no Instagram), mas estamos apenas começando.
Você só precisa observar o desenvolvimento do filtro no último ano para apreciar isso. Começamos com filtros de estilo de embelezamento, onde os usuários podem alterar suas características faciais (uma espécie de cirurgia plástica on-line) – o Instagram logo os baniu. Agora, avançamos para filtros de câmera mais tradicionais e, mais recentemente, para a sensação viral ‘filtros de teste’.
Com os níveis estratosféricos de crescimento que os criadores de filtros alcançam com filtros bem-sucedidos (aumentando centenas de milhares, se não milhões de seguidores como resultado), não há razão para que isso pare. Os criadores continuarão a iterar e os usuários receberão filtros novos e criativos para interagir diariamente. Curiosamente, como é o crescimento de seguidores associado a criadores de filtros bem-sucedidos, estamos potencialmente vendo o surgimento de um novo gênero de Influencer.
Filtros Instagram e as Marcas
Agora, onde as marcas estão no meio disso? Eles estão procurando e continuarão procurando maneiras de se envolver e permanecer relevantes. Fundamentalmente, como em qualquer conteúdo enviado para o social, a chave é se destacar. Em um mundo em que os consumidores sofrem com sobrecarga de conteúdo e notificações constantes, a criatividade é realmente o rei – os filtros padrão são esquecidos.
Com isso dito, há poucas coisas mais poderosas para uma marca do que seguir em frente e possuir uma tendência social. O potencial de mídia obtida aqui não pode ser subestimado. Se as marcas atingem um filtro compartilhável, elas essencialmente acessam o espaço de publicidade gratuito nas histórias dos usuários da plataforma – uma espécie de campanha de micro-influenciadores.
Naturalmente, as marcas precisam permanecer autênticas e consistentes com as mensagens. Existem três regras principais para as marcas aqui: o filtro precisa ser divertido, relevante e compartilhável. Com a sobrecarga de conteúdo mencionada tão claramente evidente nas plataformas sociais, esse recurso divertido, moderno e divertido ajuda as marcas a romper o feed de notícias desordenado.
Existem vários exemplos de exemplos de marca aqui com Filtros Instagram de sucesso.
A Chipotle reconheceu o poder da ‘tendência do questionário’ e alinhou-a perfeitamente à marca, fazendo aos usuários uma pergunta com a qual eles poderiam se relacionar: ‘que tipo de cliente da Chipotle você é’. Isso foi bem-humorado e alinhado ao comportamento do usuário no Instagram – a atividade demonstrou a relevância e a consciência das tendências sociais da marca.
A Kylie Cosmetics agregou valor ao seu filtro, permitindo que os usuários experimentem diferentes tons de batom dos ‘Kylie’s Lip Kit’ antes da compra – fornecendo utilidade tangível e relevância real. Essa é uma grande oportunidade para as marcas de moda e acessórios – a capacidade de usar filtros de AR no Instagram para permitir que clientes em potencial ‘experimentem’ produtos. Torne isso divertido e compartilhável, e como subproduto disso, eles também atingirão o alcance em massa.
O Oreo selecionou aleatoriamente seu único recurso personalizável (o sabor de creme) com o filtro ‘Qual sabor Oreo é você?’, E a Delta Air Lines usou o ‘My 2020 Destination’ como um filtro, agarrando-se às aspirações, sonhos e desejos de viajar das pessoas durante o ano adiante.
As razões para essa tendência estão perfeitamente encapsuladas na citação de Jonah Peretti: “O conteúdo é rei, mas a distribuição é rainha e ela usa as calças”. A natureza inovadora e criativa desses filtros despertou a curiosidade do usuário de mídia social, mas a incessante necessidade de compartilhá-los em suas próprias histórias e a facilidade com que isso é alcançado é a verdadeira força motriz por trás dos números malucos que essa tendência está gerando . Os filtros do Instagram são apenas os mais recentes de uma longa linha de inovações sociais que permitirão que as marcas se conectem significativamente com seus consumidores.
No momento, é sem dúvida uma das maneiras mais eficazes e eficientes de gerar hype através da capacidade de compartilhamento em massa nesse caso de Filtros Instagram.
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