Home Instagram Instagram: 10 dicas para criar templates para engajamento

Instagram: 10 dicas para criar templates para engajamento

by gabrielaraujo

De uma forma resumida, podemos dizer que os templates são utilizados como uma estratégia para tornar o feed de uma página, na rede social, mais atraente visualmente para quem navega por ali. 

A outra utilidade que os templates têm para os usuários do Instagram, é a possibilidade de facilitar o processo de criação e publicação de postagens, e isso é um fator determinante para transparecer que a página seja vista de modo profissional. 

Felizmente, há aplicativos disponíveis na internet que possibilitam os usuários a editar os templates de forma mais rápida, porém, é possível realizar essas edições de forma manual, por meio da própria rede social, usando o sistema de áudio e vídeo disponível.

Entenda mais sobre o crescimento do Instagram

Atualmente, muitas pessoas vêem o Instagram como uma ótima ferramenta para construir o reconhecimento da marca, isso porque as interações entre as páginas com seus respectivos seguidores, podem potencializar as relações, e isso, é benéfico para que as marcas possam construir sua imagem. 

De certa forma, manter o feed com um template profissional, naturalmente agrega mais valor para a página, e isso é um dos objetivos de muitas marcas, independentemente de qual seja o ramo de atuação. 

Outro ponto que também é buscado pelas companhias, é ter comando e sinalização no feed, tornando mais fácil a navegação do usuário pela página da rede social, ou seja, fazendo com que ele queira voltar outras vezes. 

Ao contrário do que muitas pessoas pensam, implementar templates dentro de uma página no Instagram, não é uma habilidade que só os profissionais da área têm. 

Obviamente, é natural que as pessoas que trabalham com isso realizem os trabalhos com mais qualidade, porém, uma pessoa comum também é capaz de desenvolver templates visualmente bonitos. 

Ou seja, até mesmo uma empresa de automação, que não tem um profissional de design, é capaz de desenvolver templates criativos para o Instagram. 

O universo das ferramentas de templates

Conforme dito, as ferramentas que estão disponíveis na internet para desenvolver os templates, permitem que os usuários desenvolvam um processo completo, cuidando da edição, criação e publicação das postagens. 

O progresso da criação desses templates, pode ser resumido desde o zero, com edições que possam reproduzir layouts disponíveis na internet. 

Por outro lado, o gestor pode arriscar desenvolver um template mais profissional, iniciando um projeto de áudio e vídeo, com foco no formato audiovisual que, por sua vez, é mais atraente. 

De acordo com a edição que for feita no template, o reconhecimento dos seguidores pode acontecer de forma imediata, através dos elementos visuais que compõem os valores da marca. 

Levando em consideração que os usuários se atentam bastante aos elementos visuais dentro de uma página, é importante que o gestor responsável concentre suas atenções para as formas que irão compor a integração de toda a estratégia de branding e do marketing digital. 

Podemos usar uma página focada em assuntos como gerenciamento de projetos construção, assim, a empresa que gerenciar essa página deve, preferencialmente, desenvolver conteúdos educativos para captar ainda mais leads. 

É importante pontuar que, quando falamos sobre os elementos visuais para compor o template da página, incluímos nisso as cores, tipografia e até o tom de voz que é direcionado para os seguidores. 

Qual a importância dos templates no Instagram?

Podemos usar os influenciadores digitais como exemplo, pelo fato de serem os profissionais que mais utilizam os templates para ganhar engajamento com seu público. 

Também conhecido como influencers, eles buscam integrar o público às publicações da página, tornando essa estratégia mais funcional. Porém, é importante reforçar que usuários comuns também são capazes de integrar seus seguidores com os templates criados. 

Resumidamente, o template é uma estratégia que consegue alavancar significativamente o engajamento do público com a página, mesmo que você não tenha a disposição as habilidades de um profissional de design. 

Contudo, devemos pontuar que para layouts impactantes, é preciso compreender como funciona a produção de conteúdo e as boas práticas do marketing digital. 

Tendo esse conhecimento, fica ainda mais fácil criar conteúdos, ou seja, a página pode ser desde uma empresa que trabalha com sistema de controle de acesso, até uma loja virtual com foco em roupas. 

Independentemente do ramo, o template ficará mais fácil de ser desenvolvido. Ao se dedicar para a sua página no Instagram, é necessário manter uma consistência nas publicações para garantir o sucesso do marketing de conteúdo que está sendo aplicado. 

Entretanto, pode se tornar um processo difícil quando a página é gerenciada por mais de uma pessoa, e isso implica diretamente no estilo, que por sua vez, deve ser preferencialmente único. 

Dessa forma, uma página sobre brindes corporativos personalizados, por exemplo, deve seguir um estilo padrão para transparecer profissionalismo aos usuários. 

Pelo fato dos templates seguirem, geralmente, um padrão de qualidade e conteúdos, o risco da página seguir vários estilos acaba sendo evitado. Com eles, é possível reforçar as características e valores do projeto, por meio das postagens e dos stories. 

Nesse contexto, percebemos novamente que é extremamente importante manter as cores e tipografia da página, que são escolhidas com inspiração no logotipo da empresa. 

Nessa parte, todos os elementos gráficos que estão presentes na logo da companhia, devem ser reforçados para garantir o reconhecimento da página na rede social. 

Antes de criar o processo de desenvolvimento dos templates, é necessário ter um padrão visual das postagens. Desse modo, considere:

  • Definir as paletas de cores da sua marca;
  • Escolher a tipografia;
  • Estudar o tom de voz ideal das postagens;
  • Realizar a curadoria dos conteúdos;
  • Selecionar recursos gráficos e filtros;
  • Definir o tamanho das imagens.

Ter uma identidade visual pode fazer a diferença na unicidade das suas postagens, e valorizar ainda mais o reconhecimento da sua marca com o público. 

Assim, após entender a importância que o template tem para uma marca no Instagram, podemos iniciar as 10 dicas que foram formadas, inicialmente, por 5 aplicativos para editar os templates, seguido de 5 estratégias que podem ser utilizadas para engajar o público.

Confira boas dicas para criar templates

Como citamos no início deste artigo, há aplicativos que conseguem facilitar o desenvolvimento dos templates para as páginas, nesse caso, pode ser considerado a utilização dos seguintes:

1. Canva

Podemos considerar o Canva como o aplicativo mais intuitivo e fácil de usar, isso porque ele já disponibiliza para o usuário várias artes pré-definidas e, além disso, elementos visuais que são frequentemente usados, como formas e cores. 

Desse modo, é possível criar um template para assuntos que tratam sobre dispositivos especiais, por exemplo, de modo simples e fácil de entender. 

2. Mojo

Pelo fato dos stories serem uma alternativa de interação que mais consegue engajar o público com determinado tema, o Mojo possibilita o usuário a implementar animações no conteúdo para atrair ainda mais os usuários. 

3. Over

Talvez o mais desconhecido entre os aplicativos aqui citados, o Over merece ser colocado aqui, pelo motivo de ser extremamente poderoso e intuitivo, equipado com vários templates e elementos gráficos. 

4. Adobe Spark Post

Seguindo o mesmo objetivo dos aplicativos citados acima, o Adobe Spark Post também segue com a ideia de ter uma interface interativa e equipada com elementos úteis para compor os templates no Instagram. 

Ele também possui artes pré-definidas para facilitar o desenvolvimento dos conteúdos. 

5. Adobe Photoshop

O Adobe Photoshop pode ser o mais conhecido dentre as dicas de aplicativos que foram listadas aqui, porém, é inevitável não citá-la pelo motivo de ser um app extremamente completo, e que se for usado da maneira certa, é possível criar vários templates com muita qualidade. 

Agora que sabe quais as melhores ferramentas para usar no desenvolvimento dos templates, considere as últimas 5 dicas para potencializar o engajamento do seu público-alvo.

6. Lançar um novo produto

É natural que o seu público-alvo crie expectativa quando você lança um novo produto, consequentemente, o engajamento aumenta. Portanto, crie publicações detalhando essa novidade para os seus seguidores. 

7. Mostrar a rotina da empresa

Mostrar o dia a dia da empresa é uma forma de se aproximar com o seu público, e além disso, as interações ainda podem aumentar. 

8. Compartilhe conteúdos gerados pelos usuários

Quando o gestor responsável pela página posta um conteúdo que foi desenvolvido por um seguidor, mostra que a marca também tem suas atenções voltadas para seus seguidores. 

De certa forma, isso também serve como uma alternativa para enriquecer o feed da empresa. 

9. Criar e divulgar promoções

O Instagram pode ser considerado o melhor espaço para divulgações, portanto, ao criar uma promoção ou um desconto especial, crie conteúdos para valorizar essa ação da sua empresa. 

10. Faça enquetes

Conforme o template for desenvolvido, você pode desenvolver enquetes para entender melhor as características do seu público, ou compreender em quais pontos a sua empresa pode melhorar. 

Por fim, reforçamos que entender a persona do seu público-alvo é fundamental para que o template, e todas as estratégias de marketing da sua página funcionem perfeitamente, alavancando o alcance da marca na rede social. 

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

 

Related Posts

Leave a Comment