O Instagram é uma ótima ferramenta para manter seus clientes atualizados sobre o seu negócio. Ela facilita a postagem de fotos e vídeos para gerar engajamento para sua marca e aumentar o seu reconhecimento.
No entanto, apesar dos benefícios do Instagram para empresas e indivíduos, eles lançaram uma atualização em seus Termos de Uso em 2020, que deixou alguns usuários preocupados.
Ler uma longa lista de termos pode ser muito chato. No entanto, saber o que você pode ou não pode fazer é fundamental para as boas práticas do uso da ferramenta, caso você a use para fins comerciais, como para uma consultoria de TI para pequenas empresas.
Além disso, é extremamente útil para manter o uso em conformidade.
Antes de checar o que os Termos de Uso do Instagram estipulam, vamos conferir as utilidades e limitações desse documento.
O que são Termos de Uso?
Os Termos de Uso, às vezes chamados de “Termos de Serviço” ou “Termos e Condições”, são uma forma de você definir regras e regulamentos. Caso sua empresa de conexões hidráulicas tenha uma conta comercial no Instagram, eles são direcionados para os visitantes que o acessam.
É também uma forma de proteger o seu negócio, limitando a responsabilidade se um cliente o levar a tribunal. Embora não haja nenhum requisito legal real para definir os termos e condições de uso do seu site, você pode considerar a criação de alguns para proteção legal.
Nem todos os negócios seguirão o mesmo formato. Os Termos de uso de uma empresa de coleta de solo será diferente para um aplicativo de jogo.
Eles, assim, podem variar dependendo de vários fatores, incluindo o tipo de negócio que você está operando ou a natureza do seu site.
Um contrato de Termos de Uso é um documento legal. Se você administra um site, aplicativo ou praticamente qualquer outro tipo de serviço, um contrato de Termos de Uso pode ajudá-lo.
Componentes básicos dos Termos de Uso
Embora possa haver diferenças, os Termos de Uso de muitos sites contêm estes elementos básicos, como:
- Limitação de responsabilidade;
- Uso permitido;
- Direito autoral;
- Política de Privacidade.
A limitação de responsabilidade é um aviso de isenção de responsabilidade que afirma que você não pode ser responsabilizado por quaisquer erros no conteúdo do seu site de projetos ambientais.
Se o seu site permite que os visitantes publiquem conteúdo, você deve ter uma linguagem que limite sua responsabilidade por postagens depreciativas ou ofensivas de terceiros.
Já o uso permitido estabelece regras destacando se os usuários têm ou não permissão para acessar e usar o conteúdo do seu site (ou seja, texto escrito, gráficos, dados, imagens, logotipos, videoclipes etc…
Quanto ao direito autoral, ele serve para proteger seu conteúdo e sua identidade da marca de sua empresa de transdutor de pressão.
Já a política de privacidade, por fim, explica como as informações coletadas seriam usadas ou não por sua empresa. O Instagram quer que seus visitantes se sintam seguros em seu site, especialmente se eles fornecerem informações privadas.
Termos de Uso é um requisito legal?
A criação de um contrato de Termos de Uso não é um requisito legal. No entanto, um contrato de Termos de Uso é uma maneira simples e eficaz de ajudar sua empresa de serviço de calibração a evitar problemas legais e, portanto, é altamente recomendado, independentemente de não ser obrigatório.
Termos de Uso vs. Política de Privacidade
Um acordo de Termos de Uso é muito diferente de uma Política de Privacidade .
Uma Política de Privacidade é uma forma de notificação que explica as maneiras pelas quais o Instagram processa informações pessoais.
Uma Política de Privacidade é um requisito legal para quase todas as empresas que operam um site ou serviço online sob leis como o Regulamento Geral de Proteção de Dados.
Direitos do Instagram sobre seu conteúdo
O Instagram descreve em seus Termos de Uso que quando você usa o serviço deles (ou seja, faz upload de fotos e vídeos), você concede a eles uma “licença mundial não exclusiva, isenta de royalties, transferível, sublicenciável, para hospedar, usar, distribuir, modificar, executar, copiar, executar ou exibir publicamente, traduzir e criar trabalhos derivados de seu conteúdo (de acordo com sua privacidade e aplicação definições).”
Isso quer dizer que, essencialmente, sempre que você envia uma foto ou vídeo para o Instagram, eles têm uma licença para usar esse conteúdo da maneira que quiserem.
Se eles realmente amam uma de suas fotos e querem usá-la em um anúncio, eles podem fazer isso e não precisam pagar nada pelo uso desse conteúdo. Esta licença termina quando você excluir sua conta ou suas fotos.
No entanto, embora eles possam usar seu conteúdo, eles não reivindicam a propriedade do mesmo.
Desativação de conta
Os novos Termos de Uso do Instagram também incluem algumas novas regras sobre a desativação de contas.
Eles afirmam que, para usar o Instagram, “[eles] não devem ter desativado sua conta anteriormente por violação da lei ou de qualquer uma de nossas políticas”.
Isso significa que, se você já teve uma conta desativada por violar qualquer uma das políticas do Instagram e eles descobrirem que você configurou uma nova, eles podem desativá-la e você pode ser banido da plataforma.
Suas curtidas podem não ser privadas
Há uma seção na atualização dos Termos de Uso do Instagram que define o que eles podem fazer quando você curte ou segue postagens de uma empresa divisora de massa ou contas patrocinadas, por exemplo.
Eles afirmam que podem usar seu nome, sua foto de perfil e informações sobre suas curtidas e seguidores “ ao lado ou em conexão com contas, anúncios, ofertas e outros conteúdos patrocinados que você segue ou com os quais se envolve”.
Portanto, se você gostar de uma postagem patrocinada, ela pode aparecer para seus amigos e dizer a eles que você se envolveu com essa postagem.
Dados de seu telefone
Nos novos termos do Instagram, eles podem usar suas informações de GPS, usar sua câmera, usar seu microfone, usar seus aplicativos, ver os contatos de sua família e amigos e usar essas informações para benefício próprio e não seu.
Se você não concordar com os termos de uso e a política de dados, não poderá usar o aplicativo. Se você concorda com este em particular, você está abrindo mão de muitas das suas informações.
A empresa pode coletar o conteúdo e a comunicação que você fornece por meio de transações em seu aplicativo, eles podem encontrar seu número de telefone e todos os dispositivos em sua rede. Funciona como um controlador de acesso.
Essencialmente, você está permitindo que o Instagram rastreie você em aplicativos, incluindo sites que você visita, incluindo histórico de pesquisa. Uma vez que eles tenham os dados, você não pode controlar o que eles decidem fazer com eles e você não pode recuperá-los.
Para sua segurança, você deve saber o que realmente está acontecendo e tomar uma decisão se deseja continuar usando o aplicativo.
Práticas proibidas
Este conteúdo não deve ser incluído em postagens, anúncios, imagens, vídeos ou em qualquer outro lugar da plataforma:
- Compra e venda de armas de fogo;
- Jogos de azar on-line;
- Conteúdo sexual;
- Discurso de ódio;
- Venda de animais vivos;
- Produtos financeiros que prometem riqueza ou ganhos;
- Chantagear ou assediar alguém;
- Ameaças de danos físicos, danos financeiros ou vandalismo;
- Discussões sobre automutilação;
- Promoção de distúrbios alimentares ou excesso de dieta.
Se você postar qualquer um desses, é isso que você provavelmente terminará tendo sua postagem removida ou conta bloqueada em caso de insistência e regularidade em publicações desse tipo.
Você não pode discriminar ou incentivar a discriminação contra pessoas com base em atributos pessoais, como raça, etnia, cor, nacionalidade, religião, idade, sexo, orientação sexual, identidade de gênero, status familiar, deficiência ou condição médica ou genética.
Os anúncios de informações de saúde não devem solicitar informações de saúde, incluindo saúde física, saúde mental, tratamentos médicos, condições médicas ou deficiências.
Você não deve solicitar informações financeiras, incluindo números de contas bancárias, números de roteamento bancário, números de cartão de crédito ou débito, pontuação de crédito, renda, patrimônio líquido ou quanta dívida alguém tem.
Você não deve usar opções de segmentação para discriminar, assediar, provocar ou depreciar usuários ou se envolver em práticas de publicidade predatórias.
E isso definitivamente vale para as eleições. Quando se trata de publicidade eleitoral, as permissões especiais devem ser solicitadas com bastante antecedência e a identidade do usuário verificada.
Então, o que tudo isso significa?
Depois de ler tudo isso, você ainda pode não ter certeza do que significam as políticas atualizadas do Instagram.
Essencialmente, isso significa que a experiência do usuário não mudará muito. Sim, o Instagram terá uma licença para usar seu conteúdo – no entanto, para a maioria de nós, isso não fará diferença.
Mesmo que o Instagram tenha licença para usar seu conteúdo, a probabilidade de eles agirem sobre ele é muito pequena.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.