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Monetização: saiba como o Instagram paga na sua plataforma

by gabrielaraujo
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O alcance das redes sociais hoje é tão grande na internet e na sociedade que é possível até mesmo usar tais plataformas como uma fonte de remuneração. Utilizando para isso um sistema de monetização associado ao gerenciamento de tais perfis digitais.

A possibilitar com que as ações comerciais a serem praticadas dentro do universo digital sejam cada vez mais comuns. E não apenas em relação às empresas que se posicionam dentro dessas plataformas, mas também dos próprios usuários ali presentes.

Formando assim uma relação de interesse cada vez maior por parte dos indivíduos, diante do uso comercial sobre tais ferramentas, a serem usadas como um utensílio de trabalho, expandindo assim as ações a serem executadas pelas empresas nesses cenários.

Pois se o público se encontra cada vez mais presente em tais plataformas digitais, cabe então a uma empresa que atue com o serviço de instalação de sistema de climatização saber como melhor aproveitar as oportunidades de negócio que ali se mostram presentes.

Levando em conta o crescimento cada vez maior de público junta essas redes sociais, cujo uso sobre tais plataformas pode ter objetivos distintos, como consumir um tipo específico de conteúdo ou somente se conectar com a sua rede de amigos na rede.

Outro fator de importância em relação à expansão de tais redes são as oportunidades de negócio que se mostram presentes em tais espaços, sendo possível se conectar a empresas, pesquisar por preços e características de um produto ou serviço.

Sendo possível se aproximar de uma empresa voltada à execução de serviços associados a soluções ambientais, ao acompanhar do seu perfil nas redes sociais, tornando mais fácil para esse usuário sentir confiança em contratar tais serviços futuramente.

E junto a essas redes, umas das que mais apresenta índices de crescimento é o Instagram, cuja popularidade é tamanha a ponto de ser considerada hoje também como uma possibilidade de se profissionalizar, tornando-se um profissional de comunicação.

Contando com as técnicas de monetização do seu perfil nessa rede, para que seja possível se capacitar em tal sentido.

Como funciona a monetização do Instagram?

O sistema de comercialização dentro do Instagram acompanha principalmente a popularidade dessa rede como uma plataforma de comunicação, permitindo com que os usuários possam interagir entre si, assim como com empresas ali presentes.

Um destaque maior no Brasil, que ocupa a terceira posição em relação ao índice de países com o maior número de usuários, atrás apenas dos EUA e da Índia. Chegando então a uma expansão de público que permite a adoção de diferentes estratégias comerciais.

Tais como um negócio voltado aos serviços de informatica, que pode usar dessa plataforma popular para se aproximar de uma audiência cada vez maior dos clientes, permitindo assim com que mensagem chegue a um número grande usuários.

Sejam eles clientes do seu empreendimento, ou até mesmo indivíduos que levantaram algum tipo de interesse sobre os seus serviços, e que após uma ação específica podem então otimizar os seus níveis de conversão em vendas.

E se tais oportunidades estão disponíveis para o setor comercial, a mesma coisa pode ser dita em relação aos próprios usuários, que podem usar do seu destaque dentro de tais plataformas para conquistar algum tipo de lucratividade.

Um sistema de remuneração que está diretamente associado à produção de conteúdos dentro dessas redes, no que já vem sendo reconhecido pelas próprias plataformas digitais, como uma maneira de impulsionar o compartilhamento de tais conteúdos.

O Youtube, por exemplo, trabalha com um sistema de pagamento direto aos criadores de conteúdo, os chamados creators, de acordo com o número de visualizações dos seus vídeos e do alcance do seu canal.

A mesma coisa em relação a outras plataformas de transmissão de conteúdos em streaming, como o Twitch. Enquanto isso, o Instagram trabalha com maneiras indiretas em relação às oportunidades financeiras que podem ser adotadas em tal rede.

Como na parceria a ser formada entre um influenciador digital voltado à área de proteção pública, fazendo uma associação comercial com uma marca de sensores de segurança, com tal tipo de parceria sendo reconhecida e incentivada pelo Instagram.

Formas de ganhar dinheiro nessa plataforma

Quando se fala em usar do seu perfil no Instagram como uma oportunidade de remuneração, destacam-se certas ações, como é o caso das chamadas parcerias comerciais, nas quais um usuário pode se associar aos serviços de uma marca.

Com tais conteúdos produzidos com um propósito comercial sendo sinalizado no próprio Instagram por meio da ferramenta “Parceria paga”. Algo importante até mesmo em relação aos órgãos de fiscalização sobre ações publicitárias, a verificar tais indicações.

Aplicação presente para os perfis de cunho comercial, sendo importante fazer a transição do seu perfil nesse sentido, para que seja possível apostar na monetização do seu Instagram, cedendo o seu espaço para empresas que buscam atenção do seu público.

Atraindo a atenção de uma audiência específica, assim como um balão de propaganda a ser posicionado próximo a uma loja que acaba de abrir em um centro comercial.

Essa conquista de interesse dos usuários é possível por causa da variedade de formatos de parcerias comerciais que podem ser realizadas dentro do Instagram, dentre elas:

  • Divulgação de um produto ou serviço;
  • Presença em eventos;
  • Participação em campanhas de marketing;
  • Lives patrocinadas;
  • Tornar-se embaixador de uma marca.

Tudo a ser devidamente acompanhado pelas ferramentas presentes no Instagram, como no formato de stories, reels ou no próprio feed principal desses usuários. E quanto maior for o sucesso de uma campanha, maiores são as chances desse perfil ser contactado de novo.

O que acaba por otimizar o nível de interesse das marcas em fazer parcerias com tal indivíduo, aumentando o valor a ser praticado nessa ação a ser considerada por um sistema de gestão empresarial, em busca de expandir o seu alcance digital.

E para que um usuário comum tenha acesso a todas essas oportunidades, ele precisa adotar uma série de estratégias que tornem o seu perfil em algo de interesse tanto para o público como para as marcas.

Dicas para iniciar a monetização da sua rede

Para garantir com que o seu perfil no Instagram esteja habilitado para realizar diversas parcerias comerciais, ações popularmente conhecidas como “publis”, uma série de estratégias precisam ser traçadas, contudo, a mais importante tem a ver com seu público.

Construa uma audiência

Existe um motivo pelo qual as redes de televisão prezam tanto pelos seus índices de audiência, já que quanto maior forem tais níveis, maiores poderão ser os valores a serem cobrados por tal emissora em relação a compra de espaço em sua programação.

A mesma coisa é válida para o seu perfil no Instagram, sendo importante então cultivar um número fiel de seguidores, tendo como base o perfil dos conteúdos a serem publicados. 

Com postagens sobre adesivo impresso podendo chamar a atenção de uma agência gráfica em busca de realizar uma parceria comercial nessa plataforma.

Crie seu próprio produto

Além de contar com a atenção das empresas, em relação a possíveis parcerias, é importante contar também com sua própria capacidade de lucrar com seus conteúdos, por meio da elaboração de produtos digitais a serem divulgados e comercializados em tal rede.

Como na apresentação de cursos, e-books, ou até mesmo na venda de fotos profissionais, para usuários que tenham um interesse específico no trabalho presente em suas postagens.

Negociando o seu espaço

Após alcançar um certo sucesso nas etapas anteriores, é possível chegar na posição almejada por qualquer influenciador digital, que é a negociação com as empresas sobre uma possível venda de espaço junto das suas redes sociais, com destaque ao Instagram.

Sendo importante definir qual tipo de ação será adotada nesse sentido, como na venda de seu espaço na internet para a divulgação de anúncios de terceiros, ou com a produção de conteúdos feitos em parceria com tal marca.

De acordo com que o possa ser mais atrativo não só às empresas, mas também ao seu perfil de público.

Seja natural em suas vendas

O mesmo conselho a ser dado para uma estabelecimento que acaba de abrir suas portas, seguindo a definição estabelecida por um projeto executivo, também pode ser repassado aos influenciadores digitais, que é a naturalidade por trás das vendas.

Quanto mais orgânico e espontâneo for o seu perfil diante da realização de uma ação comercial, maiores são as chances de quem visualiza tais anúncios acabar se convertendo como um cliente, em uma ação de grande positividade para tal influenciador.

Com essa comunicação natural sendo importante também para não acabar por afastar sua audiência arduamente conquistada, diante de uma exposição contínua de anúncios, por exemplo. Sendo preciso trabalhar com um bom ritmo de postagens comerciais.

E é a partir dessas ações que se torna possível para o seu perfil no Instagram se tornar algo de grande importância para você, saindo da posição de um simples usuário para se converter em uma espécie de empresário digital.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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