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Fake influencers: Saiba como influenciadores falsos prejudicam o uso no Instagram

by gabrielaraujo

Não é novidade que os influenciadores têm ganhado cada dia mais espaço na vida e principalmente no que as pessoas consomem, afinal atualmente eles são responsáveis por engajar diversas campanhas.

Se você tem uma empresa e está pensando em investir em campanhas de marketing de influência, deve ter ouvido falar que existem muitos fake influencers. Esses falsos influencers usam de má fé para enganar as pessoas.

Por exemplo, uma consultoria de engenharia, ao contratar esse fake influencer, irá desperdiçar todo o orçamento da sua empresa que era destinado a estratégias de marketing, sem contar que isso pode prejudicar a credibilidade da marca.

Os influenciadores digitais, como o próprio nome diz, usam a sua influência para anunciar e apresentar produtos para o seu público através de conteúdos nas redes sociais, sendo através de fotos, vídeos ou stories falando um pouco sobre cada marca.

Seja uma empresa de rotulos e etiquetas ou uma loja de quadros, sempre tem um influenciador que fala diretamente com o público alvo dessa empresa, por isso o marketing de influência tem se consolidado a cada dia.

Afinal, essa é uma ferramenta essencial para estratégias digitais, e graças a esses influenciadores é possível criar uma confiança entre público e marca, potencializando o engajamento e a conversão em vendas.

Porém é importante ficar atento, pois existem muitos falsos influenciadores, como apontou uma pesquisa realizada pela ferramenta analítica de marketing de influência Hype Auditor, onde mostrou que cerca de 56,24% dos influencers brasileiros são impactados por fraudes.

Esse relatório abrange contas do Instagram que mostram algum sinal de atividades fraudulentas, como contas suspeitas entre os seguidores e autenticidade dos comentários.

Por isso é importante estar atento aos detalhes e não apenas as métricas na hora de escolher os influenciadores para sua campanha de marketing, pois muitos desses falsos influenciadores apresentam números exorbitantes, mas que não geram nenhum resultado.

Para conseguir identificar esses fake influencers e assim encontrar os melhores influenciadores para as suas campanhas, separamos algumas dicas para você nesse artigo.

O que são fake influencers?

É importante deixar claro que existem muitos influenciadores que são reais e levam o seu trabalho a sério, porém nem eles estão imunes a essas fraudes, muitas vezes sendo vítimas de contas que fazem disparos de spam ou sites com falsas promessas de crescimento.

Devido a isso, é uma tarefa muito difícil identificar esses fake influencers, mas é possível evitá-los ao se fazer uma análise minuciosa. Eles se passam por usuários comuns das redes, por isso é normal que se confundam com influenciadores reais, afinal eles:

  • Interagem com o público;
  • Divulgam produtos;
  • Postam storys sobre as marcas;
  • Fazem constantes publicações nas redes.

Como qualquer outro influenciador, com isso vendem a ideia que realmente têm um público.

Por trás desses perfis existem pessoas reais e não é algo fácil de se identificar como um produto falso que você pode verificar sobre a patenteação de marca, estamos falando de alguém de carne e osso.

Assim, esses fakes utilizam diferentes truques para aumentar o número de seguidores, muitas vezes falsos e simulam essa interação com o público, com um único objetivo de atrair as marcas que estão interessadas em campanhas com criadores de conteúdo.

Como funciona?

Entenda um pouco dos principais golpes que esses fake influencers utilizam e como identificar.

Uso de robôs

Os robôs são softwares que interagem com os perfis de forma automática, seja por meio de comentários, curtidas ou seguidores falsos. Uma forma de identificar esses bots é que os comentários feitos por eles são parecidos e um pouco fora de contexto com a imagem.

Por exemplo, uma pessoa posta um vídeo onde está utilizando um corta tubo, os comentários serão “nossa como você está linda” ou “adorei sua roupa”, coisas que não fazem muito sentido com o contexto.

Pods de engajamento

Os pods de engajamento são grupos e comunidades criados por usuários que interagem uns com os outros para ajudar no crescimento.

Funciona assim: uma pessoa que participa dessa comunidade faz uma publicação e encaminha o link para o grupo, indicando para que os participantes curtam, comentem e salvem.

Logo após, ele identifica alguns outros links e faz o mesmo, curte, comenta e salva, como aquele velho ditado diz: “uma mão lava a outra”, mas entenda que essas pessoas não são seguidores reais, não acompanham esses influenciadores de fato.

Por exemplo, se uma empresa de distribuidor de caixa de direção contratar essa pessoa pelos números de comentários e curtidas, vai acabar comprando uma ideia falsa, afinal ele é um fake influencer.

Seguir para ser seguido

Essa tática, como o próprio nome diz, consiste em seguir apenas para ser seguido, ou seja, os usuários acabam seguindo várias pessoas que não fazem parte do mesmo nicho, apenas para ganhar follow, e quando são seguidos param de seguir.

Com isso ele só acumula números, mas essas pessoas não estão lá para acompanhar o trabalho e nem os produtos que ela indica.

Sorteio de prêmios

Essa estratégia é muito comum entre os influenciadores falsos e geralmente são sorteios gigantescos, com muitos prêmios. As regras para participar geralmente envolvem ações como curtir, comentar, compartilhar e marcar os amigos, tornando esses perfis maiores do que são.

Contas e perfis fake

Além de pessoas reais, existem inúmeros perfis que são de contas falsas com pessoas que nem existem, utilizando fotos retiradas de bancos de imagens ou perfis de modelos, geralmente o engajamento é feito pelos robôs para parecer real.

Impactos de um fake influencer para uma marca

Como esse mercado de influenciadores tem subido a cada ano, seja para anunciar montagem painel elétrico, venda de carros ou teste de ancestralidade, as empresas têm visto com bons olhos esse mercado.

Essa estratégia de marketing de influência envolve os produtores de conteúdo que são capazes de impactar o público, criando consumidores engajados.

Mas é preciso estar atento para não fechar parceria com esses fake influencers, que como mencionado muitos deles usam truques para aumentar o engajamento, mas de uma forma que não cria um público e nem fideliza essas pessoas, com isso ele não trará retorno.

Assim você irá gastar todo o orçamento destinado à campanha de marketing, como essas pessoas são influenciadores falsos, não vão causar nenhum impacto no público, com isso não será possível converter essa divulgação em venda, causando um prejuízo.

Além de mobilizar toda a sua equipe como os redatores, designers, diretores de arte e os gestores de mídia social numa campanha falsa, desperdiçando todo esforço.

Com esses falsos influenciadores, sua marca pode perder toda credibilidade que levou tempo para construir no mercado.

Por exemplo, uma empresa de auditoria e controladoria financeira, ao associar a sua marca com um desses falsos influenciadores pode acabar se queimando inclusive com quem já consumia o seu serviço, abalando toda essa relação.

Como identificar um fake influencer?

O segredo do grande sucesso das campanhas de marketing com esses influenciadores é sem dúvida essa sensação de proximidade que o público tem com essas pessoas, como se realmente se conhecessem.

Afinal passam grande parte do dia tendo contato com eles, por isso a credibilidade e autenticidade desses perfis é importante para conseguir um melhor resultado.

Para não cair em um golpe e acabar contratando o serviço de um falso influenciador, entre no perfil, acompanhe o trabalho dessa pessoa, verifique a autenticidade dos comentários, passe uns dias pesquisando e analisando tudo.

Pois as métricas podem ser forjadas e você só vai conseguir saber se aquela pessoa é real, acompanhando os seus conteúdos de perto. Só depois disso você vai ter a certeza que está assinando o contrato com uma pessoa séria.

Fique atento a três requisitos para tomar a sua decisão:

1. Autenticidade do público

Essa autenticidade é definida pela porcentagem do total de seguidores reais e influenciadores que essa pessoa segue, afinal até os influencers seguem outros, muitas vezes por serem amigos ou fecharem parceria juntos.

Sendo assim, quanto maior o número de pessoas reais e influenciadores, mais autêntico é o seu público.

2. Tipo de público do influenciador digital

Identifique se os seguidores são ativos e engajados, se nos seus posts possuem muitos comentários e curtidas, fique atento para que sejam coerentes com a publicação, pois como visto existem robôs que fazem isso.

3. Capacidade de alcance do público

Analise seus seguidores e a quantidade de pessoas que eles seguem, contas que seguem mais de 1.500 pessoas, podem não ser alcançadas pelas suas publicações, pois é um número muito alto para os algoritmos encaminharem todo conteúdo.

Investir nesse serviço de marketing de influencer vai aumentar seu engajamento nas redes, além da reputação da sua marca.

Entenda que existe público para todas as empresas e serviços, desde lojas de projeto painel elétrico até empresa de computadores, basta apenas escolher o influenciador certo e ficar atento para não cair em golpes.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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