Home Instagram O uso de Filtros Instagram Personalizados: um incrível segredo pouco usado para crescer no Instagram

O uso de Filtros Instagram Personalizados: um incrível segredo pouco usado para crescer no Instagram

by simplegram
0 comment

Filtros Instagram. Eles estão por toda parte. Se você trabalha com marketing e sente falta deles, dê uma olhada longa na câmera selfie no seu telefone.

Algumas perguntas que muitos profissionais de marketing se fazem: estamos perto de atingir o ponto de saturação? Como exatamente as marcas podem alavancar essa crescente tendência social em seu benefício com Filtros Instagram?

Caso não tenha tempo para ler todo o texto, que tal escutar esse post de forma narrada?

Porquê usar os Filtros Instagram

Vamos começar com o porquê. Não há nada de particularmente inovador ou inovador no “porquê” por trás da popularidade dos filtros de perguntas do Instagram. Eles aproveitam os antigos ditados que cercam a condição humana e o que normalmente queremos consumir nas redes sociais. Filtros como ‘Qual personagem da Pixar você é’, ‘Que personagem da Disney é você’ e ‘Que Pokémon é você’ todos jogam explorando instituições culturais e nostalgia. Os usuários querem inerentemente saber o que uma fonte objetiva (o filtro) vai revelar sobre si (o resultado).

Os filtros também podem entrar em um momento de extrema relevância – são tópicos e reativos: ‘Em 2020 eu serei …’ pula para a conversa sobre resoluções do ano novo em janeiro e fornece filtros cômicos e autodepreciativos que geram reações compartilháveis ​​e assim, impulsionam a viralidade. Esses filtros do Instagram são a evolução social natural dos questionários de personalidade do BuzzFeed, além de serem facilmente relacionáveis ​​e compartilháveis.

Especificamente, em relação aos filtros de questionário que explodem em popularidade, o randomizador nesses questionários certamente gera engajamento. As respostas também são geralmente complementares ou auto-depreciativas. O usuário do filtro não sabe qual será o resultado, e isso é compartilhado com o público-alvo que essencialmente descobre ao mesmo tempo, por meio de uma reação autêntica (a gravação continua depois que um resultado é revelado). Amigos veem amigos fazendo isso, e as leis padrão de conformidade social se aplicam – reações boas e bem-humoradas depois que um usuário é rotulado por seu filtro incentivam uma maior aceitação por parte de seu público.

Um fator final que contribui para a popularidade desses filtros é que eles são atualmente muito difíceis de localizar no Instagram (fora da história que você acabou de ver!). Isso aumenta a urgência dos usuários – eles veem um questionário / filtro que gostam, compartilhado por um amigo ou celebridade, e o tentam imediatamente por medo de perder esse pequeno pedaço de relevância cultural e a reação cômica que podem compartilhar com seus amigos. público.

Então, estamos chegando a um ponto de saturação? Não. Esses filtros, sem dúvida, proliferaram e atualmente fazem parte do nosso comportamento cotidiano nas redes sociais (principalmente no Instagram), mas estamos apenas começando.

Você só precisa observar o desenvolvimento do filtro no último ano para apreciar isso. Começamos com filtros de estilo de embelezamento, onde os usuários podem alterar suas características faciais (uma espécie de cirurgia plástica on-line) – o Instagram logo os baniu. Agora, avançamos para filtros de câmera mais tradicionais e, mais recentemente, para a sensação viral ‘filtros de teste’.

Com os níveis estratosféricos de crescimento que os criadores de filtros alcançam com filtros bem-sucedidos (aumentando centenas de milhares, se não milhões de seguidores como resultado), não há razão para que isso pare. Os criadores continuarão a iterar e os usuários receberão filtros novos e criativos para interagir diariamente. Curiosamente, como é o crescimento de seguidores associado a criadores de filtros bem-sucedidos, estamos potencialmente vendo o surgimento de um novo gênero de Influencer.

Filtros Instagram e as Marcas

filtro instagram starbucks

Agora, onde as marcas estão no meio disso? Eles estão procurando e continuarão procurando maneiras de se envolver e permanecer relevantes. Fundamentalmente, como em qualquer conteúdo enviado para o social, a chave é se destacar. Em um mundo em que os consumidores sofrem com sobrecarga de conteúdo e notificações constantes, a criatividade é realmente o rei – os filtros padrão são esquecidos.

Com isso dito, há poucas coisas mais poderosas para uma marca do que seguir em frente e possuir uma tendência social. O potencial de mídia obtida aqui não pode ser subestimado. Se as marcas atingem um filtro compartilhável, elas essencialmente acessam o espaço de publicidade gratuito nas histórias dos usuários da plataforma – uma espécie de campanha de micro-influenciadores.

Naturalmente, as marcas precisam permanecer autênticas e consistentes com as mensagens. Existem três regras principais para as marcas aqui: o filtro precisa ser divertido, relevante e compartilhável. Com a sobrecarga de conteúdo mencionada tão claramente evidente nas plataformas sociais, esse recurso divertido, moderno e divertido ajuda as marcas a romper o feed de notícias desordenado.

Existem vários exemplos de exemplos de marca aqui com Filtros Instagram de sucesso.

A Chipotle reconheceu o poder da ‘tendência do questionário’ e alinhou-a perfeitamente à marca, fazendo aos usuários uma pergunta com a qual eles poderiam se relacionar: ‘que tipo de cliente da Chipotle você é’. Isso foi bem-humorado e alinhado ao comportamento do usuário no Instagram – a atividade demonstrou a relevância e a consciência das tendências sociais da marca.

A Kylie Cosmetics agregou valor ao seu filtro, permitindo que os usuários experimentem diferentes tons de batom dos ‘Kylie’s Lip Kit’ antes da compra – fornecendo utilidade tangível e relevância real. Essa é uma grande oportunidade para as marcas de moda e acessórios – a capacidade de usar filtros de AR no Instagram para permitir que clientes em potencial ‘experimentem’ produtos. Torne isso divertido e compartilhável, e como subproduto disso, eles também atingirão o alcance em massa.

O Oreo selecionou aleatoriamente seu único recurso personalizável (o sabor de creme) com o filtro ‘Qual sabor Oreo é você?’, E a Delta Air Lines usou o ‘My 2020 Destination’ como um filtro, agarrando-se às aspirações, sonhos e desejos de viajar das pessoas durante o ano adiante.

As razões para essa tendência estão perfeitamente encapsuladas na citação de Jonah Peretti: “O conteúdo é rei, mas a distribuição é rainha e ela usa as calças”. A natureza inovadora e criativa desses filtros despertou a curiosidade do usuário de mídia social, mas a incessante necessidade de compartilhá-los em suas próprias histórias e a facilidade com que isso é alcançado é a verdadeira força motriz por trás dos números malucos que essa tendência está gerando . Os filtros do Instagram são apenas os mais recentes de uma longa linha de inovações sociais que permitirão que as marcas se conectem significativamente com seus consumidores.

No momento, é sem dúvida uma das maneiras mais eficazes e eficientes de gerar hype através da capacidade de compartilhamento em massa nesse caso de Filtros Instagram.

Sabemos que nem sempre você vai querer criar os seus próprios filtros Instagram ou terá tempo para isso, por isso lançamos a Filtre.me, um serviço de criação personalizado de filtros e stickers para o Instagram com preços MUITO acessíveis para trabalhos incríveis.

Vale a pena conferir na Filtre.me a proposta que é muito interessante e também caso você precise de uma consultoria de marketing, converse com a DBT.Marketing.

Quer ver alguns filtros em ação? Entre no perfil da DBT.Marketing: https://instagram.com/dbt.marketing

 

Related Posts

Leave a Comment