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Stories: 5 formas de produzir conteúdo de qualidade

by simplegram

O story é a ferramenta mais poderosa para qualquer perfil no Instagram. Quem produz stories diariamente conta com uma série de benefícios em seu perfil: uma audiência mais conectada a você, maior alcance, mais fidelização do seu público, mais chances de ser visto e lembrado…

Ou seja, tudo que todo mundo busca quando está produzindo conteúdo no Instagram.

No entanto, não é qualquer story que consegue atingir esse objetivo. Afinal, fazer stories todo mundo faz. Mas o diferencial está justamente naquilo que você consegue entregar em uma foto, uma frase ou um vídeo de apenas 15 segundos.

Você precisa aprender a produzir conteúdo de valor! E esse é o desafio que impede muitas pessoas de conseguirem esses benefícios com a produção dos stories.

Além disso, a produção de conteúdo nos stories precisa ser contínua, afinal o conteúdo lá se perde em 24 horas.

Para superar esse obstáculo, nós preparamos 8 dicas de formas de produzir conteúdos variados nos stories e que tem qualidade para a sua audiência, seja você uma loja, um produtor de conteúdo, ou qualquer outra categoria. O importante é entregar o que seus seguidores desejam: o seu diferencial!

1.   Bastidores nos Stories

Os bastidores são aquilo que você não mostra no feed. É a parte de dentro do seu negócio, os desafios, sem o glamour e a realidade.

Isso é uma das coisas que as pessoas mais gostam de ver! E é possível adaptar para todo tipo de perfil.

Se você tem uma loja, você pode mostrar sobre a produção/confecção do seu produto, os desafios da rotina administrativa, o envio dos produtos, entre outras coisas.

Se você trabalha como uma autoridade, “vendendo” mais a sua imagem (como é o caso de influenciadores e criadores de conteúdo), vale a pena mostrar seus momentos do dia: o que faz de manhã, quais são os desafios do seu dia (e como você supera eles!) e conectar as pessoas com essa versão mais gente-como-a-gente, que traz aproximação do público com você.

Tudo isso é muito válido e as pessoas amam ver! Elas gostam de sentir que fazem parte do seu dia – e isso faz toda a diferença!

Mas cuidado! É importante ter uma visão criteriosa e saber escolher quais partes dos bastidores deve mostrar.

É legal expor aquilo que agrega as pessoas que assistem, e não apenas encher a barrinha de stories com as partes mais chatas do dia e que não desperta curiosidade na audiência.

2.   Dica rápida nos Stories

Isso é bem simples e você precisa fazer apenas 1 vez por dia para obter bons resultados.

Basicamente, a dica rápida é aquele momento que você aparece para dar uma dica de ouro para seus seguidores.

Não precisa ser nada elaborado, mas uma informação que você acha que eles ainda não têm e que pode ajudá-los.

Para uma loja ou uma empresa, vale a pena compartilhar uma dica que esteja relacionado ao produto que você vende ou ao tipo de serviço que você presta.

Esse é um tipo de conteúdo que faz as pessoas compartilharem seus stories e interagir na DM. Então, vale a pena apostar!

3.   Enquetes nos Stories

Quanto mais você usa enquete e sua audiência interage com elas, mais o Instagram vê seu conteúdo como valioso e passa a entregá-lo para mais pessoas.

O melhor de tudo que existem diversas formas: pode apostar nas enquetes de duas opções, na caixinha de perguntas, nos testes…

E é um ganho duplo: você aumenta seu alcance e ainda consegue entender quais tipos de assuntos e conteúdos as pessoas mais gostam de interagir em seus stories.

E quanto mais criativo você for, mais as pessoas vão gostar de interagir!

4.   Histórias

Acredite no poder de uma boa história para prender a atenção das pessoas! E aposte isso nos seus stories pelo menos algumas vezes por semana.

Comece já nos primeiros 5 a 10 segundos atraindo a atenção da pessoa com uma frase marcante, como “nunca contei isso na internet antes” ou “vocês não vão acreditar no que aconteceu comigo”, por exemplo.

Capture a atenção das pessoas e em seguida entregue uma história que faça a pena acompanhar sem pular os stories.

Para isso:

  • Evite ser prolixo;
  • Evite usar várias vezes as mesmas expressões, como “gente, gente, gente”, “aí… aí… aí… “, ou pior ainda, ficar repetindo várias vezes “é… então… aí… é….”;
  • Faça no máximo 6 stories!

Fazendo isso com frequência, e compartilhando histórias interessantes, as pessoas vão passar a se conectar com você e ansiar por esse momento em que você se abre nos stories e compartilha histórias reais da sua vida ou empresa.

5.   Responda às pessoas

Essa dica é valiosa para quem deseja construir uma autoridade no Instagram e ao mesmo tempo ter uma conexão maior com os seguidores. E o melhor de tudo que você pode alinhar isso às estratégias anteriores.

Você pode mostrar seus bastidores e abrir uma caixinha de perguntas para as pessoas tirarem dúvidas ou perguntarem suas curiosidades.

Ao responder essas perguntas, você mostra à audiência que você gosta de conversar, que as pessoas podem falar diretamente com você e aumenta também seu engajamento e relevância na plataforma.

Da mesma forma, ao contar uma história, ou ao mostrar um produto/ serviço seu.

Se está estudando sobre o tema e compartilhou isso, pode abrir uma caixinha para tirar dúvidas. E isso pode ir sendo adaptado de acordo com a sua estratégia. Mas uma coisa é certa: quanto mais pessoal for, mais as pessoas têm interesse e curiosidade.

Pessoas se conectam com pessoas e se você deseja ter uma presença marcante na sua rede social você precisa apostar nisso.

Conteúdo de valor se aprende fazendo. E acredite: no começo você vai se sentir meio sem jeito, vai achar que não é tão criativo e que não consegue entregar boas ideias. Mas tudo isso pode ser transformado apenas com uma coisa: prática.

Quanto mais fizer (e observar as respostas que a sua audiência dá – lembrando que a falta de respostas também é uma resposta!), melhor você será.

Por isso, não tenha medo e se jogue. A melhor forma de você marcar a sua presença nas redes sociais é entregando aquilo que as pessoas esperam receber quando clicaram em te seguir. Faça valer a pena cada follow que recebeu.

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