Home Instagram [TUTORIAL] Como agendar posts Instagram pelo Facebook

[TUTORIAL] Como agendar posts Instagram pelo Facebook

by simplegram
0 comment

Um dos desafios para criadores de conteúdo é a falta da opção de agendar posts Instagram diretamente pelo aplicativo.

Por muito tempo, os criadores usavam aplicativos terceiros (ou seja, que não eram originais do Instagram/Facebook) como único recurso para terem suas publicações agendadas no dia e horário desejado.

De fato, ter a possibilidade de agendar os posts é muito importante para manter uma criação de conteúdo consistente. Afinal, não é todo dia e toda hora que estamos disponíveis para criar uma publicação e postá-la no momento ideal.

Mas, há algum tempo, o Facebook criou uma possibilidade muito simples e que facilita a sua vida: o Estúdio de Criação.

Vamos aprender como você pode agendar os posts do Insta por esse recurso do Facebook e nunca mais perder um post por não ter conseguido postá-lo no momento desejado.

Estúdio de Criação do Facebook

O Estúdio de Criação do Facebook é um recurso criado que serve para administrar a criação de conteúdo tanto das fanpages do Facebook, como dos perfis de Instagram que você administra.

Tudo que você precisa fazer é acessar o endereço https://business.facebook.com/creatorstudio/home e conectar a sua conta do Instagram.

No topo da página, aparece a opção de gerenciar as páginas do Facebook  ou do Instagram. Basta clicar no ícone do Instagram para acessar esse recurso.

Você também pode gerenciar a criação de conteúdo de dezenas de contas, de forma bem simples. Basta conectá-la a essa sua conta do Facebook.

Para agendar um post é bem simples: acesse a opção “criar publicação”, escolha a conta na qual você deseja agendar o post e crie seu conteúdo.

Dentro dessa página você pode adicionar todos os recursos desejados: colocar hashtags, legenda, subir a foto, marcar pessoas na foto e ainda colocar a localização.

Por fim, você irá na seta que fica ao lado de “publicar” e escolher a opção de agendamento. Ali, você seleciona a data desejada para o agendamento do post, assim como o horário.

Depois disso é só salvar e o seu posts será publicado no dia e horário escolhido!

Além de postagens comuns, é possível também agendar pelo Estúdio de Criação vídeos para o IgTV, postagens de video e carrossel.

Lá no Estúdio de Criação você consegue criar um calendário de publicações e visualizar todos os posts agendados em formato de calendário, conferindo assim quais dias você terá conteúdo sendo publicado.

Isso facilita muito a organização dos seus conteúdos!

Insights do Estúdio de Criação

Um bônus do Estúdio de Criação é a possibilidade de você também avaliar o quadro geral de engajamento e alcance da sua conta.

Na sessão “insights” você consegue acessar as publicações realizadas durante determinado período, e todas as interações realizadas: ações na conta, visitas ao perfil, visitas ao site, assim como as contas alcançadas e o total de impressões dos posts.

É um recurso simples, mas muito importante para estar de olho, especialmente quando estiver planejando os próximos conteúdos. Assim, você pode observar quais são as melhores estratégias a serem repetidas no perfil.

Por que você deveria agendar seus posts

Um dos critérios essenciais para quem deseja crescer no Instagram é produzir conteúdos de qualidade, que agreguem valor à audiência, e também de forma constante.

Não basta em uma semana produzir conteúdo diariamente e no restante do mês postar apenas a cada 6 dias, por exemplo.

No entanto, nós sabemos que não é todo dia que temos aquela criatividade para pensar e elaborar uma postagem de qualidade. E, é claro, não é todo dia que temos o tempo disponível para fazer isso.

Além disso, imprevistos podem acontecer. Você pode ficar sem conexão, sem internet ou acabar até mesmo esquecendo de postar na melhor hora.

Por isso, agendar publicações é o melhor recurso para quem deseja ser um criador de conteúdo na plataforma e conquistar a audiência com a fidelidade de obter o conteúdo sempre no dia e hora combinado.

No entanto, fique atento: aproveite que o próprio Facebook disponibilizou uma plataforma para isso e a utilize. Vamos explicar abaixo os riscos de usar outros aplicativos para cumprir essa função.

Risco de usar apps terceiros para agendar os posts

Com certeza você já percebeu que o Instagram está sempre se atualizando e adotando possibilidades para os usuários.

Cada vez que ele percebe que os usuários precisam de um outro aplicativo para determinadas funcionalidades, eles vão lá e adicionam essa funcionalidade no sistema deles. Ou lançam um aplicativo desenvolvido pelo Facebook para suprir essa necessidade.

Acontece que o Instagram não gosta que você precise usar outros apps para fazer algo que você pode fazer por um sistema deles. Inclusive, há boatos de que usar esses outros aplicativos de gerenciamento acabam com o alcance de uma conta.

Isso vale para tudo, desde os aplicativos de agendamento de publicações, até aqueles que as pessoas usam para conferir quem deu unfollow em sua conta.

Fuja de tudo isso!

Além de correr o risco de perder o seu alcance, esses apps também podem acabar roubando os dados da sua conta ou até mesmo realizando ações sem a sua permissão (seguindo ou deixando de seguir pessoas!).

Ou seja, não vale a pena, né? Especialmente quando você já possui uma plataforma bem simples e de confiança para agendar suas publicações sem erro, como é o caso do Estúdio de Criação.

Agendar as publicações do seu perfil é algo muito simples e que demora pouco tempo para fazer (basicamente, o mesmo tempo que você gastaria deixando para postar na hora). Mas que ajuda muito na administração da sua conta!

Se você tem uma empresa, loja ou marca, isso se torna indispensável. E o melhor de tudo: você nem precisa pagar outras plataformas para fazer isso, como muitas pessoas ainda fazem sem necessidade.

Se você está começando a trabalhar com a criação de conteúdo online, saiba que esse recurso vai te ajudar muito. Não abra mão de manter uma rotina organizada ao entregar conteúdo de qualidade para o seu público.

Related Posts

Leave a Comment