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Instagram: Conheça as funções mais esperadas para 2022

by gabrielaraujo

O Instagram vem se tornando uma das redes sociais de maior popularidade no mercado. O que acaba por impactar não apenas a forma com que as pessoas se relacionam na internet, mas também o comportamento do mercado, em relação a como ele se associa ao público.

Pois na medida em que o público passa a frequentar tais redes sociais, cabe às empresas saber como acompanhar isso, colocando-se presentes nessas mesmas plataformas, de forma a fortalecerem a relação que buscam ter com sua audiência, otimizando suas ações.

Até porque o principal objetivo de qualquer tipo de empreendimento é garantir com que os seus produtos, serviços ou até mesmo ideais sejam consumidos pela sua audiência almejada, trazendo a resultados positivos para tal negócio, após se conectar ao seu público.

Com o primeiro passo para que essa relação se torne possível seja através dos serviços de divulgação de tal companhia, colocando-a no campo de visão dos seus espectadores. Algo a ser feito tradicionalmente por um balão de propaganda, entre outras ferramentas.

Existindo estratégias de comunicação voltadas exatamente para a adoção das melhores ações por parte das empresas, em busca de terem seus serviços visualizados por seu público consumidor, a aumentar a possibilidade de compra entre tais indivíduos.

Um sistema de divulgação que encontrou grande modificação a partir da chegada da internet, e da forma como essa ferramenta se expandiu dentro da sociedade, a ser utilizada pelos mais diferentes indivíduos, com os mais diferentes objetivos em seu uso.

Seja como uma ferramenta de trabalho, um instrumento de comunicação e lazer, ou como um artifício comercial, a permitir a encomenda de um adesivo impresso diretamente de uma agência gráfica, tudo através dos seus canais digitais disponíveis nas redes.

E muitas dessas atividades são realizadas através das plataformas disponibilizadas pelas redes sociais. Cada uma com um propósito diferente. E entre elas se destaca o Instagram, a ocupar um espaço importante tanto para o público como para o meio comercial.

Instagram: motivos de sua popularidade

Desde o seu lançamento em 2010, o Instagram vem alcançado posições de destaque cada vez mais frequentes no mercado e na sociedade, a ponto de conquistar o posto de uma das  redes sociais mais populares no mundo inteiro, reunindo um número diverso de usuários.

Só no Brasil, um dos países de maior destaque entre o número total de usuários da plataforma, alcançando a impressionante faixa de 99 milhões de usuários ativos, de acordo com os números levantados pela companhia de dados Statista.

E é por causa desse número crescente de público dentro de tal rede social que ela vem alcançando um destaque cada vez mais importante no mercado, como uma opção a ser considerada por qualquer empresa que busque se posicionar através da internet.

Com a popularidade do Instagram estando muito conectada ao processo de adaptação frequente dessa rede, que teve início como uma plataforma de compartilhamento de imagens, mas que hoje se destaca por causa de sua variedade de conteúdos.

A permitir com que uma empresa que trabalha com serviços de informatica consiga adotar o Instagram como um dos seus principais canais de comunicação. Utilizando de tais serviços para se conectar ao seu público, e também para comercializar seus produtos.

Resultado esse das mudanças que vêm sendo adotados pela plataforma, que desde sua compra pelo Facebook em 2012 – empresa que atua agora pelo nome Meta Platforms – passou a ocupar um espaço de grande importância dentro do setor comercial.

Facilitando a exibição de anúncios e de conteúdos que atuem na divulgação dos seus produtos e serviços, e mais frequentemente na compra e contratação deles, através de recursos trabalhados pela plataforma, como é o caso do Instagram Shopping.

Aplicação que funciona como uma espécie de vitrine virtual, a permitir com que uma loja de roupas consiga divulgar sua linha de produtos, através de um mosaico de fotos, levando os usuários diretamente ao seu comércio digital, por meio dos links disponibilizados.

Como um estabelecimento comercial de produtos voltados ao serviços de vigilância, tais como câmeras, alarmes e sensores de segurança. A utilização do Instagram como um dos canais mais importantes para a divulgação de suas mercadorias ao público.

Tratando-se de uma mídia social que se destaca através dos seus diferentes modelos de conteúdos. Atuando popularmente com formatos como:

  • Feed;
  • Stories;
  • Reels;
  • IGTV.

Um conjunto de formatos que permite a uma empresa adotar diferentes estratégias comerciais, com cada modelo trazendo uma possibilidade distinta para um negócio, em relação às maneiras com que tal empreendimento busca se associar ao seu público.

E esse processo de renovação constante do Instagram continua a ocorrer, com novas ferramentas e funções sendo testadas e implementadas a cada ano.

Existindo assim uma série de novas opções a serem estudadas por quem busca usar o Instagram em seu negócio, como uma ferramenta de divulgação e de comercialização.

Funções do Instagram para 2022

Após um certo período de tempo o Instagram passa por um processo de renovação, observando muitas vezes o comportamento de outras redes sociais a ganharem destaque na internet.

Como o destaque os conteúdos em vídeos do Snapchat, levando ao modelo Stories, os vídeos maiores do Youtube, permitindo a criação do IGTV e mais recente sendo possível associar o formato Reels com os vídeos musicais trazidos pelo TikTok.

Cenário esse de renovação a fazer com que uma empresa precise lidar com uma série de ferramentas e estratégias, junto da definição do seu projeto executivo, em busca de identificar as melhores soluções para a gestão de um negócio.

E entre as ferramentas prometidas para 2022 algumas se destacam.

Retorno do feed cronológico

Inicialmente o Instagram seguia um modelo cronológico de disposição de conteúdos dentro de sua página principal de navegação, o chamado feed. Isso mudou em 2016, com a disposição desses conteúdos sendo distribuídas através de novas estratégias.

Dando prioridade às relações feitas por cada usuário, como sua proximidade com um perfil através de tópicos como o número de curtidas, comentários e interações a serem feitas dentro dessa rede social. 

Algo que levantou bastante crítica do público na época, com os usuários não recebendo em seu feed o tipo de conteúdo com que de fato busca. O retorno do feed cronológico, contando com a data de cada publicação, é algo que levanta a atenção do público.

Curtidas nos stories

Da mesma forma com que é possível reagir aos conteúdos compartilhados no seu feed principal, atualmente já existe a possibilidade de agir com esse mesmo tipo de interação juntos aos conteúdos postados via stories.

Permitindo aos usuários comuns e comerciais a terem um maior controle sobre a recepção de suas postagens de modelo rápido, com veiculação de apenas 24 horas.

Auxiliando assim uma empresa de sistema de climatização a compreender melhor a recepção do público em cima dos conteúdos postados por meio desse formato, indicando o que pode ser melhorado e o que deve ser amplificado, diante seu sucesso.

Dos stories ao reels

O alinhamento dos conteúdos a serem postados nas redes vem se tornado uma prática cada vez mais comum nas redes, de forma a manter uma idade para ela, diante de tantas possibilidades de comunicação com o seu público.

O mesmo ideal vem sendo trabalhado pelo próprio instagram, por meio de um posicionamento de reaproveitamento de conteúdos, como o compartilhamento de vídeos dos stories por meio da ferramenta reels, aumentando a visibilidade dos seus conteúdos.

Ligado a isso, existe também a possibilidade de sincronização dos seus vídeos com o acervo musical disponível pelo Instagram. Permitindo a postagem de conteúdos que se assemelham ao formato trabalhado pelo TikTok.

Aumentando assim o leque de possibilidade de conteúdos para um consultório que trabalha com a oferta de soluções ambientais, através de postagens que destacam suas características e pontos associados ao trabalho de tal negócio.

Controle parental

Por último se destaca uma ferramenta voltada ao controle das atividades a serem executadas por crianças e menores de idade no Instagram. Permitido aos responsáveis que associaram suas contas a deu seus filhos terem um maior controle sobre tais interações.

Restringindo conteúdos vistos como impróprios, além de trazer uma melhor gerência sobre as atividades e interações a ser executadas por esses usuários jovens, de forma a garantir a segurança deles enquanto navegam no Instagram.

Com tais novidades trazendo um conjunto de benefícios para os usuários, como uma maior flexibilidade de conteúdos e segurança para todos que navegam nessa rede. Com essas vantagens sendo disponíveis também para o setor de negócios.

Onde uma empresa deve observar não só o sistema de gestão empresarial a ser adotado para os seus negócios, como também ao modelo de comunicação que será implementado por tal companhia, que pode ver o Instagram como uma grande oportunidade.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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