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Instagram atualiza os algoritmos priorizando conteúdos originais; entenda

by gabrielaraujo
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Adam Mosseri, CEO do Instagram, através do seu perfil no Twitter lançou a novidade de atualização da plataforma. Ele anunciou que o aplicativo agora começaria a priorizar o conteúdo original dos criadores sobre o conteúdo publicado anteriormente.

“Se você cria algo do zero, deve obter mais crédito do que se estiver apenas repostando algo que encontrou de outra pessoa. [Dessa forma] faremos mais para tentar valorizar o conteúdo original, principalmente em comparação com o conteúdo repostado.”

No entanto, esse novo algoritmo do Instagram não é completamente ruim como parece, e não significa que a promoção da conta agora seja exclusivamente paga. 

O fato é que, manter-se atualizado com as atualizações da plataforma social não é apenas uma prática valiosa para os criadores, é uma maneira de especialistas em mídia social entenderem como podem aumentar o retorno de suas campanhas.

Vamos entender o que causou essa atualização, e como estruturar a estratégia de conteúdo da sua empresa de configuração de switch gerenciavel de acordo com as novas regras e quais mudanças da plataforma.

O que causou essa atualização?

A mudança ocorreu devido às medidas para incentivar os criadores de conteúdo a priorizarem os conteúdos originais, valorizando então os que realmente produzem.

O objetivo é evitar o compartilhamento de vídeos do TikTok na plataforma, bem como de outros canais; além de desencorajar contas que meramente agrupam e distribuem memes populares e outros conteúdos já publicados.

Diante disso, não é preciso ter um suporte técnico informática para entender que não são mudanças necessariamente ruins, muito pelo contrário. 

Afinal, visa a valorização dos conteúdos que foram bem estruturados e planejados, e evita que pessoas se destaquem em cima do trabalho de outros, só compartilhando conteúdos. 

Portanto, é essencial destacar de antemão que, independentemente do nicho do seu perfil, seja um perfil de moda feminina, ou um perfil de acessorios para datadores, é preciso estruturar um planejamento adequado de criação de conteúdos novos a fim de acompanhar as novas medidas.

Como alcançar mais visibilidade?

Para dar mais visibilidade às postagens de qualquer formato nas redes sociais IG, você precisará saber o que está mudando para determinar como proceder no nível de marketing.

Embora muitas pessoas, mesmo profissionais, pensem no marketing de mídia social como postar em um feed, o sucesso nessa área requer muitas outras atividades:

  • Planejamento
  • Produção de conteúdo
  • Interações com seguidores e público em geral
  • Investimento em publicidade
  • monitoramento
  • Otimização da estratégia

Esses são os pilares do Social Media Marketing, que vão te ajudar a estruturar sua presença online de acordo com as novas atualizações. Para obter resultados reais e consistentes, seu trabalho precisa cobrir cada um deles.

Dicas de como criar conteúdo interessante no Instagram

Agora que você já sabe a importância de criar conteúdos originais e que agregam valor, aqui está o seu guia para criar conteúdo atraente no Instagram que atenda às necessidades e expectativas do nova atualização e do seu público.

Além de claro, aumentar as chances de conquistar mais seguidores e engajamento para sua marca, seja em um perfil de uma empresa de erp integrado com e commerce, ou um perfil de conteúdos diversos. Veja as dicas a seguir!

Conheça seu público 

Identificar seu público-alvo é uma das etapas críticas para o crescimento bem-sucedido do Instagram, pois os interesses, necessidades e expectativas do seu público ideal definirão essencialmente as regras para sua estratégia de criação de conteúdo do Instagram envolvente.

Para conhecer seu público, atente-e para esses pontos:

  • Como eles usam o Instagram;
  • Por que eles usam o Instagram;
  • Que tipos de contas eles gostam de seguir;
  • Que tipos de conteúdo eles gostam e comentam com frequência; 
  • Fatores importantes para eles quando estão considerando um produto/serviço.
  • Quais hashtags eles usam com frequência.

As respostas a essas perguntas ajudarão você a criar um conteúdo atraente no Instagram, que se conectará com seu público-alvo.

Desde que seja bem elaborado, a estratégia pode impactar desde o perfil de uma loja de roupas, ou até mesmo o perfil de uma empresa de desenvolvimento de software automação comercial.

O conteúdo específico do seu público também ajudará a aumentar sua capacidade de descoberta entre os usuários que estão pesquisando exatamente o tipo de conteúdo que você cria.

Pense no Instagram como se você estivesse em um palco e seus clientes em um grande auditório, e você sendo um palestrante em um auditório para representar seu conteúdo de forma eficaz com conteúdo interessante.

Ou seja, chamar atenção e produzir conteúdos que eles querem ouvir/ler. Crie conteúdo atraente no Instagram usando diferentes tipos de conteúdo e mídias. A variedade mantém as coisas interessantes.

Alguns tipos de conteúdo e mídia serão mais populares do que outros, mas misturá-los dará ao seu público uma experiência “nova” toda vez que você postar algo diferente do habitual.

Chame a atenção do público com legenda cativante

Uma legenda envolvente com uma história atraente ajuda você a se conectar com sua comunidade. Isso pode levar os usuários a agir e interagir com o seu conteúdo.

Portanto, saber criar conteúdo interessante no Instagram também envolve escrever uma legenda que chame sua atenção do seu público. É crucial para aumentar a reputação e visibilidade de todo perfil. 

Aprenda com marcas populares em seu nicho

Saber como criar conteúdo de alta qualidade e interessante no Instagram pode ser um desafio no Instagram. 

Então aprenda com quem tem mais experiência. Faça uma pesquisa sobre sua concorrência mais bem-sucedida e faça uma análise competitiva completa de suas estratégias.

Encontre as postagens mais populares, ou seja, aquelas com mais curtidas, comentários e compartilhamentos e use como base para criar conteúdos na página de sua empresa, isso irá trazer resultado até mesmo para uma empresa de suporte técnico em TI

Existe um padrão entre esses posts? O que torna seu conteúdo eficaz? Quais necessidades, expectativas e preferências essas postagens abordam? Quais hashtags são usadas com frequência em suas postagens mais populares?

Use esse conteúdo que as pessoas gostam para te inspirar, mas lembre-se que seu conteúdo ainda precisa ser original e representativo da sua marca. Você quer ser levado a sério pelo seu público-alvo e também pela concorrência, então não imite apenas o que é popular.

Foco nos stories

Com a enorme popularidade do Instagram Stories, era apenas uma questão de tempo até que as páginas de negócios tivessem a capacidade de criar anúncios de Stories para promover seu conteúdo. 

Você pode escolher por quanto tempo seu anúncio do Stories será exibido e como utilizá-lo para atender às suas metas de negócios definidas no Instagram. 

Formatos e conteúdos impactantes

As imagens a serem publicadas na página social da sua empresa devem respeitar certas regras de dimensões e conteúdos. 

Se você enviar uma imagem pequena, ela certamente parecerá granulada, na verdade, é muito provável que você nem consiga carregá-la. Portanto, as dicas que podemos dar a você são:

  • Upload de imagens em jpg/png com maior resolução possível;
  • Proporção deve ser de 9:16 a 16:9;
  • Realizar conteúdo patrocinado;
  • Inserir um link na imagem com no mínimo 1200 x 628 pixels;
  • Título de até 25 caracteres e descrição de 30 caracteres.

Mas um fato que precisa ser destacado: nenhum tipo de conteúdo vai agradar a todos os visitantes. É por isso que faz sentido variar seu conteúdo.

Portanto, variar entre carrossel, reels, conteúdo estático, stories, é o mais indicado para qualquer perfil, seja um perfil de uma empresa de autorização ambiental, ou empresa de tecnologia.

Colete depoimentos de clientes

Peça aos clientes que forneçam fotos e vídeos mostrando os produtos ou serviços adquiridos de sua empresa para compartilhar. Você pode até entrevistar seus clientes fiéis enquanto eles usam seus produtos. 

Além disso, pode solicitar depoimentos escritos em relação às boas experiências que tiveram ao adquirir seus produtos/serviços. 

Link na bio

A maneira mais fácil de compartilhar o link ativo é colocá-lo na bio. Basta editar seu perfil para definir ou alterar o link.

Esta é uma possível razão para a alta taxa de engajamento nesta grande mídia social que é o Instagram. Ou seja, as empresas que desejam converter seguidores em clientes podem investir em maneiras de compartilhar links como forma de marketing e engajamento.

Logo, foque em legendas como “clique no link na bio para saber mais” quando compartilhar uma foto de um novo produto. Com isso, os seguidores podem retornar ao seu perfil e clicar no link correto.

O Linktree, por exemplo, é um aplicativo que permite criar uma página adicional com alguns links. Após se registrar, você poderá criar um número ilimitado de links na página. 

A interface é extremamente fácil, basta adicionar links com uma legenda, selecionar o tema visual e copiar o link para o seu perfil comercial do Instagram.

Lembre-se, o Instagram é uma ferramenta com um potencial incrível, podendo influenciar até mesmo os clientes de uma loja de tecnologia a comprar projetor. Então planeje todos seus passos para conseguir ser o mais assertivo possível e obter um sucesso por trás disso.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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