A busca interna do seu site revela o comportamento do consumidor e ajuda a gerar muito mais insights estratégicos para o seu negócio. Empresas muitas vezes focam em melhorar o ranking nos mecanismos de busca para atrair novos usuários, mas esquecem de clientes já existentes no site.
Analisar as pesquisas internas pode ajudar a entender o comportamento desses usuários e confirmar se o conteúdo oferecido atende às expectativas, além de descobrir novas oportunidades.
As pesquisas também ajudam a melhorar o posicionamento orgânico das principais palavras-chave, fornecendo informações valiosas sobre a intenção de busca do usuário e as necessidades do cliente.
É importante se preocupar não apenas com o ranking nos mecanismos de busca, mas também com a experiência do usuário dentro do site.
Para garantir um bom posicionamento nos mecanismos de busca, um profissional de SEO precisa entender as diretrizes de qualidade e atender às necessidades do público-alvo.
Embora a taxa de rejeição não seja um fator direto de ranqueamento, sites com uma taxa alta ou crescente não conseguem manter posições de destaque, pois o algoritmo entende que o site não oferece as respostas certas às perguntas dos usuários.
Por isso, é importante não ignorar a intenção de busca do usuário e garantir que seu site de pintura eletrostática valor atenda às suas necessidades.
Para ajudá-lo nesse processo, vamos ensinar hoje uma técnica extremamente eficaz para a geração de insights sobre o que o seu público deseja encontrar no seu site: a análise de buscas internas.
Essa análise permite entender melhor as necessidades e desejos dos usuários, o que pode ajudar a melhorar a experiência de navegação e, consequentemente, o posicionamento do site nos mecanismos de busca.
O que é busca interna?
É comum utilizarmos a ferramenta de busca interna em sites de e-commerce ou em sites que já acessamos antes em busca de um conteúdo específico.
Ao contrário da busca convencional no Google, a busca interna é realizada dentro do próprio site, limitando-se apenas ao que está publicado no site.
Esse recurso não só melhora a experiência do usuário, permitindo que ele encontre as informações desejadas facilmente, mas também pode ser uma ferramenta poderosa para analisar as intenções dos usuários.
O campo de busca interna é uma forma de elevar o padrão de qualidade da experiência do usuário e obter insights valiosos para aprimorar o conteúdo de seu site de serviço de caldeiraria.
A busca interna e a compreender da intenção de busca
Você já pensou como a página de resultados do Google pode ser usada para entender as intenções de busca dos usuários?
Utilizando dados como SERP features e a disposição das informações na página, é possível compreender o que a maioria dos usuários busca ao pesquisar por determinadas palavras-chave.
Da mesma forma, é possível realizar uma análise semelhante utilizando os dados das buscas internas de um site, ainda que em menor escala.
Por exemplo, se um site sobre investimentos e educação financeira identifica um grande volume de buscas para “bitcoin”, isso indica que os leitores desejam informações sobre essa moeda específica e estão procurando por elas dentro do site.
Se um site possui um conteúdo extenso e completo sobre bitcoin, como um guia definitivo, aumentam as chances do usuário permanecer na página. Caso contrário, o site perde a oportunidade de oferecer a melhor experiência ao usuário.
A lista de termos mais pesquisados dentro de um site de mancais para rolamentos é valiosa, especialmente em sites de conteúdo e e-commerce, pois indica os desejos dos usuários e mostra que eles desejam satisfazê-los no próprio site.
Mas como encontrar e avaliar esses termos da melhor maneira? Vamos aos passos necessários para isso!
Comece configurando o Google Analytics
Para realizar a análise das buscas internas de um site, é necessário ter acesso aos dados dessas buscas.
O Google Analytics é uma das ferramentas mais utilizadas para coletar essas informações. É importante que a configuração do Google Analytics esteja atualizada e que o tagueamento esteja correto para que os dados sejam precisos e relevantes.
Uma vez que a configuração esteja correta, os termos pesquisados pelos usuários podem ser encontrados no menu lateral do Google Analytics, na seção “Pesquisa Interna”, que está localizada em “Comportamento”.
A partir desses dados, é possível identificar as necessidades e interesses dos usuários e, assim, melhorar a experiência do usuário no seu site de bandeirola de sinalização.
Visualize os principais termos e entenda o que eles expressam
Ao analisar uma lista de termos de pesquisa de um site, é possível obter várias interpretações sobre as necessidades e interesses dos usuários. No entanto, a interpretação mais objetiva é baseada nos termos mais buscados e relevantes para o público-alvo.
Por exemplo, imagine que um site se dedica a fornecer informações sobre marketing e SEO.
Ele identifica que os usuários estão buscando informações sobre conteúdo, marketing de conteúdo e SERP features, a maneira mais rápida e eficaz de atender a essas necessidades é produzir conteúdo relevante para esses temas.
No entanto, é importante avaliar se esses temas estão alinhados com os objetivos e interesses do negócio antes de investir tempo e recursos na produção de conteúdo sobre esses assuntos.
Ao analisar a lista de termos de pesquisa de seu site de confecção de camisetas personalizadas, é possível perceber que os termos mais buscados estão relacionados ao mesmo assunto, como conteúdo, por exemplo.
Essa observação pode indicar que os usuários estão enfrentando dificuldades em relação a esse aspecto da otimização do site, ou que eles desejam se tornar especialistas nesse assunto.
É importante considerar essas informações ao produzir conteúdo para o site e oferecer soluções relevantes para as necessidades e interesses do público-alvo.
A partir da análise da lista de termos de pesquisa do site, podemos concluir que os usuários mais interessados são profissionais de marketing, e-commerce ou SEO.
Além disso, mesmo que o site não se posicione como uma agência especializada em mídias sociais, há usuários buscando informações sobre ele no Facebook.
Para obter análises mais produtivas, é recomendável que outros membros da equipe participem desse processo, pois a exposição de ideias diferentes pode levar a novas possibilidades.
Depois que sua empresa de manutenção preventiva considerar todas as interpretações possíveis, é hora de seguir para a próxima etapa.
Separe os termos em conteúdos existentes e inexistentes
Ao separar os termos de pesquisa que trazem resultados dos que não trazem resultados, é possível identificar quais tipos de conteúdo e produtos já estão disponíveis no site e quais não estão.
Essa análise permite entender as demandas dos usuários e avaliar se o site está atendendo às suas necessidades.
Caso alguns termos de pesquisa não tragam resultados e não existam produtos ou conteúdos relacionados, isso pode ser uma oportunidade para produzir novos conteúdos e produtos que atendam às necessidades dos usuários.
É importante avaliar a viabilidade dessas novas produções e o impacto que elas podem ter nos objetivos do site e da empresa.
Além disso, é recomendável realizar essa análise periodicamente para garantir que o seu site de tratores usados esteja sempre atualizado em relação às necessidades dos usuários.
Construa sua persona pensando com base no que ela busca
Embora a busca interna do site seja uma fonte valiosa de insights, entender o comportamento do usuário fora do site também é importante.
Para isso, é fundamental mapear a jornada do consumidor do nicho em que o site está inserido, a fim de construir uma persona baseada em seus desejos e comportamentos.
Ter uma persona bem definida ajuda a entender exatamente para quem você está falando e permite o desenvolvimento de uma comunicação mais assertiva e eficaz.
Compreender o comportamento do usuário fora do site é essencial para criar uma experiência completa e satisfatória para os usuários, que se sintam compreendidos e atendidos em todas as suas necessidades e expectativas.
Defina suas estratégias de SEO com os termos mais buscados
A pesquisa de palavras-chave é uma etapa fundamental para um bom planejamento de SEO, mas a pesquisa dos termos de busca interna também possui grande valor estratégico.
Antes de otimizar as páginas de entrada mais acessadas, é importante considerar esses termos como termômetros, que indicam as necessidades e interesses dos usuários. Essa lista pode até mesmo alterar a percepção das páginas mais importantes do site.
Se a página de vendas principal não é a mais buscada pelos usuários internamente, por que não avaliar outros aspectos dessa página e, quem sabe, substituí-la?
É importante considerar todas as informações disponíveis para tomar as melhores decisões estratégicas para sua empresa de alarme residencial com sensor de presença e atender às necessidades dos usuários de forma eficaz.
Conclusão
A intenção do usuário é um indicador que pode variar de acordo com diversos fatores e, por isso, é considerado um dos conceitos mais complexos em SEO.
Entender exatamente o que o público busca e ser capaz de se adaptar às suas mudanças tem sido fundamental para o sucesso do comércio eletrônico em todo o mundo.
Com o recurso apresentado hoje, esperamos contribuir para que você e seu negócio possam ter mais sucesso em reter seus clientes e, assim, fornecer um serviço cada vez melhor.
É importante estar sempre atento às necessidades do público e estar disposto a se adaptar para atendê-las da melhor forma possível.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.