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Privacidade: Entenda como o Google adicionará novos elementos de modo de consentimento

by gabrielaraujo

Estamos em um mundo voltado para a privacidade, e por esse motivo o Google está procurando deixar mais fácil gerenciar suas permissões de privacidade e coleta de dados com algumas novas atualizações em seu modo de consentimento.

Em setembro de 2020, o Google lançou o Modo de Consentimento como uma forma do maior mecanismo de busca manter o seu robusto negócio de publicidade digital, atendendo às atuais necessidades de privacidade criadas pelo consumidor.

Atualmente, há uma demanda ainda maior pela privacidade de dados dos usuários, e por esse motivo o Google lançou algumas atualizações para tornar a ferramenta ainda mais segura.

Sabemos que o Google, atualmente, tornou-se um espaço onde uma empresa de montagem industrial, por exemplo, consegue aumentar significativamente o seu alcance de clientes.

Isso porque através da internet é possível atingir diferentes tipos de públicos que, mesmo assim, ainda podem ter interesse sobre o que você pode proporcionar.

Contudo, independentemente do estilo do site, a privacidade é um direito de qualquer usuário, portanto o site da empresa precisa respeitar.

Neste artigo vamos entender como essas atualizações estão impactando as campanhas das empresas. Confira:

O que são os cookies e o seu papel na privacidade?

Resumidamente, os cookies são pequenos arquivos criados por sites visitados e que são salvos no computador do usuário por meio do navegador.

Esses arquivos contém informações que servem para identificar o visitante, seja para personalizar a página ou para facilitar o transporte de dados entre as páginas de um mesmo site.

Na maioria das vezes, os cookies são comumente relacionados aos casos de violação de privacidade na web.

Entretanto, é através dele que um site de uma fabricante de acoplamento de engrenagem, por exemplo, consegue promover uma experiência de navegação mais satisfatória para o usuário.

Por sua vez, a tecnologia dos cookies existe desde o início da internet doméstica nos anos 1990, e foi criada inicialmente para atender as demandas de lojas online. Conforme o tempo se passou, os cookies ganharam diferentes propósitos.

Hoje, a área de marketing, por exemplo, vê os cookies como uma porta de entrada para a criação de campanhas bem estruturadas.

Ou seja, os dados coletados através dos cookies permitem a criação de estratégias que podem, por exemplo, aumentar os resultados de uma fábrica de peças agrícolas.

A lei GDPR (General Data Protection Regulation ou Regulamento Geral de Proteção de Dados), de autoria da União Europeia, passou a entrar em vigor em maio de 2018.

Ela regulamenta a transparência das informações fornecidas ao site pelo usuário e obriga a exibição de um aviso com a política de cookies adotadas.

No comércio eletrônico, por exemplo, os cookies são utilizados para manter itens adicionados a um carrinho de compras mesmo que a pessoa mude de página ao navegar entre outros vários produtos.

Sem os cookies, o site não seria capaz de manter as informações salvas no meio do caminho.

Atualmente, é fato que uma experiência de navegação satisfatória é essencial para que o site de uma empresa de zincagem, por exemplo, consiga construir a sua imagem dentro da internet.

Dessa forma, aos poucos o negócio acaba gerando reconhecimento, o que é fundamental para os negócios. Além de preservar dados durante o tráfego, os cookies funcionam como um identificador do computador.

Baseando-se nisso, os endereços online podem personalizar anúncios e destaques que podem ser exibidos para você conforme for o seu histórico de visitas anteriores.

Lembra quando você visita certos sites e eles pedem que você aceite os cookies? Isso, na verdade, é uma notificação necessária em qualquer tipo de site que pretende utilizar certos dados seus.

Resumidamente, esses pop-ups com aviso de cookies são nada mais do que pequenos lembretes no primeiro acesso que você faz em um site.

Inserir esse alerta de cookies avisa para os visitantes que o seu site utiliza cookies em seu sistema.

Esse tipo de aviso é importante para que o usuário possa entender que o site de serviço de pintura eletrostática, por exemplo, precisa utilizar os dados para oferecer uma navegação mais satisfatória.

Além disso, a inserção desse alerta oferece aos visitantes a opção de dar o consentimento ou recusa, mantendo a conformidade com o GDPR, CCPA, LGPD e outros regulamentos que são voltados para melhorar a privacidade do consumidor no mundo todo.

Sem a Lei de Geral de Proteção de Dados, a LGPD, não há como saber se os dados coletados de diferentes individuos serão utilizados para discriminação comercial, por exemplo.

Atualmente, o processamento desses dados devem ficar claro para o usuário, e ele tem o poder de dizer sim ou não para o compartilhamento de seus dados.

O modo de consentimento do Google recebe as opções de consentimento dos visitantes e ajusta de maneira dinâmica o comportamento do Google Analytics, dos anúncios e das tags de terceiros que criam ou leem cookies.

Na prática, dependendo da estratégia de marketing aplicada pelo site de uma usinagem de peças de alumínio, é possível levantar um bom nível de engajamento sem depender totalmente dos cookies.

Com esse modo de consentimento fornecido pelo Google, os sites passam a executar os mesmos serviços do Google que estão acostumados a usar, mas os dados coletados são baseados no consentimento do visitante do site.

Sem cookies = anúncios ineficientes

Os banners de consentimento de cookies oferecem às pessoas um controle maior sobre como seus dados para a publicidade ou análise.

Portanto, as pessoas têm uma escolha clara sobre os seus dados. Ou seja, eles podem discordar ou concordar com o compartilhamento deles.

Em alguns casos, quando os usuários navegam em um site de uma empresa prestadora de serviços de segurança do trabalho, por exemplo, optam por aceitar os cookies tendo em vista que terão em troca, uma navegação melhor.

Isso pode agilizar o processo de uma eventual contratação. Obviamente as pessoas preferem discordar e manter os seus dados guardados para si mesmos.

Os Estados Unidos é um país que se destaca com maior probabilidade dos consumidores discordarem sobre o compartilhamento dos seus dados. Portanto, os americanos costumam não aceitar os cookies quando são solicitados pelos sites.

Segundo o estudo global de consumidores da YouGov, apenas um terço dos consumidores americanos concordam em compartiljar todos os cookies solicitados. Por outro lado, 42% das pessoas discordam com o compartilhamento desses dados.

A consequência mais visível de um mundo onde não há cookies geram impactos diretos para a indústria da publicidade.

Isso pode afetar inclusive as campanhas de marketing desenvolvidas pelos distribuidores de conectores elétricos e outros negócios. No geral, os cookies proporcionam as seguintes vantagens:

  • Melhora a sua privacidade;
  • Reduz as chances de roubo de dados;
  • Faz o navegador ganhar velocidade;
  • Elimina perigosos preenchimento automáticos.

Na ausência dos cookies, para rastrear a maneira que se comporta o consumidor e exibir o melhor anúncio, as taxas de cliques e conversões de campanhas acabam, naturalmente, caindo.

Portanto, os anunciantes acabam tendo mais dificuldade na construção de suas campanhas publicitárias. Além disso, esses profissionais sofrem mais ao entender a eficácia de suas estratégias, como alocar e otimizar seus orçamentos sem dados de conversão de cookies.

Para ajudar os profissionais de marketing a entender melhor o impacto de consentimento em suas campanhas, o Google criou novos recursos de suporte e solução de problemas no Google Ads.

Insights que podem surgir com o modo de consentimento

Com os novos diagnósticos de conversão, fica mais fácil para você entender a implementação do modo de consentimento em seu site e seu impacto nas taxas de conversão. De acordo com o que foi definido pelo próprio Google:

“Nos próximos meses, você poderá visualizar alertas de solução de problemas nas guias de diagnóstico e ver insights no nível do domínio sobre a sua taxa de menção e consentimento. Você também poderá fazer o download de uma lista de URLs e acessar ferramentas para resolver bugs do Assistente de Tags do Google”.

Com esse novo recurso, o Google está em uma fase de adaptação de um mundo sem cookies, com o objetivo de trazer mais dados para que os profissionais de marketing entendam a eficácia das campanhas publicitárias com ou sem seus cookies.

Essa ação, de fato, é super válida para trazer transparência e mais dados para a mesa, proporcionando assim mais credibilidade aos seus anúncios como um canal de marketing.

Mesmo assim, grandes profissionais que atuam na área de marketing estão construindo empresas de mídia em vez de equipes de marketing com o objetivo claro de criar seus próprios canais.

Para que você não tenha problemas com privacidade na internet, a melhor receita para o sucesso é declarar sua independência dos cookies de terceiros.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

 

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