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Instagram: 5 tendências para apostar em 2022

by gabrielaraujo

O uso das redes sociais, como o Instagram, é essencial para que as empresas alcancem ótimos resultados no marketing digital. Afinal, eles aproximam o público da marca, gerando identificação e fazendo com que as pessoas consumam os conteúdos com mais frequência.

Através delas, por exemplo, é possível trabalhar com os mais diversos conteúdos e empresas, como uma fábrica de etiquetas para código de barras, por exemplo.

O Instagram para empresas ganha cada vez mais importância entre opções como Facebook, Twitter, Whatsapp e Snapchat. Além de ser uma ótima opção para estudo e investimento de recursos e tempo.

Atualmente, segundo o próprio Instagram, mais de um bilhão de usuários em todo o mundo interagem com imagens, vídeos, curtidas e comentários. O Brasil é um dos 5 principais países que mais usam o Instagram.

Com tanto espaço e possibilidades, as empresas de diversos meios, como as que produzem brindes corporativos personalizados, aproveitam a oportunidade de utilizar a rede para trabalhar

Por isso, essa é uma ótima opção para criar um trabalho de engajamento e de divulgação, para que as pessoas cada dia mais consumam os conteúdos gerados através do seu produto ou serviço nas redes sociais.

Com tanta gente conectada, é inegável que com uma estratégia de marketing bem desenhada e executada, grandes negócios podem ser alcançados por meio dessa rede social.

Para que isso ocorra, é preciso ter atenção, organização e metas bem traçadas, pois o Instagram tem se tornado um dos principais meios para que resultados positivos sejam alcançados e para que os conteúdos cheguem nos mais diversos públicos a se imaginar.

Como exemplo, podemos citar o tipo de público que costuma consumir conteúdos sobre display expositor,e que pode se interessar por conteúdos relacionados ao assunto.

Como obter resultados positivos 

Os resultados positivos para um negócio digital ou perfil no Instagram dependem diretamente do engajamento do seu público.

Em uma época não muito distante daqui, os estabelecimentos comerciais eram ainda a fonte de renda mais poderosa para as pessoas, sendo um dos principais meios de divulgação.

Porém, hoje as redes sociais são ferramentas de relacionamento com o cliente, pois é através deles que medimos o sucesso do negócio e a capitalização das ideias.

Receber feedbacks é a forma mais rápida de saber como anda a aceitação do público e como o público está reagindo a produtos, campanhas e ideias novas relacionadas ao seu negócio. 

Por exemplo, uma empresa que investe em sinalização de segurança, que divulga seu conteúdo e todas as estratégias para que o público consuma, tendo em instantes os principais feedbacks, sobre o que o público pensa sobre essas estratégias.

Como toda ferramenta, o Instagram tem algumas condições importantes, como novas regras para o algoritmo, que foram implementadas na última atualização do app.

Essas regras são essenciais para que consiga ter um bom entendimento do seu público-alvo, ou ainda da sua persona, e entregar exatamente o que seu público precisa e deseja.

Diante disso, é possível atender, por exemplo, um público que costuma consumir conteúdos e artigos sobre automação de robotica.

Para entender melhor a forma de como atingir com o seu público, e fazer com que seu conteúdo se estabeleça no meio e se propague da melhor forma possível, é preciso ter um planejamento bem traçado. 

A exibição do conteúdo no feed de um usuário não está mais em ordem cronológica, ou seja, a última postagem aparece primeiro no feed, dificultando muitas vezes, a interação que de alguma forma já havia o conhecimento da maioria.

O algoritmo agora avalia rotineiramente questões como preferências e interações do usuário com base no tipo de perfil, fazendo com que as publicações sejam exibidas de acordo com o perfil do usuário.

Por isso, o engajamento do público é fundamental para que seus futuros seguidores continuem visualizando suas postagens, justamente para que o conteúdo alcance mais pessoas e tenha uma proporção maior. 

Por que manter-se atualizado das tendências do Instagram?

Em uma pesquisa da Opinion Box, 50% dos entrevistados responderam que compraram um produto ou alugaram um serviço que descobriram no Instagram.

Além disso, 60% do público tendia a seguir conteúdos de empresas que gostavam, indicando que a rede social impacta nas decisões de compra do consumidor.

Esses são ótimos números que justificam todo o investimento e conhecimento para investir na divulgação de produtos, campanhas e partes que integram seu negócio, fazendo com que mais vendas e pessoas sejam alcançadas através do Instagram.

Com isso, é possível alcançar e dar espaço para que mais pessoas entendam e se desenvolvam no meio, como exemplo, dando cada vez mais controle de acesso digital a todos.

Tudo começou há muito tempo, quando as marcas viram o potencial de usar o Instagram como vitrine e se desenvolveram ainda mais com o lançamento do Instagram Ads e, posteriormente, do Instagram Shopping.

Agora que está claro até que ponto as redes sociais são uma etapa fundamental da jornada de compra, invista nessa ferramenta até que seja o protagonista do processo.

Ganhando cada vez mais força, e fazendo com que as pessoas estejam sempre de olho no que está surgindo, e em tudo aquilo que possa ser uma ótima opção para mais vendas e maior divulgação da imagem.

Portanto, preste cada vez mais atenção em serviços de serviço de firewall, por exemplo, e no que surge e ganha espaço nas redes.

A tendência para o ano de 2022 é que o Instagram lance recursos que facilitem a navegação, descoberta de produtos, pagamento e checkout diretamente para os usuários, sem sair do aplicativo para fazer nada.

Gerando cada vez mais conforto e praticidade para quem consome o aplicativo, tendo diversos meios e os mais diversos conteúdos e produtos, para que tudo o que for procurado realmente se tenha na plataforma.

Tendências para apostar no Instagram em 2022 

Abaixo, podemos observar tendências e inovações para apostar em 2022 no Instagram, entre eles:

  • Maior reconhecimento em campanhas sociais;
  • Instagram Trend Report;
  • Vídeos em Alta;
  • Realidade Virtual e Metaverso;
  • Itens digitais colecionáveis e NFTs.

A seguir, confira as vantagens e como alcançar cada uma dessas tendências. 

Maior reconhecimento em campanhas sociais 

Além de incentivar as pessoas a ficarem mais motivadas a postar stories, agora que recebem conselhos e inspiração do que postam, esse adesivo tem boas chances de viralizar e proporcionar um engajamento incrível, gerando conversa e compartilhamento.

Fora isso, segue bem a lógica sobre mudar o algoritmo, e sua inteligência é cada vez mais útil na descoberta orgânica de conteúdos postados por usuários que ainda não acompanhamos.

Instagram Trend Report 

Em relação às tendências e gerações de comportamento do usuário na rede social, o próprio Instagram publicou relatórios sobre em que os criadores de conteúdo devem focar.

Entre as tendências, se destaca conteúdos sobre moda, memes, formatos e branded content.

Dando um caminho para que os negócios e as pessoas busquem se adaptar para que a maior divulgação e alcance seja concebido, conseguindo através destes caminhos maior divulgação do seu conteúdo.

Vídeos em Alta

Não se pode falar de tendências sem falar de vídeo. Em mais um ano, eles serão o formato da época, e o Instagram deve começar a aprimorar ainda mais seus formatos existentes 

Realidade Virtual e Metaverso

Uma das maiores surpresas do mundo das redes sociais este ano foi o anúncio do Facebook como empresa, que agora se chamará Meta.

A notícia também foi acompanhada de notícias de que a empresa dona do Instagram e WhatsApp está implementando seus planos de investir fortemente nas tendências do Metaverso.

Não é apenas o Facebook que está investindo nisso. A realidade virtual está em alta em geral e recebeu investimentos de outras grandes plataformas, sendo um dos principais meios de apostas para 2022.

Itens digitais colecionáveis e NFTs 

Nesse mercado de realidade virtual, novas oportunidades, tendências e formas de consumo estão surgindo constantemente, dando espaços para diversas ideias e novidades.

Destes, os mais comentados, e também mais polêmicos, são os NFTs (Non-Fungible Tokens), que são como um certificado digital de propriedade que todos podem ver e confirmar sua autenticidade, mas nunca podem ser alterados.

Atualmente, os NFTs são usados ​​principalmente no mercado de arte digital e entretenimento, tendo um crescimento considerável e fazendo com que as pessoas conheçam e se adequem à novidade.

Como utilizar o Instagram de acordo com os objetivos das empresas

Com um planejamento cuidadoso e perseverança, criatividade e continuidade, o Instagram para uma empresa oferece grandes oportunidades para o seu negócio.

Dessa forma, é possível aplicar as mais diversas novidades citadas, e sempre estando atento ao meio e ao que está sendo lançado e divulgado. As chances para o crescimento através da plataforma são animadoras.

Por isso, preste atenção nas mais diversas novidades e inovações que venham surgir, como por exemplo, a biometria facial e outras novas funcionalidades lançadas.

Por meio de publicações direcionadas e conteúdo envolvente, sua empresa pode ganhar seguidores, conectar-se com seu público e aumentar as vendas.

Mas não basta apenas cadastrar a empresa e aguardar o evento, é preciso tomar medidas para tornar sua publicação visível e atrair futuros e potenciais clientes para o seu negócio.

Portanto, é preciso muito esforço, estudo e atenção às novidades e inovações que a plataforma disponibiliza, justamente para que esteja um passo à frente de todos, e para que através de cada lançamento se obtenha melhores resultados.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

 

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