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Quarentena, fome e Instagram: nova ferramenta ajuda divulgação de pequenos negócios

by simplegram
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Já aconteceu de você estar tranquilo em casa, olhando stories dos seus amigos no Instagtram, e, de repente… Alguém publicou a foto de um saboroso prato que te deu água na boca? Aí deu aquela preguiça de reproduzir ou você não tinha os ingredientes necessários em casa? Pois é, quem nunca?!

Mas agora o Instagram trouxe uma ferramenta para você, que fica com fome vendo o stories alheio, e para você, que tem um negócio no ramo alimentício! Como? Bem, há, agora, uma nova ferramenta no Instagram que irá mudar a “experiência alimentar” de seus usuários, sendo eles consumidores ou comerciantes.

A ferramenta, lançada no Brasil em 28 de abril de 2020, trata-se de um botão-adesivo – como os já existentes “Em casa”, “Agradeço”, “Viva nossa voz” ou o adesivo contra o bullying – que está vinculado aos aplicativos Rappi e UberEats, de modo que, ao adicionar esse botão em um storie, o usuário terá a possibilidade de vincular um restaurante (ou qualquer estabelecimento alimentício) associado aos aplicativos mencionados à foto publicada no storie, o que redirecionará quem clicar no botão “Pedir refeição” direto ao restaurante em um dos aplicativos (ou ao link para baixar os apps, caso ainda não estejam instalados no celular que executarem a função).

No entanto, qual é a grande vantagem dessa ferramenta, para além de auxiliar o usuário a descobrir o restaurante responsável por um determinado prato e facilitar a compra da iguaria desejada? Simples, a nova ferramenta oferece a pequenos estabelecimentos uma possibilidade nova de divulgação através de link direto, visto que o recurso de link externo, URL etc só pode ser publicado por perfis que tenham a partir de 10 mil seguidores, o que um pequeno negócio raramente alcança a nível de público em redes sociais. Ou seja, principalmente nessa época em que vivemos de pandemia, quarentena e limitações, esse mecanismo possibilita um método de divulgação mais rápido, uma vez que, é muito mais fácil que um cliente se entusiasme por um produto que o leve para o link da compra diretamente, do que  por um produto que ele precisa acionar um mecanismo de busca para comprar.

Desta forma, se os donos dos estabelecimentos unirem a divulgação aos clientes que já possuem e criar anúncios, isto é, patrocinar um storie sucinto afim de alcançar ainda mais pessoas, podem aumentar o número de seguidores e de clientes na mesma jogada de marketing. Assim, caso o restaurante ainda não esteja nos aplicativos indicados, basta que ele se cadastre em um dos dois; entretanto, faz-se necessário lembrarmos que o cadastro não é imediato, no caso do UberEats, é preciso o nome do estabelecimento, o tipo de culinária, número de unidades e uma estimativa de pedidos para entrega na semana, após isso, a equipe responsável fará uma análise de dados, caso aprovado, é exigido o pagamento de uma taxa de ativação de R$ 500 que é debitada no que o restaurante vender no aplicativo durante a primeira semana e 30% em cada compra depois disso; já para cadastro no aplicativo Rappi, você deve enviar um e-mail para a Rappi e aguardar uma resposta com as instruções para cadastro que são, no entanto a tacha de ativação é somente R$ 40,00 e o valor cobrado por transação é de apenas 3,5%. Caso o restaurante já seja cadastrado em um dos apps, basta atualizar o Instagram e publicar em seus stories com o novo botão.  Lembrando que não somente os responsáveis pelas redes sociais dos restaurantes poderão usar o adesivo, mas também usuários comuns que queiram divulgar a comida de seus restaurantes (e cia) favoritos.

Contudo, é válido ressaltar que se o aplicativo do Instagram, onde a conta está logada, não estiver sempre atualizado, alguns novos recursos podem não chegar à conta, sem previsão de correção para atualização, problema que pode ser resolvido ativando a atualização automática do app na PlayStore ou na AppStore.

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