Home Instagram Relações públicas: Como usá-las para impulsionar seu negócio

Relações públicas: Como usá-las para impulsionar seu negócio

by simplegram
0 comment

Todas as grandes empresas possuem um departamento de RP. As relações públicas são consideradas parte fundamental para preservar a boa imagem da empresa, independentemente de serem agências de moda ou mesmo de marketing digital, para poder transmitir sua mensagem aos clientes, investidores e à sociedade em geral.

A percepção positiva de uma empresa pode aumentar suas vendas e melhorar os resultados. A capacidade de transmitir as histórias por trás de uma marca e de se conectar com as partes interessadas é fundamental para a reputação de uma empresa, através do uso de estratégias que podem ser bem aplicadas com auxílio de uma assessoria de imprensa para influenciadores.

Porém, neste processo de comunicação, via de regra, o que podemos dizer de nós mesmos não terá a mesma credibilidade que do que a reputação na boca de clientes e parceiros. As técnicas e modelos aplicáveis ​​à RP devem ser adaptados aos canais de comunicação atuais, tanto off-line quanto on-line. Portanto, a estratégia deve ser consistente em ambos os campos.

Importância da RP em uma empresa

Com um mercado tão competitivo e amplo como o atual, com grande similaridade de serviços e produtos, e com a publicidade em crise de credibilidade, é necessária uma boa estratégia de relações públicas para nos posicionarmos na mente do consumidor para o melhor resultado, principalmente, em relação à competição por diferenciação. Dessa forma, é possível não só sobreviver, mas também ser líderes.

Estratégia de Relações Públicas

Os responsáveis ​​pelo RP nas empresas trabalham lado a lado com os executivos seniores da empresa para traçar uma visão geral de como a organização deseja ser percebida e como essa imagem será projetada.

Funções dentro do departamento relações Públicas

  • Comunicação externa: cada organização ou empresa deve adotar estratégias para reconhecimento da marca.
  • Comunicação Interna: fluxo adequado de informações entre colaboradores e gestão, estabelecendo feedback que permite conhecer as políticas do negócio.
  • Compreensão da opinião pública: ser capaz de manipulá-la e agir sobre ela.

Funções humanísticas

Desenvolvido com o objetivo de conquistar a confiança do consumidor. Para isso, é essencial que as informações transmitidas sejam verdadeiras.

Ações de relações públicas

Confira quais as principais ações de relações públicas e como usá-las em seu negócio:

Eventos

Profissionais de RP frequentemente organizam eventos para transmitir uma boa imagem da empresa, como emprestar o nome e a marca para um evento beneficente de acordo com a filosofia da marca, bem como, patrocinar evento de caridade, cuidado com pets, beleza, entre outros, de acordo com seu nicho.

Relações com a mídia

Falar com a mídia é uma função básica de qualquer departamento de RP. Entrevistas com pessoas-chave da organização são preparadas, perguntas são respondidas aos jornalistas, comunicados à imprensa são escritos, entre outros, que ajudam a destacar o reconhecimento da marca.

Gerenciamento de Emergência

Às vezes, uma organização ou empresa é “atingida” por um evento desastroso que afeta sua imagem pública, como uma empresa de petróleo enfrentando um vazamento ou uma empresa de alimentos que está contaminada. As relações públicas e assessoria de imprensa devem reparar os danos à imagem e comunicar como o problema está sendo resolvido.

Crie um blog

Publicações sobre eventos dos quais participamos, promoções, lançamentos de produtos, informações sobre as atividades, conteúdos atrativos… Tudo com o objetivo de promover a sua leitura e participação.

Perfis em redes sociais

LinkedIn, Twitter, Facebook, Instagram, Youtube… Se a mensagem ou o vídeo for atraente, será compartilhado, o que permite chegar a um número inimaginável de pessoas e em qualquer parte do planeta.

Além disso, as redes sociais se tornaram uma poderosa ferramenta de negócios ao redor do mundo, através delas é possível realizar vendas, melhorar e destacar o reconhecimento da marca, atrair clientes, divulgar serviços, etc.

Um dos detalhes importantes é que você tem que analisar corretamente para quem deseja direcionar sua ação, ou seja, seu público-alvo.

Uma das formas mais comuns de uma assessoria de imprensa, é comprar curtidas e seguidores  no instagram para gerar credibilidade para o influenciador.

Resultados mensuráveis

Devem ser estabelecidos objetivos mensuráveis ​​e concretos, para especificar o impacto e o ROI: Objetivos a estabelecer, posicionamento que queremos, efeito nas vendas… Em suma, o objetivo geral deve ser o de melhorar a nossa imagem perante investidores e fornecedores.

Muita imaginação

É imprescindível nos reinventarmos sempre, criar novos canais, novas alternativas… É preciso ser criativo e ousado, porque é a única forma que temos de causar impacto.

Relações públicas e seus benefícios

Se todas as dicas mencionadas acima puderem ser aplicadas corretamente, as estratégias de RP trazem diversos benefícios:

  • Melhora a imagem da empresa através da comunicação com entidades importantes, como ONGs, governos, grandes empresas e a mídia.
  • Ajude a conseguir novos clientes.
  • Criar credibilidade e confiança em nosso público-alvo.
  • Contribui para o posicionamento da marca ao se destacar da concorrência.
  • Torna possível atingir as metas e objetivos estabelecidos, criando relações harmoniosas entre a empresa e as partes interessadas.

Entre outros benefícios essenciais para impulsionar o crescimento do seu negócio

Related Posts

Leave a Comment