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NFT: Saiba como o Instagram pretende incorporar na sua plataforma

by gabrielaraujo
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Quando algum assunto está em alta, naturalmente ele passa a ser discutido dentro do Instagram. O NFT, inclusive, é um dos temas que mais são discutidos na plataforma e nas outras redes sociais. 

Antes de explicar como o Instagram pode incorporar o NFT, vale, antes, entender o que é essa nova tecnologia. 

O que é NFT?

Resumidamente, o NFT é uma espécie de certificado digital, estabelecido via blockchain, que define originalidade e exclusividade a bens digitais. 

Como se trata de uma nova tecnologia, muitas pessoas estão optando por contratar profissionais que saibam fazer uma configuração de switch gerenciável, já que é necessário ter uma conexão segura e fluida para não comprometer os investimentos. 

A conexão de internet, inclusive, é um ponto importante que precisa ser mencionado, já que as pessoas que se dedicam nessa nova tecnologia precisam estar prontos para qualquer tipo de novidade nesse negócio digital, e para isso, uma conexão rápida é necessária. 

A sigla significa, originalmente, “Non-Fungible Token”, que traduzindo para o português brasileiro, significa “Token não-fungível”. 

Na prática, lidar com o mercado de NFTs está relacionado a alguns cuidados que precisam ser feitos, já que todo o processo é feito digitalmente. 

Um dos cuidados mais importantes que não devem ser descartados a hipótese alguma, é ter um suporte técnico informática por perto, visto que podem ocorrer problemas de manutenção no computador e que, posteriormente, possam comprometer as negociações e os investimentos. 

Por sua vez, os NFTs vem chamando bastante atenção, após várias somas milionárias terem sido usadas para comprar esse tipo de ativo na internet. Sendo bem direto, um NFT atrelado a um item digital qualquer, como:

  • Foto;
  • Vídeo;
  • Música;
  • Mensagem;
  • Postagem.

São esses itens citados acima, que torna o NFT uma tecnologia única no mundo, gerando escassez em torno do item e abrindo espaço para que um mercado possa se instalar, envolvendo colecionadores e investidores prontos para investir dinheiro de verdade. 

A chave para entender o que são os NFTs e sua aplicação, está na ideia de um bem ser, ou não fungível. 

Dependendo do seu nível de dedicação para começar a ter uma renda através dos NFTs, você pode optar por ter novos recursos que possam aprimorar os seus investimentos.

Um deles é o erp integrado com e commerce, que por sua vez, é bastante utilizado para que os empresários tenham um acesso mais fácil sobre as suas condições financeiras. 

Em economia, bens desse tipo são aqueles que não são únicos, e são intercambiáveis: uma moeda de R$ 1, pode ser considerada como um bem fungível, já que é possível trocá-la por outra e continuar com R$ 1. 

Em meio a esse processo de troca, é importante ter por perto um suporte técnico em TI, caso ocorra algum bug no seu sistema. 

Dependendo do nível do problema que pode acontecer no sistema do computador, a ação recomendada é contatar um especialista para que todos os seus dados não sejam comprometidos, de modo que suas negociações, também, não sejam prejudicadas. 

Agora, imagine que há uma obra de arte que possui um valor muito grande, inclusive, ela é única e é cobiçada por muitos colecionadores e museus do mundo todo.

Quando você tem um quadro famoso e troca por outro, o resultado da operação não é mais de equivalência, como no caso da troca de moeda. 

Portanto, as obras de arte são bens não fungíveis, isso porque ao trocar por outro, você acaba tendo um resultado diferente da sua posição de saída, já que a nova pintura nunca será igual à obra pela qual você trocou. 

Essa ação também pode ocorrer quando você decide comprar projetor em NFT, pois em algum momento dentro do mercado digital, ele pode ser vendido por um valor maior do que foi comprado, e nesse momento, você consegue levantar a sua lucratividade. 

Como o NFT funciona?

O funcionamento dessa nova tecnologia não difere muito de como o blockchain por trás das criptomoedas funcionam. Na prática, muitas pessoas estão se dedicando para entender como esse mercado digital funciona.

Atualmente, é muito comum pessoas terem um emprego fixo, como possuir uma loja de acessorios para datadores. E investir parte do seu tempo para levantar dinheiro por meio das estratégias que estão presentes no universo do NFT. 

Considerando a natureza descentralizada do blockchain, há uma grande margem de segurança de que as informações armazenadas na cadeia são seguras e impossíveis de serem violadas.

 Naturalmente encorajando o surgimento de um mercado em torno de NFTs, de forma parecida com o que ocorre com as criptomoedas. 

Qual a utilidade do NFT?

Basicamente, qualquer item digital que o julgue necessário definir sua autoria, pode ser atrelado ao NFT, como uma forma de resguardar sua originalidade na expectativa da comercialização. 

Atualmente, muitas pessoas que investem seu tempo no universo NFT, já estão considerando entrar em contato com uma empresa de desenvolvimento de software automação comercial para que eles possam criar um sistema que de alguma maneira, facilite os investimentos. 

Todos nós sabemos que algo viral vai parar nas redes sociais, então era só questão de tempo para ver como a tendência digital daria o ar da graça dentro do canal social da Meta, empresa responsável por administrar o Facebook, WhatsApp e o Instagram. 

Depois do anúncio que foi dado no mês de abril de 2022, que era sobre alterar o seu algoritmo de classificação para beneficiar o conteúdo original, o chefe do Instagram, Adam Mosseri, anunciou um novo passo na valorização dos criadores de conteúdo que estão presentes no insta. 

Mosseri ainda disse que a plataforma ainda está testando as maneiras dos usuários compartilharem NFTs que eles fizeram ou compraram nos seus canais. 

Aliás, os testes já foram iniciados, mas com apenas um grupo de usuários dos EUA, conseguindo exibir NFTs em seu feed, stories e mensagens. 

A expectativa é que, futuramente, o Instagram seja uma plataforma livre, e até mesmo trabalhadores dos mais diversos setores, como de autorização ambiental, possam navegar na interface dedicada ao NFT. 

Como o NFT pode fazer parte do Instagram?

De acordo com o presidente do Instagram, o atual cenário conta um número limitado de pessoas para começar essa incorporação, e além disso, a equipe precisa desenvolver várias outras funcionalidades para deixar a rede social perfeita para os usuários de NFT. 

Ao longo do tempo, a expectativa é que a equipe consiga ter ideias melhores para criar essas funcionalidades, contudo, o desejo de Mosseri é aprender ainda mais com a comunidade. 

A verdade é que as tecnologias NFTs e Blockchain têm tudo a ver com a distribuição de confiança e poder. 

Portanto, a pergunta que fica é: como o Instagram, uma rede social considerada centralizada e que faz parte de uma empresa que não está em boas condições de confiança com os seus usuários, pode desenvolver a capacidade de eliminar a tensão entre esses aspectos fundamentais?

Para Mosseri, um dos motivos para a equipe começar com pequenos testes é que eles estão trabalhando nisso. 

O presidente da plataforma mostrou a sua posição quanto a essa inovação, e para ele, é necessário ter certeza de que a equipe está descobrindo maneiras de adotar os princípios de confiança, de modo que ela possa ser distribuída, mesmo o Instagram sendo uma plataforma centralizada. 

A princípio, blockchains suportados para exibir NFT na plataforma são Ethereum e Polygon, e as carteiras de terceiros compatíveis para uso são Rainbow, MetaMask e Trust Wallet. 

Por mais que o Instagram não seja a primeira plataforma a oferecer um suporte ao NFT (O Twitter adicionou NFTs na linha do tempo como fotos de perfil em forma de hexágono), já sabemos que a rede social é poderosa na internet. 

Dessa forma, podemos concluir que trazendo uma nova tecnologia para a plataforma, pode trazer várias ideias para os criadores de conteúdo. 

Além da facilitação na criação de conteúdos, pode ser um divisor de águas para a economia dos criadores, transformando as NFTs em conteúdos populares. 

Quais mudanças podem ocorrer na plataforma?

O CEO da Meta, Mark Zuckerberg, anunciou que os recursos voltados para o universo dos NFTs estarão disponíveis para o Facebook. 

Zuckerberg também afirma que a empresa está trabalhando com realidade aumentada, para dar vida ao NFT em 3D. 

Atualmente, já é possível observar como os criadores estão aproveitando o tema para desenvolver os seus conteúdos. 

Aproveitando que o tema também envolve retenção de usuários, a expectativa é que tenhamos recursos semelhantes para outros canais de comunicação, como o TikTok e o YouTube, devido ao fato de ambos estarem competindo pelos mesmos recursos e públicos. 

Caso a sua marca deseje entrar no universo do NFT, os resultados que surgiram desse teste fechado podem conduzir diretamente em suas estratégias em um futuro próximo. 

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

 

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