Home Marketing Digital Helpful Content: O que é o indicador do Google para limitar conteúdos de baixa qualidade?

Helpful Content: O que é o indicador do Google para limitar conteúdos de baixa qualidade?

by gabrielaraujo

O Google anunciou o Helpful Content, que é um novo indicador para limitar os conteúdos de baixa qualidade e sem autoridade nas buscas orgânicas.

O seu anúncio foi feito em 18 de agosto e na semana do dia 22 a implantação já começou a ser feita no site da Google, os mercados específicos que são atingidos por esse indicador são as áreas de:

  • Educação online;
  • Arte;
  • Entretenimento;
  • Compras;
  • Tecnologia.

Ou seja, se você é suporte técnico em TI, tem uma loja, é do ramo da arte ou qualquer segmento que foi apresentado, é importante entender como esse indicador vai funcionar.

Entenda o Helpful Content

É importante entender algo que o Google vem frisando há anos que os conteúdos têm que ser focados nas pessoas, não apenas para agradarem os motores de buscas.

Esse novo indicador diz respeito aos conteúdos que as empresas entregam em seus sites e blogs. Muitos deles são apenas palavras jogadas sem muito sentido ou não agregam em nada ao cliente.

Muitos utilizam as técnicas de SEO sem nem ao menos entender de fato como ela pode ajudar, o que torna um conteúdo vazio e desinteressante. É nesse contexto que o Helpful Content vai entrar.

Diferente de marcas que realmente entendem os seus clientes e criam conteúdos sérios, que possam ajudá-los, não apenas para subir nos rankings das pesquisas.

Exemplo, uma empresa de consultoria ambiental, ao criar textos voltados para questões da natureza, como desmatamento e emissão de gases poluentes, vai conseguir se comunicar diretamente com o seu público, trazendo conteúdos de valor.

Isso é o que chamamos de solucionar as dores do usuário e é o que o Google procura. A partir dessa do lançamento desse indicador, todo conteúdo que ele achar que não seja útil será retirado dos rankings de pesquisa.

Então não adianta mais sair criando qualquer conteúdo apenas para se manter na internet, é importante que eles sejam úteis.

Estamos falando sobre indicadores de pesquisa de forma orgânica, que é diferente das pagas. Por exemplo, se empresas de montagem elétrica industrial pagarem pela propaganda, tendo conteúdo ou não será ranqueada nas pesquisas do site.

O que isso quer dizer? Bom, agora para aparecer nas pesquisas do Google de forma orgânica, que é quando alguém faz uma busca e sua empresa aparece como sugestão, é preciso que se crie conteúdos de qualidade.

O Google não vai mais aceitar textos rasos, com poucas informações e que não agregam em nada ao usuário.

Exemplo, alguém que está atrás de um plano de celular empresarial, ao pesquisar empresas que fornecem esse serviço no buscador, só irá aparecer os conteúdos que o Google entende como relevante.

Como se adaptar?

Entenda como após a implementação do Helpful Content os seus conteúdos podem cair no ranqueamento do Google e o quanto os sites podem ser impactados de modo geral, além de saber como continuar criando e aparecendo nas pesquisas do buscador.

Fique no seu nicho

Antes de tudo é preciso entender qual o seu público. Para quem você escreve? Essa persona que você criou acharia o seu conteúdo útil?

Acima de tudo, você escreve com propriedade os assuntos que contém em seu site, blog ou redes sociais? Afinal, o seu site tem um propósito ou foco principal?

Entender essas questões é fundamental para alinhar os seus conteúdos, com que o Google considera ser o seu nicho, com isso sua empresa não será pega pelo indicador Helpful Content, pois o buscador vai entender que o seu conteúdo é útil.

É importante apontar o que o Google não qualifica como focar no seu nicho produzir conteúdos sobre diferentes assuntos, sem nenhum controle e achando que algum deles pode ter um bom desempenho nos resultados de pesquisa.

Além disso, escrever coisas só porque estão em alta e não porque fazem parte do seu assunto principal ou que você escreveria de qualquer forma, e acima de tudo entrar numa área sem nenhum conhecimento real não é bom.

Se a sua empresa tem um site e você faz qualquer uma dessas coisas, é melhor parar, pois além da sua marca não alcançar credibilidade, ainda será barrada nos rankings de buscas por ser considerado um conteúdo de pouco valor.

Essa dica vale para todos os segmentos, desde empresas de placas interruptores e tomadas, até lojas de decoração.

Por isso, entenda qual é o seu principal objetivo de negócio, o que você tem a dizer sobre os seus produtos e acima de tudo entenda o seu cliente, afinal esses conteúdos precisam ser direcionados a eles.

Responda à pergunta do usuário

Responder a pergunta que o usuário está pesquisando pode parecer simples, por exemplo, quando ele joga no Google “O que é estudo de viabilidade ambiental”, mas é preciso ter experiência e pode levar certo tempo para entender de fato como responder a questão.

Levante os seguintes questionamentos: Após ler o seu conteúdo, o usuário aprendeu o suficiente sobre o assunto e conseguiu atingir o seu objetivo de pesquisa? Quem ler o seu conteúdo vai ter uma experiência esclarecedora e satisfatória?

Fique atento para algumas diretrizes que o Google considera como não responder à pergunta dos usuários, que são se você está usando alguma ferramenta de automação para criar conteúdos, ou seja, ao invés de pessoas, os textos estão sendo criados por robôs.

Você está basicamente resumindo o que os outros sites têm a dizer, sem agregar qualquer valor ao seu conteúdo? Os conteúdos são confusos e atrapalham o entendimento dos usuários?

Seu conteúdo contém termos enganosos, onde prometem responder algo e na verdade só enrola esse leitor?

Fique atento a todas essas questões, pois a pergunta que foi feita na busca precisa ser respondida de forma clara e objetiva para o seu usuário, o Google prioriza esse conteúdo, que possa de fato solucionar os problemas.

Entenda que nenhum conteúdo criado por robôs ou que não sejam verdadeiros ou cópias de outros é levado em consideração pelos usuários e principalmente pelo Google.

Por isso não compre conteúdos ou crie textos usando abordagens algorítmicas se baseando no que está sendo ranqueado. Invista em uma boa equipe para conseguir criar esses conteúdos da forma mais original possível.

Entenda o seu cliente e o que ele tem a dizer, estude seus problemas e encontre as melhores soluções para suas dores.

Mapeie todas essas perguntas e crie conteúdos que as responda, assim você consegue manter esse usuário mais próximo, mostrando conteúdos que de fato agreguem valor, fazendo com que sua marca ganhe credibilidade no mercado.

Crie pesquisas para entender esse cliente da sua empresa de registrar aplicativo, busque uma forma que eles consigam dar suas opiniões.

Tire um tempo e fale com os vendedores e a equipe de atendimento ao cliente, pois essas pessoas lidam diariamente com os usuários e podem passar um panorama da situação deles.

Não use engenharia reversa do algoritmo

É muito mais fácil ir atrás dos clientes do que do algoritmo, certo? Pois é exatamente isso que o Google quer com a criação desse novo indicador Helpful Content.

Por isso se questione se você está escrevendo conteúdos pensando nos seus clientes ou apenas nos mecanismos de busca. Você está escrevendo conteúdos baseado apenas em técnicas para aumentar a sua visibilidade no buscador?

Você escreve apenas para explorar as tendências e não está nem aí para quem realmente deveria importar, que é o usuário?

Se a sua resposta foi sim para algumas dessas perguntas, fique atento, pois essa estratégia pode acabar dificultando com que os clientes cheguem até sua marca.

Por isso, comece a criar conteúdos que de fato agregam na vida dos seus clientes, escrever textos por tendências ou buscando apenas os algoritmos pode ser um tiro no pé.

O Google, ao criar o indicador Helpful Content, está visando que as empresas realmente conheçam e entendam seus clientes, fazendo com que eles se esforcem para consegui-los.

Um resumo da atualização Helpful Content no Google

O Google anunciou que sites que possuem um número alto de conteúdos que não são relevantes, ou seja, considerados inúteis, têm uma menor probabilidade de ter um bom desempenho nas pesquisas.

O que isso quer dizer? Quando uma pessoa pesquisar no Google “empresas de regularização ambiental”, só irá aparecer aquelas que criaram conteúdos de valor, que de alguma forma atende às expectativas desse usuário.

Todas aquelas empresas que criaram conteúdos robotizados, se importando apenas com algoritmos, confusos, mentirosos ou cópias de outros sites não irão aparecer nas pesquisas, fazendo com que sua marca não seja encontrada.

Por isso, é importante se livrar de todo e qualquer conteúdo inútil para que os conteúdos importantes de fato apareçam nos rankings de pesquisas.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Related Posts

Leave a Comment