As redes sociais se tornaram um dos principais meios de contato entre as empresas e o seu público, sendo necessário apostar na produção de conteúdos digitais personalizados para essa audiência virtual, com uso de templates e outras técnicas do formato digital.
Esse processo ocorre principalmente por causa do aumento cada vez maior desse público na internet, sendo necessário que as empresas se adaptem à essa nova realidade, indo ao encontro dos seus clientes nos locais onde eles se encontram.
Algo não muito diferente dos estabelecimentos comerciais presenciais, onde os empreendedores responsáveis por tais projetos necessitam apostar em estratégias de comunicação, como o uso de totens e fachadas chamativas em sua entrada.
Enquanto esses estabelecimentos físicos podem ter a sua organização visual otimizadas com o uso de um adesivo impresso ou outros artefatos similares, a coordenação de um site de vendas precisa de outro tipos de recursos, como a própria estrutura deste site.
O design, a acessibilidade do mesmo, entre outras artifícios são de grande importância para se contar com a visita dos seus clientes ao seu projeto comercial digital, e junto a isso existe também as ferramentas voltadas a presença dessa marca nas redes sociais.
Locais esses que se destacam por ser um ambiente de interação entre os mais diversos usuários, sejam eles clientes fiéis da sua empresa ou pessoas que estão em processo de conhecer as atividades da sua marca, e como a mesma pode solucionar seus problemas.
A questão é que diante o alto número de concorrentes presentes nessas plataformas, cada empreendimento digital precisa destacar a sua identidade visual, de forma a colocar em evidência o trabalho realizado por sua empresa, aumentando assim o seu reconhecimento.
Enquanto o uso de letra caixa pode ser responsável por destacar esse trabalho de posicionamento visual da empresa, na internet e nas redes sociais, esse exercício exige uma adequação visual maior, justamente o que pode ser conquistado com um template.
Como funciona um template?
As plataformas digitais oferecem cada vez mais facilidades para os empreendedores, permitindo que os mesmos possam comercializar os seus produtos e serviços dentro de um sistema otimizado de venda, onde é possível apresentar seu catálogo de produtos.
Isso não se resume aos próprios sites de venda de cada instituição comercial, mas passando também pelas redes sociais, que servem ainda como um grande apoio na área de comunicação, mas em alguns casos já trabalham com transações comerciais.
Ou seja, é permitido a um administrador de um perfil empresarial não só divulgar os seus produtos ali, como também colocá-los à venda diretamente para o seu público, trazendo uma grande praticidade para os seus clientes e consumidores em potencial.
Uma relação que permite um usuário que pesquise por “brindes corporativos personalizados” não apenas encontrar uma empresa que trabalhe com esse tipo de material, como realizar junto uma encomenda dos mesmo nessa única plataforma.
Facilidade essa que acaba por atrair um grande número de empresas para a internet, tornando as redes sociais em um local de grande disputa de atenção pelos usuários, seja por concorrentes diretos como indiretos.
Pois além dos empreendimentos comerciais disponíveis nesses ambientes, existem também os próprios usuários, que compartilham entre si um grande número de conteúdos, resultando na popularidade dos chamados influenciadores digitais.
Logo, para que a sua empresa se destaque ela precisa ter uma identidade própria, algo que a diferencia dos outros empreendimentos disponíveis nessas redes, conquistando assim a atenção dos usuários enquanto eles navegam na linha de tempo do seu celular.
Uma forma de se conquistar isso é com o uso dos templates, um formato especializado ao qual os produtores de conteúdo só precisam preencher com as informações referentes à sua marca, tendo assim um estilo constante em suas publicações.
É como se os templates agissem como rótulos adesivos, ou seja, um modelo específico a ser replicado nos mais diferentes produtos, destacando a sua originalidade ao mesmo tempo que os colocam próximos da linha comercial comercializada por uma marca.
Outra comparação possível é como uma moldura de um quadro. Uma associação ainda maior quando se pensa no Instagram, uma rede social que alcançou o seu destaque através do compartilhamento de imagens, sejam fotos ou conteúdos visuais diversos.
E sendo o Instagram uma das redes sociais de maior destaque na internet hoje, ele é um dos ambientes que mais atrai a atenção dos projetos comerciais, utilizando das suas ferramentas para se colocar disponível aos seus respectivos públicos.
Sendo então necessário adotar uma postura de publicações frequentes, de forma a manter uma comunicação constante com o seu público, e assim aumentar a percepção que os usuários têm sobre a sua marca, influenciando em sua possibilidade de compra.
Os templates também ajudam nesse sentido, permitindo a uma empresa com serviços de outsourcing impressão adotar essa produção em massa de conteúdos, tendo o apoio desses modelos especializadas na confecção desses materiais digitais.
Diante desse apoio que os templates trazem para a sua comunicação no Instagram, podendo ser usados na produção de conteúdo para feed ou até mesmo para a ferramenta stories, é importante saber como se planejar sobre a produção desses artifícios.
O planejamento de um template
Se a função de um template é facilitar e ao mesmo tempo destacar a identidade da sua marca, é importante então que essas ferramentas estejam alinhadas com a personalidade da sua marca com um todo, garantindo o destaque ao posicionamento da sua empresa.
Logo, é importante estar atento a alguns passos nesse sentido, como:
Definir a paleta de cores
Uma parte importante da identidade de uma marca são as cores utilizadas, existindo inclusive diversos estudos sobre o efeito que um tom específico pode apresentar ao público, como o branco em produtos de limpeza ou o preto em presente para empresas premium.
Escolher a tipografia
Junto das cores, é importante também escolher o tipo de fonte que melhor irá representar a identidade da sua marca. Algo tão importante que diversas empresas trabalham com a construção de uma tipografia exclusiva, e a mesma deve ser aplicada aos templates.
Selecionar recursos gráficos e filtros
Um bom template conta também com o uso de filtros e recursos gráficos, que dão destaque não só à identidade da sua marca, mas também responsável por trazer uma maior relevância para esses conteúdos disponíveis nas redes sociais.
Curadoria de conteúdos
Para que esses conteúdos alcancem esse destaque necessário, é preciso também escolher bem o tipo de conteúdo que será aplicado aos templates utilizados por uma empresa.
Pois assim com um porta-retrato, essas molduras precisam ter ao seu dispor de um conteúdo relevante para que esses templates de fato se mostrem relevantes ao público.
O tom correto de comunicação
Assim como um template se torna responsável por manter uma identidade visual nas publicações de uma marca no Instagram, é preciso para uma empresa de necessaires personalizadas se atentar também ao estilo de linguagem adotado por essa companhia.
Um tom formal, popular, técnico ou que melhor se adeque aos objetivos comerciais de uma empresa.
Após seguir esses passos e descobrir qual tipo de template melhor se adequa aos serviços do seu empreendimento, é necessário então saber como produzir esse tipo de conteúdo visual.
Produzindo um template
Apoiado por um planejamento visual de comunicação, a produção de um template torna-se muito mais simples, sendo possível inclusive comprar modelos prontos, a serem comercializados por diferentes empresas de design.
Até mesmo modelos gratuitos podem ser encontrados nessas plataformas, com menos recursos é claro, porém podem ser o suficiente para uma empresa que começa a atuar no mercado, sendo necessário apenas que esses modelos se adequem aos seus serviços.
Caso você opte por criar um template do zero, existem também diversos sites e plataformas que são de grande importância para a produção desses formatos, sejam com o apoio de formatos pré-estabelecidos ou com uma produção completamente autoral.
Entre essas ferramentas de edição se destacam:
- Canva;
- Adobe Photoshop;
- Mojo;
- Over.
Sendo necessário se adequar aos preceitos antes estabelecidos pela adequação à sua marca, e contar com um planejamento de publicação, para que esses templates, junto aos conteúdos ali presentes, cheguem com frequência ao público presente na internet.
Benefícios do uso das templates
A utilização de um template bem produzido pode ajudar uma marca a conseguir uma série de benefícios, podendo ser então utilizado para:
- Melhor o processo de identidade visual de uma marca;
- Lançamento de um novo produto;
- Criar uma série de conteúdos personalizados;
- Agilizar no ritmo de publicação.
Um conjunto de benefícios que pode ajudar uma empresa que comercialize produtos como sacola brinde corporativo a se destacar no Instagram, conseguindo assim uma maior atenção dos usuários presentes nessa rede, e por consequência disso o seu consumo.
Afinal, para que um perfil comercial se destaque em uma rede social, ele precisa ter um diferencial próprio, capaz de se evidenciar entre os seus concorrentes, e após isso, conquistar a atenção do seu potencial público consumidor.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.