Home Instagram Porque remover seguidores fantasmas do seu Instagram (e como fazer isso!)

Porque remover seguidores fantasmas do seu Instagram (e como fazer isso!)

by simplegram
0 comment

Seguidores fantasmas… Booo! Por muito tempo, o grande desejo das pessoas nas redes sociais era acumular números de seguidores. No entanto, hoje o jogo virou e o que qualquer pessoa que deseja trabalhar com suas redes sociais precisa buscar é o alcance.

O problema está no fato de que quanto mais seguidores fantasmas você tem, menos alcance você terá! E, muitas vezes, a solução que seu perfil precisa para atingir mais pessoas é, ironicamente, ter menos seguidores.

Vamos explicar tudo isso a seguir. Continue lendo!

O que são seguidores fantasmas?

Basicamente, seguidor fantasma é aquele seguidor que está ali apenas ocupando um número, mas não existe de verdade no seu perfil. E existem diferentes tipos de seguidores fantasmas!

Tem aqueles que são contas que já foram desativadas, ou seja, ninguém mais usa aquele perfil e, por isso, ele não acompanha nada que você posta.

E existem aqueles que não tem o menor interesse no seu conteúdo. Nesse caso, ele é ainda mais prejudicial.

Vamos nos lembrar que o Instagram possui um algoritmo próprio e que entrega conteúdo para você com base naquilo que você tem interesse. Isso é medido de acordo com o que você interage.

Portanto, se você possui muitos seguidores que não possuem menor interesse em seu nicho e o conteúdo que apresenta no seu perfil, seus posts, stories, vídeos, reels e afins, nunca chegarão a estas pessoas.

Isso acontece muito quando o perfil ou compra seguidores, ou participa de ações para ganhar seguidores em massa e sem um direcionamento de público, como aqueles grandes sorteios ou troca de seguidores.

Se você já fez isso (mesmo que tenha muitos anos!), você vai precisar de um bom trabalho limpando todo o seu perfil.

Por que os seguidores fantasmas atrapalham o alcance?

Se você possui um grande número de seguidores que não tem interesse em seu conteúdo, o Instagram não entregará seu  conteúdo para essas pessoas.

Agora imagine que você possui 1.200 seguidores, mas 800 pessoas não possuem qualquer tipo de interesse nos temas que você posta ou seu formato de conteúdo. Além disso, entre esses seguidores, existem 50 contas que são perfis desativados, de pessoas que já fazem, pelo menos, 6 meses que sequer entram no Instagram.

Sobram pouquíssimas pessoas que realmente possuem interesse naquilo que seu perfil posta e que estão ativas na rede social, mas ainda assim o Instagram já entendeu que seu conteúdo não é relevante para a maior parte dos seus seguidores e isso acaba com seu alcance.

Quanto menos pessoas tem interessadas naquilo que você posta, menos pessoas receberá seu conteúdo.

Por isso, vale muito mais a pena ter 500 seguidores que são engajados e fãs do seu conteúdo, do que ter 1.200 seguidores que nem mesmo recebem o que você posta.

Qual a solução, então?

Como remover seguidores fantasmas da sua conta

A única forma de você reverter isso é removendo os seguidores fantasmas da sua conta, especialmente começando por aqueles que possuem contas desativadas há anos, que são de outros países (e, portanto, não entendem seu conteúdo!) ou que, claramente começaram a te seguir apenas para você seguir de volta.

E existem algumas formas diferentes de fazer isso. Porém, algumas podem acabar piorando a situação do seu perfil.

Muitas pessoas usam recursos de aplicativos externos ao Instagram para fazer esse unfollow em massa. E aí tem dois problemas: tanto o login do seu perfil em um aplicativo fora do Instagram pode ser prejudicial para sua conta, quanto as ações em massa que são mal vistas pelo próprio Instagram e pode levar a punições para sua conta, como perda de alcance e até mesmo bloqueio de funções.

A melhor solução para quem deseja começar a remover os seguidores fantasmas é fazer isso manualmente e de um em um perfil.

E isso pode ser feito de forma muito simples:

  • Vá até a lista de pessoas que te seguem;
  • Ao lado do perfil que você deseja que não te siga mais estará a opção ‘remover’, clique nela e aquela pessoa deixará de ser um seguidor da sua conta.

Essa é uma ação que pode demorar bastante tempo, especialmente se você tiver um grande número de seguidores fantasmas. Mas recomendamos que você faça com calma e excluindo poucas contas por dia (em torno de 30, no máximo), para evitar bloqueios do próprio Instagram que derrubarão ainda mais seu alcance.

O que fazer depois de remover os seguidores fantasmas?

Muitas pessoas fazem esse processo de remoção de contas fantasmas e acreditam que isso será a solução absoluta para resolver o problema com o alcance.

Mas isso é uma grande ilusão!

Remover os seguidores fantasmas é apenas o primeiro passo de uma grande jornada que você tem pela frente para conseguir restaurar o alcance da sua conta e conectar a sua audiência com o seu conteúdo.

Não pense que, apenas por ter removido contas que não interagiam com seu perfil e não tinham interesse no que você postava, isso será suficiente para que a plataforma passe a entregar o que você posta aos outros seguidores.

Esse é um trabalho que é construído aos poucos de conectar pessoa a pessoa que te segue. E isso só será possível de ser alcançado através de produção de conteúdo de qualidade e com constância.

Portanto, após remover todos seus seguidores fantasmas, você precisa ter uma estratégia de conteúdo bem definida para ser executada, de modo que as pessoas que recebem seu conteúdo passem a encontrar valor nele e interajam.

Isso é o que fará o Instagram perceber que a sua conta possui uma relevância para a sua audiência, fazendo seus posts chegarem a mais pessoas, ser facilmente encontrado no explorar e outros recursos para aumento de alcance.

Uma mudança muito grande aconteceu no Instagram nestes últimos anos. No começo, a relevância de uma pessoa na rede social era medida pelo número de seguidores que ela possuia. Mas isso não faz efeito nenhum.

O que faz a diferença é ter pessoas que te seguem, mas que também comentam em seus posts, assistem seus stories, mandam mensagens para você e enxergam em você ou na sua empresa conteúdo que faz a diferença.

Quer entender como crescer no Instagram? Acompanhe nossas postagens.

 

Related Posts

Leave a Comment