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Marketing de Conteúdo: 5 dicas para aumentar os seus resultados

by simplegram

Provavelmente você já ouviu falar em Marketing de Conteúdo, visto que são estratégias como essa que vem modificando a forma como as empresas se portam no mercado e conseguem alcançar o público, principalmente nos canais digitais.

Com o desenvolvimento da internet e a expansão contínua das redes, as empresas foram obrigadas a mudar a maneira como executam suas estratégias de marketing e é nesse contexto que o marketing de conteúdo ganhou muita força.

O que é marketing de conteúdo?

De maneira rápida e direta, o marketing de conteúdo é uma estratégia de divulgação, atração de clientes e geração de leads por meio da produção de conteúdos de diferentes modelos, tais como:

  • Textos;
  • Vídeos;
  • Ebooks;
  • Podcasts;
  • Publicações nas redes sociais.

Conheça a seguir algumas dicas para otimizar a produção de materiais para essas mídias e como tornar essa ferramenta uma aliada para aumentar os resultados.

  • Invista em inbound marketing

O inbound marketing, também conhecido como marketing de atração, é um dos modos de se relacionar com os possíveis clientes por meio dos conteúdos. Entretanto, ele funciona de maneira diferente do marketing tradicional.

Isso porque, no inbound marketing, a empresa não utiliza a divulgação da marca direta, por meio de anúncios, por exemplo. 

Ao invés disso, ela utiliza as plataformas digitais, como as redes sociais e mecanismos de pesquisa, como uma rede de divulgação dos conteúdos que ela produz. É por isso que o marketing de conteúdo é uma das estratégias de inbound marketing.

Dessa maneira, a ideia central é que não seja a empresa que vá até o cliente, mas sim o cliente que encontre a empresa, se interesse pelo que ela oferece e que eles efetuem as compras dos produtos ou serviços oferecidos.

  • Aprimore as publicações

Em relação às publicações, esse é o ponto central e mais importante do marketing de conteúdo. 

Como a empresa deseja que o cliente encontre ela, é fundamental que os conteúdos publicados, seja em formato de vídeo ou textos, por exemplo, precisam ser totalmente interessantes, informativos e atrativos – bem como utilizar algumas técnicas para serem localizadas mais facilmente.

Para isso, são utilizadas diferentes ferramentas e estratégias. A técnica de SEO, por exemplo, é uma das mais difundidas no marketing de conteúdo, pois são métodos que ajudam a otimizar as publicações, fazendo com que a comunicação com o cliente seja direta, interessante e de qualidade.

Nessas técnicas, a utilização de palavras-chaves, otimização dos textos, uso de expressões diretas, estruturas da página (h1, h2, h3), entre outras estratégias, é fundamental para que os conteúdos sejam qualificados e se comuniquem de forma orgânica com os clientes e mecanismos de busca, visando  atingir as primeiras páginas.

  • Diversifique as plataformas de divulgação

Como dissemos, existem diferentes modelos de plataformas que podem ser utilizadas para divulgação dos conteúdos de uma empresa. 

Para conseguir fazer com que mais clientes entrem em contato com a sua empresa, é fundamental explorar mais de uma plataforma.

Por isso, diversificar as opções, publicando conteúdos variados em diferentes plataformas, como Youtube, Facebook, Instagram, Blogs, sites, bem como integrar tais materiais se mostra fundamental.

Contudo, cabe ressaltar que é importante entender o perfil do seu público, de modo a direcionar os conteúdos para as plataformas nas quais eles estão presentes e melhor interagem.

  • Tamanho dos conteúdos

Como a ideia do marketing de conteúdo é ter uma comunicação prática, direta e informacional – trazendo mais credibilidade e imagem de referência, fazendo com que os clientes se interessem pela publicação -, é fundamental definir o tamanho das publicações.

Normalmente, baseado em estratégias de SEO, os conteúdos precisam ser o mais aprofundado e completo, principalmente em texto. No entanto, é preciso ter cautela com o tamanho e repetições dos temas, de modo que não fique longo e cansativo para o leitor.

Isso porque, quando isso acontece, o material se torna cansativo para o cliente, que perde o interesse pela publicação e, consequentemente, para a comercialização.

Por isso, essa definição deve ser feita com cuidado. A empresa precisa conhecer bem o público que ela quer alcançar, entender a necessidade e profundidade que é necessário explorar os conteúdos, ou mesmo se uma publicação mais enxuta faz mais sentido para a persona. 

  • Compreenda o processo de vendas

Quando os conteúdos são encontrados pelos consumidores, existe todo um processo até que as vendas sejam concluídas. Nesse sentido, existe mais uma estratégia que merece ser destacada, que é o funil de vendas. 

Com a ajuda de um CRM, que é um software de gestão das vendas e do atendimento ao cliente, as corporações conseguem observar todo o processo e etapas de interação, interesses e comportamento dos clientes. 

Assim, é possível otimizar os conteúdos e toda a interação com o público, bem como identificar processos que precisam ser ajustados.

Na prática, o funil de vendas é dividido em 3 partes, sendo o topo do funil, meio do funil e fundo do funil.

Cada parte representa uma etapa em que o cliente está passando nesse processo de vendas, conforme o relacionamento, tipo de interação e probabilidade de efetivar a conversão.

O topo do funil, por exemplo, é representado pelo aprendizado e pela descoberta dos serviços oferecidos, ou mesmo de um problema que precisa ser solucionado pelo cliente.

O meio é a etapa em que o cliente reconhece o problema e entende que a empresa pode oferecer uma solução – pois ela trouxe possibilidades diversas para isso e agregou confiança com os materiais. 

Já o fundo do funil é quando o cliente efetivamente realiza a compra, ou está mais próximo da conversão.

Todas essas etapas formam o funil de vendas, que é uma das principais estratégias para verificar os processos de vendas.

Para facilitar e otimizar as ferramentas e interações, a utilização de um CRM programa pode ser fundamental, visto que esse é um software completo, que permite uma organização de alto nível para as práticas de vendas e comunicação com os clientes.

Conteúdo originalmente desenvolvido pela equipe do blog Top News Tech, site voltado para a veiculação de conteúdos relevantes para empresas, contribuindo com estratégias para o desenvolvimento do negócio.

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