Os cookies por muito tempo foram uma das estratégias mais utilizadas pelos sites, pois através deles as empresas reconheciam com quem estavam falando e direcionam suas estratégias, entretanto esse cenário promete ser mudado com as mudanças.
O Google recentemente anunciou que seu navegador Chrome não dará mais suporte aos cookies de terceiros, fazendo com que através disso a indústria do marketing começasse a refletir sobre diversas questões.
Como os cookies eram uma das estratégias utilizadas há muito tempo pelas empresas, com essa nova era sendo estabelecida o marketing digital dos negócios tem considerado como eles vão atuar e impactar seu público diante dessa mudança.
Afinal de contas, não é um desafio fácil conseguir aumentar a privacidade dos consumidores e ao mesmo tempo ter ganhos consideráveis ao se tratar das campanhas de publicidade e ações que são estabelecidas.
Por isso, para que seu site voltado a manutenção de aquecedor harman se mantenha em ascensão e com resultados positivos, saber tudo sobre essa nova era é necessário e tende a fazer toda a diferença em relação às suas estratégias.
Pensando nisso, hoje iremos falar justamente sobre essa nova era do Google, evidenciando o que são os cookies, o que são os cookies de terceiros, sua funcionalidade estratégica, aplicações no marketing digital e principalmente o porquê do Google buscar desativá-los.
O que são os cookies?
Os cookies através se caracterizam como um pequeno código salvo em seu dispositivo que faz com que através dele os sites reconheçam quem é você.
Na prática esse recurso é utilizado através dos sites com o objetivo de lembrar as informações da visita para facilitar o próximo acesso e gerar experiências cada vez mais positivas.
Além do mais, esse recurso é tão recorrente diante do meio digital que ao acessar informações sobre um piso laminado eucafloor preço ou até mesmo sobre tendências da tecnologia, com certeza os cookies estarão estabelecidos nas páginas de entrada dos sites.
Os cookies são essenciais diante do marketing digital das empresas, pois eles permitem com que se crie uma experiência ao público cada vez mais positiva e uma interação e fidelização únicas.
Por isso, devido às funcionalidades e aplicações dos cookies, é recorrente que eles sejam utilizados para lembrar o idioma preferencial do usuário ou até mesmo para apresentar anúncios que sejam mais relevantes para cada pessoa.
Entretanto, diante da preocupação com a privacidade dos usuários, ainda se discute muito sobre a utilização dos cookies e se realmente eles devem ser utilizados nos sites.
Até mesmo por esse fato, o Google pretende desativar os cookies de terceiros levando em consideração a segurança dos usuários e principalmente as experiências de cada pessoa que acessa a plataforma.
O que são os cookies de terceiros?
Os cookies de terceiros, para que fique bem claro, são aqueles utilizados por outros sites que não são os donos do domínio, ou seja, eles utilizam de outro site para reter informações e para entender os perfis dos públicos que foram convertidos nos anúncios realizados.
Um exemplo para que fique claro em relação a esses cookies é quando você encontra uma publicidade, por exemplo, de uma locação de andaimes preço dentro de um site de notícias.
Os cookies deste site não pertencem ao site de notícias, por isso são caracterizados como terciários.
Nesses casos, até mesmo bem comuns diante do meio digital, os cookies são utilizados para que as empresas consigam entender quem acessou seu site a partir dos banners e campanhas que são exibidas através de outros endereços.
Além do mais, os cookies de terceiros também são utilizados para entender o perfil do público que consumiu o anúncio em questão e o comportamento online deste, gerando para as empresas estratégias cada vez mais assertivas.
Por essas razões, os cookies permitem aos sites publicidade direcionada, pois através dos cookies de terceiros os anunciantes podem saber o que você está fazendo em vários sites.
Sendo assim, você pode estar em um site totalmente diferente do que você estava consumindo, vendo informações sobre uma locação de caçamba de entulho que os cookies de terceiros saberão o que você estará fazendo.
Entretanto, por ter como sua característica saber aquilo que o público está fazendo através das suas navegações, os cookies de terceiros podem acabar comprometendo a privacidade do público e a sua experiência.
Uma prova disso é que algumas extensões permitem ao público bloquear os cookies de terceiros, e mais recentemente os próprios navegadores têm oferecido essa função e tem feito com que as pessoas se encontrem mais difícil de serem rastreados.
Porém algo que deve ser destacado é que os cookies dos próprios sites continuarão funcionando normalmente, só realizando essa ação de bloqueio para os cookies de terceiros.
Aplicações dos cookies de terceiros no marketing digital
Por mais que os cookies de terceiros possam significar um possível risco à privacidade do público, eles são utilizados através das estratégias de marketing digital das empresas e têm um papel determinante.
Através desse recurso é possível mapear a jornada do usuário em outros sites, pois eles pertencem a outros domínios e através disso geram anúncios que tendem a proporcionar muito mais amplitude.
Por isso, é muito comum que uma empresa de aquecedor a gás rheem ou até mesmo uma empresa de tecnologia utilize dos cookies de terceiros diante das suas campanhas e de cada ação.
Logo, ao utilizar desse recurso, se torna possível que suas campanhas cheguem até mais pessoas e tenham cada vez mais relevância diante da sua aplicação e desse monitoramento ao público.
Sendo assim, é comum que as empresas utilizem dos cookies de terceiros, gerando mais amplitude às suas estratégias e conseguindo compreender os hábitos de consumo do público e até mesmo suas ações.
Entretanto, diante dos riscos e das desvantagens que esse recurso geralmente gera, muitos sites têm se adaptado a outras estratégias de marketing digital, colocando a privacidade e segurança do público em primeiro lugar.
Desvantagens dos cookies de terceiros
Por mais que os cookies de terceiros tenham ganhado uma certa proporção diante do meio digital e se tornado um recurso utilizado através do marketing digital das empresas, o risco em relação a essa estratégia sempre foi algo presente.
Como os cookies de terceiros monitoram e acompanham a navegação dos usuários praticamente o tempo todo, a questão da privacidade sempre é algo recorrente e que gera uma preocupação em todos.
Com isso, para que fique bem claro, confira as desvantagens dos cookies de terceiros e veja o porquê dos principais navegadores estarem buscando os desativar e dando a opção para o público de realizar o seu bloqueio.
- Problemas em relação à privacidade;
- Conflito com o público por realizar o monitoramento sempre;
- Certos conflitos com as leis de proteção de dados;
- Possíveis riscos aos usuários.
Logo, diante das desvantagens que os cookies de terceiros possuem, os navegadores têm buscado formas de desativá-los justamente para melhorar a experiência do público e restringir os possíveis riscos e situações desconfortáveis.
Por isso, ao imaginar uma empresa que vende porta de correr pvc, é essencial buscar outras formas de promover o seu site, evitando as cookies de terceiros, pois diante da sua desativação é essencial estar pronto para esse momento.
Afinal de contas, muitos navegadores já têm disponibilizado formas de bloquear esses cookies, e com o Google buscando desativá-los, é bem provável que eles sejam extintos.
Motivações para o Google desativar os cookies de terceiros
Como todos sabem, o Google é uma das principais plataformas de buscas do mundo, sendo uma das referências ao se tratar da realização de pesquisas e de encontrar aquilo que você deseja.
Logo, diante da proporção que essa plataforma possui, é comum que ela se mantenha atualizando sempre, buscando estabelecer ao público experiências cada vez mais positivas e as empresas um alcance cada vez maior.
Sendo assim, diante da ação do Google de desativar os cookies de terceiros, é essencial que sua empresa de fresadora router se adeque a esse momento e busque outras estratégias para potencializar suas campanhas.
Como é do conhecimento geral, os cookies são benéficos ao ecossistema da internet, pois eles permitem com que os sites conheçam melhor seu público e estabeleçam experiências cada vez mais assertivas.
Entretanto, o problema em relação aos cookies é quando eles são utilizados de maneira indevida, pois os dados, ao caírem na mão de pessoas mal intencionadas, podem acabar gerando graves riscos.
Além disso, algumas empresas através dos cookies podem vender dados de usuários para serem utilizados através de publicidade não autorizada, colocando em risco a privacidade e integridade dos usuários.
Dessa forma, assim como o detector de fumaça gera um alerta nas pessoas, os cookies de terceiros geraram um alerta diante das empresas, pois essa vulnerabilidade em relação aos dados é algo totalmente preocupante.
Por isso, pelo fato dos cookies de terceiros terem esse risco de forma mais evidente, pois eles são estabelecidos por sites diferentes dos que o público está acessando, os riscos em relação a esse recurso se mostram muito maiores.
Com isso, o Google, visando a experiência e segurança do público, tem buscado formas de desativar os cookies de terceiros e fazer com que eles sejam extintos, diminuindo totalmente os riscos e todas as situações delicadas.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.