Está procurando um guia de marketing de conteúdo para Instagram? Neste artigo, você descobrirá como planejar, criar e otimizar o conteúdo do Instagram para o seu negócio.
O Instagram evoluiu. De uma plataforma de mídia social nova que permitia aos usuários postar fotos e legendas curtas em um local que agora inclui discussões, vídeos, histórias, GIFS e muitos outros recursos, está claro que o Instagram se tornou um importante “ impulsionador vendas para pequenas e grandes empresas ”.
Comprar curtidas no Instagram é uma prática comum e que muitas pessoas acabam recorrendo para alcançar melhores números existem aquelas pessoas que preferem conseguir tudo de forma orgânica, mesmo demorando mais tempo, independente da sua escolha a dica é pensar no conteúdo para Instagram.
Antes de tudo, quando a rede social começou, ela era utilizada como lazer e uma forma de entretenimento, seguíamos pessoas para ver fotos de pratos de comida, de drinks, o que elas estavam fazendo no momento, etc.
Mas eram sempre publicações pontuais, por exemplo.
Com o passar dos anos e com o sucesso que fez, o Instagram passou a ser uma rede social de negócios e isso transformou muita coisa.
Contudo, você como criador de conteúdo não pode se esquecer que as pessoas ainda entram na rede social para se divertir e passar o tempo.
Se desejarmos vender algo ou engajar em alguma coisa, precisamos preparar um bom conteúdo para Instagram.
É um desafio diário pensar em cada detalhe e foi pensando nisso que o artigo de hoje trouxe idéias de conteúdos para você colocar em prática.
Pensamos em práticas que podem ser utilizadas para todos os nichos de mercado.
Confira.
1 – Crie conteúdos para Instagram relacionados as estações do ano
Essa é uma dica de conteúdo para Instagram bem legal, a criação de conteúdos relacionados as estações do ano.
Por exemplo, se estamos no início do verão você pode postar uma foto que remeta a isso para inspirar seus seguidores.
Como digital influencer pode dar dicas dos produtos que utiliza durante essa estação, se o seu nicho fala de viagens coloque os melhores destinos para curtir o verão, etc.
Caso tenha loja a mudança de produtos (a depender do nicho) te ajuda ainda mais a criar conteúdos desse tipo.
Você também pode postar uma frase e perguntar o que os seus seguidores esperam para a nova estação ou sobre a estação favorita deles.
Existem muitas formas de utilizar algo que acontece todos os anos ao seu favor.
2 – Poste fotos dos seus produtos / serviços
Claro que o principal conteúdo de um Instagram de negócios é a postagem de fotos de produtos e / ou serviços.
Você pode ir intercalando com outras dicas de conteúdos desse artigo, mas focando principalmente em mostrar o que sua marca oferece.
É sempre mais fácil divulgar produtos, afinal, eles podem ser fotografados com mais fidelidade e o seu público alvo tende a ficar mais preso nesse tipo de imagem.
Algumas dicas para fazer fotos de produtos, são:
– Utilize uma boa câmera, pode ser de celular ou profissional;
– A iluminação é uma parte importante, o sol te auxilia a ter algo natural e que deixa qualquer foto mais bonita, por isso prefira o dia para fazer as imagens;
– Efeitos são bem vindos, mas cuidado, eles não podem alterar muito a cor e outros detalhes do produto que você vende.
Se você tem um Instagram para falar sobre os seus serviços, como por exemplo, um médico, psicólogo, dentista e afins.
Foque em imagens do tipo carrossel para compartilhar conteúdos relevantes sobre temas que você trabalha.
No caso do digital influencer estamos falando de fotos e selfies, visto que ele é o seu próprio produto.
3 – Divulgue como acontece os bastidores
Mostrar os bastidores é outro conteúdo para Instagram que rende e costuma fazer sucesso.
Vamos dar dicas de como fazer conteúdo para Instagram em diversos nichos de mercado:
– Loja online com produtos físicos: Mostre o dia – a – dia embrulhando as encomendas, levando até o correio e todos os detalhes desse processo;
– Instagram para divulgação de serviços: Em primeiro lugar, interessante fazer vídeos do serviço sendo executado, isso dá uma idéia maior para o cliente sobre o que você faz e ele conhece de perto o processo;
– Digital influencer: Mostre a sua rotina, como se prepara para gravar um vídeo ou realizar fotos, as pessoas costumam se interessar por detalhes normais do seu dia – a – dia.
4 – Relembre momentos através do TBT
Que tal lembrar quando saiu sua primeira encomenda? Quando o primeiro serviço foi finalizado? Relembrar aquela viagem que te marcou ou qualquer outro evento especial?
De fato, relembrar momentos não é o conteúdo para Instagram mais interessante ou mais elaborado, por isso não é algo que indicamos você fazer toda semana.
Mas, se algum dia a criatividade não bater e você não conseguir pensar em um conteúdo agradável, há sempre essa possibilidade.
Tudo depende do seu nicho, é mais fácil utilizar dessa ferramenta como se é um influenciador.
5 – Compartilhe conquistas
Compartilhar conquistar é um ótimo conteúdo para Instagram, serve como motivação para as pessoas que estão do outro lado.
Alcançar uma meta importante é o momento ideal para você contar a história da sua empresa ou a sua história.
Sabe aquele desafio que você achou que nunca ia vencer? Aquela meta que parecia que nunca iria sair do papel? Inspire outras pessoas.
Quando falamos de redes sociais falamos também de conexões reais e verdadeiras.
6 – Crie conteúdos para Instagram com enquetes
Aqui temos um conteúdo de Instagram Stories, onde é possível fazer enquetes e conhecer ainda mais o seu público e o que eles querem ver no seu Instagram.
Coisas que você pode perguntar em uma enquete:
– Qual dia / horário preferem as postagens;
– Os usuários podem votar em qual conteúdo gostariam de ver no seu Instagram;
– Peça opinião sobre produtos da sua loja, por exemplo, perguntando se as pessoas gostariam de ter a sua disposição determinada peça ou serviço;
– Faça batalhas de acordo com seu nicho, por exemplo, se você fala sobre séries e filmes, coloque opções para serem votadas.
É um recurso super simples de ser utilizado e que geralmente engaja bastante.
7 – Pense fora da caixa através de vídeos criativos
O Reels do Instagram chegou com tudo, através dele você tem possibilidade de fazer conteúdos criativos, rápidos e com valor (o mais importante).
Estamos falando de uma ferramenta simples utilizada, mas que requer alguns treinos para pegar todos os detalhes e utilizar todas as coisas ao seu favor.
Todos os nichos podem usar essa ferramenta, porém, de formas diferentes.
Sobretudo, se você é um advogado que utiliza do Instagram para impulsionar seus serviços, deve ter mais cautela em relação as músicas que coloca, o jeito que fala, os assuntos abordados.
Enquanto influenciadores acabam por ter mais liberdade.
8 – Ofereça conhecimento
Um bom conteúdo para Instagram oferece conhecimento para o público.
Ou seja, é um conteúdo onde o usuário conseguiu aprender algo novo em relação ao seu nicho.
O lado positivo de tudo isso é que aos poucos você vai se tornando uma grande referência.
Você pode oferecer conhecimento nos stories, publicações e na ferramenta Reels.
São conteúdos que devem ser pensados com cuidado.
Exemplos práticos para te inspirar a fazer conteúdo para Instagram:
– Uma loja de roupas pode falar sobre como lavar corretamente as peças;
– Um influenciador de viagens pode produzir dicas de como encontrar passagens baratas;
– Sabe muito sobre maquiagem? Faça um tutorial ensinando;
– Tutoriais de qualquer assunto (dentro do seu nicho) são sempre bem vindos.
Você vai começar produzindo qual desses conteúdos para Instagram? Deixe pra gente nos comentários.
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