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Saiba como fazer inbound marketing para Instagram

by simplegram

As redes sociais se tornaram o principal ponto de acesso entre as marcas e o público, principalmente por ser um ambiente muito frequentado por ambos, vide a praticidade da comunicação ali realizada. Sendo o Instagram uma boa opção, devido ao seu crescimento.

Assim como a variedade de estilos do público, a internet também trabalha com um número diversificado de redes sociais, cada uma apresentando características únicas, que podem ser adequadas para os objetivos de mercado de cada companhia.

Uma das finalidades trabalhadas pelo marketing é a definição das melhores estratégias para tornar o seu produto ou serviço em algo de conhecimento do público, dando início a um processo de compra, incluindo o usuário nesse encadeamento de ações comerciais.

Uma loja que vende fio paralelo para home theater, por exemplo, lida com diferentes públicos. Tanto o consumidor final, que busca esse dispositivo para o uso em seu aparelho de som, como para um comércio de soluções e reparo em aparelhos tecnológicos.

 Se conectar com essas audiências exige um certo direcionamento da loja, sabendo como apresentar uma comunicação ideal para ambos os públicos, com seus diferentes propósitos e interesses.

As redes sociais permitem que esse primeiro contato com o seu potencial consumidor seja realizado, iniciando-os no processo de compra idealizado pela empresa.

Uma das ferramentas de marketing a trabalhar esse intuito específico é o chamado inbound marketing, que atua com estratégias para realizar um processo de atração do cliente, apresentando sua marca, antes mesmo dos seus produtos e serviços.

Como funciona o inbound marketing?

O inbound marketing trabalha com estratégias focadas na atração do cliente, ou seja, em iniciar um contato com os indivíduos que apresentem algum tipo de percentual que indiquem a sua possibilidade de compra.

É o caso de uma empresa de aparelhos eletrônicos que trabalha com foco na área de segurança, atuando com câmera, sensores e dispositivos de biometria facial. Diante o aumento nos índices de violência, essa empresa busca expandir a sua atuação.

Dessa forma, a companhia busca não só continuar com os seus clientes já fidelizados, mas pretende adotar estratégias que a ajudem nesse processo de conquistar novos consumidores.

O inbound marketing pode operar nesse sentido, por meio de uma comunicação aberta, com a marca compartilhando matérias em seu site, ou postagens específicas em suas redes sociais, falando de temas relevantes ao setor de segurança.

Informar os índices de violência na região, falar sobre a importância de se adotar práticas de segurança, para assegurar a sua proteção e dos seus familiares, entre outros assuntos pertinentes, sem realizar uma propaganda clara dos seus produtos.

A produção desses conteúdos, junto da conexão do público a esses materiais, irá iniciar uma relação mais profunda entre o cliente e a empresa, despertando a sua atenção sobre a necessidade de consumir um produto relacionado ao qual a sua empresa trabalha.

A construção desses conteúdos exige um qualidade e diversidade, para que o visitante desses portais não se sinta pressionado ou afastado da sua companhia, diante uma matéria ofensiva ou mal produzida. Por outro lado, é preciso que esses conteúdos sejam vistos.

É aqui que entra a função das redes sociais, locais onde uma empresa de projetos eletricos comerciais consegue atingir um público específico, ou até amplo, dependendo dos seus objetivos, trazendo curiosidade do setor elétrico, por exemplo.

E o Instagram, por ser uma rede de grande público, que continua a crescer com as novas ferramentas de conteúdo que apresenta com certa frequência, apresenta-se como uma ótima opção para se iniciar esse processo de inbound marketing.

Usando o Instagram nas estratégias de conteúdo

Um dos objetivos do inbound marketing é inverter a relação tradicional entre as empresas e o público, isto é, fazer com que o consumidor vá ao encontro da marca, e não o contrário, como é feito por meio de anúncios na TV ou em veículos de grande audiência.

E isso começa pela definição do canal ideal para esse tipo de empreitada, com o Instagram se destacando como a melhor opção, vide a grande quantidade de usuários que apresenta, com diferentes características entre si.

Diversifique o seu conteúdo

Diariamente, o usuário do Instagram é exposto a um número enorme de informações e conteúdos nas redes, produzidos com frequência por diferentes empresas e também por outros usuários, que ali disputam a atenção deste usuário.

Para se destacar e não sumir antes que a página principal seja atualizada, o conteúdo produzido precisa conquistar a atenção completa do espectador, com algo original, que fuja dos conteúdos repetitivos que surgem nas redes.

Uma loja que trabalhe com a confecção de mochilas promocionais pode falar sobre a qualidade do produto, informar promoções, mas também trazer curiosidades sobre os seus serviços, a relação com clientes anteriores, até mesmo conteúdos de humor.

Uma variedade de postagens que deve utilizar também da pluralidade de ferramentas que o Instagram apresenta, como as postagens na página principal, os vídeos rápidos nos stories ou um conteúdo maior postado no IG TV. 

Interaja com o público

Se as redes sociais se destacam pela interação e facilidade de comunicação entre os usuários, o mesmo deve ser feito em relação às empresas e seu público. O atendimento virtual é importante, mas essa não é a única forma de se conectar ao público.

Responder os comentários dos seus seguidores incentiva uma maior interação deles com a marca, fortalecendo essa relação, mesmo que essa comunicação não esteja conectada aos objetivos comerciais da marca, como na divulgação de um produto.

Use boas hashtags

Ainda ligado a interação do público, a utilização de uma hashtag junto às suas postagens consegue aprimorar o nível de contato do usuário com o seu conteúdo, já que as hashtags agem justamente como um elemento de conexão entre diferentes assuntos.

Alguém que navegue na rede por meio da hashtag “#segurança” pode estar em busca de informações sobre o assunto ou até mesmo produtos e serviços que atuem nesse sentido.

Nesse caso, essa seria uma ótima oportunidade para uma fábrica de controle de acesso colocar-se presente ao assunto debatido, se expondo para usuários específicos. É recomendado o uso de no máximo três hashtag, para que o seu conteúdo não seja poluído.

Poste imagens de qualidade

O Instagram é um rede específica de conteúdos visuais, logo, é importante se adequar às exigências não só das plataformas, como dos seus usuários. Uma imagem de baixa qualidade pode destacar negativamente o seu perfil na rede.

Um empreendedor que trabalhe com a produção de chaveiro personalizado brinde deve se esforçar para sempre postar positivas do seu produto, assim como conteúdos visualmente chamativos, para chamar a atenção dos usuários.

Trabalhe com CTAs

O uso dos chamados CTAs (Call to Action) são importantes ferramentas do marketing, atuando nos anúncios publicitários, por exemplo. Mas eles também são indicados no compartilhamento de conteúdos diversificados.

Se a função do inbound marketing é levar o usuário até a sua marca, as frases de call to action atuam como o elemento de conversão nesse sentido, incentivando a leitura de conteúdo presente no próprio Instagram, como em redes terceiras.

Como um perfil industrial, que apresenta em uma postagem sobre o novo conteúdo disponível em seu blog, sobre as vantagens de se usar cola de bloco em suas construções. As frases “Leia mais” e  “Clique no link” atuam com esse propósito.

Os retornos do inbound marketing no Instagram

O uso do Instagram, como uma plataforma de comunicação, no processo de implementação das estratégias de inbound marketing à sua empresa resulta em diversos benefícios comerciais.

Mesmo não sendo o objetivo principal dessas ferramentas, mais focadas no propósito de atrair o público até a sua marca, existe um conjunto de vantagens a longo prazo, sendo muitas delas ligadas a exploração do potencial comercial da sua marca, tais como:

  • Maior engajamento do público;
  • Leads melhor aprofundados;
  • Posicionamento da marca;
  • Mensuração otimizada dos seus resultados;
  • Produção de conteúdo melhor segmentado.

São características que permitem que um usuário ao procurar por “refletor de led preço” seja direcionado não apenas a respostas diretas, mas também a conteúdos relacionados à qualidade deste produto, o que pode interferir no seu processo de compra.

E é a partir desse contato mais personalizado, identificando as necessidades do público antes mesmo de apresentar os seus produtos ou serviços, pode influenciar positivamente na futura decisão de consumir especificamente com a sua empresa.

As redes sociais são grandes parceiras dos processos de comunicação, principalmente por apresentarem um ambiente de convívio comum entre o público e as empresas, independente do seu tamanho ou da sua área de atuação.

E o Instagram se destaca pelos seus grandes índices de interação entre os usuários, sendo uma rede social que abrange um público cada vez maior. Tanto de consumidores como de entidades comerciais.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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