Home Instagram Instagram mudará feed privilegiando conteúdos verticais; entenda

Instagram mudará feed privilegiando conteúdos verticais; entenda

by gabrielaraujo

O Instagram, hoje, é uma das principais redes sociais e possui milhares de usuários ativos diariamente. Sendo assim, a marca ficou despreocupada por muito tempo, pois não havia nenhuma outra plataforma como ela, mas nos últimos tempos isso mudou.

A chegada do TikTok e o seu consumo, principalmente após a pandemia, fez com que diversas outras redes sociais começassem a se sentir ameaçadas pelo tamanho sucesso e influência dele.

O Instagram se tornou uma das maiores redes sociais dos últimos tempos justamente por entregar conteúdos em diversos formatos para os seus usuários, desde imagens, textos, vídeos longos e curtos.

E vale lembrar que as redes sociais estão longe de serem plataformas apenas para que as pessoas se comuniquem e compartilhem conteúdos, é também um espaço para empresas, desde uma que presta monitoramento ambiental ou venda algum produto.

Entretanto, a chegada do TikTok fez com que diversos usuários deixassem de usar o Instagram, o que diminuiu e muito os resultados da plataforma e fez com que ela mudasse alguns de seus processos.

O TikTok é uma rede social que viralizou em 2020, durante a pandemia, e entrega milhares de vídeos curtos e interativos, ganhando maior notoriedade após a criação de vídeos de dublagens, desafios e danças na plataforma.

Não foi à toa que, após um tempo, o próprio Instagram começou a implementar os reels em sua plataforma, que é justamente a ferramenta que permite a criação de vídeos curtos com o objetivo de reter o maior número possível de usuários.

E esses vídeos são ótimos para quem deseja aumentar sua visibilidade nas redes sociais, seja uma figura importante ou até mesmo uma empresas que realizam teste de impairment, afinal de contas, as redes sociais são cruciais para todos.

Com o aumento crescente do TikTok, o Instagram se viu quase que na obrigação de mudar alguns processos na plataforma se quisesse reter seu público e manter o grande sucesso que essa rede possui.

Principais mudanças no Instagram

Como mencionamos, o Instagram precisou aderir a algumas mudanças para que o sucesso da plataforma continuasse e eles conquistassem de vez os usuários que estavam cada dia mais hipnotizados pelo TikTok.

Sendo assim, selecionamos algumas das principais mudanças adotadas pela marca e que já estão em funcionamento dentro da plataforma para que você, como usuário, não pense em ir para outro lugar.

Além disso, essas dicas também são essenciais para que você tenha uma maior e melhor noção sobre o que os algoritmos da plataforma desejam ver nos perfis de quem produz conteúdo com alguma intenção, seja vender algo ou até mesmo construir uma carreira.

Lembrando que essas mudanças te ajudam a entender mais sobre o espaço em que está, como usuário, e ainda são úteis para te ajudar na produção de conteúdo da sua empresa, seja ela uma loja de datador novos ou uma prestadora de serviços. Confira:

Conteúdos verticais

Os conteúdos verticais nada mais são do que os vídeos em formato vertical, ou seja, os vídeos gravados em pé, assim como no TikTok, esse tipo de conteúdo será priorizado dentro da plataforma.

Isso aconteceu justamente porque o TikTok possui uma produção de conteúdo voltada apenas para conteúdo dentro deste formato. Não é à toa que, quando se entra no aplicativo, encontra-se apenas vídeos assim.

Por isso, o Instagram começou a priorizar os famosos reels, que é a ferramenta que divulga justamente vídeos verticais, que se assemelham com os do TikTok e estão ajudando a marca a reter seus usuários.

Áudios virais

Seja para divulgar uma empresa de equipamentos audiovisuais ou até mesmo ganhar mais seguidores, existe uma série de áudios que estão viralizando na plataforma, principalmente na ferramenta do reels.

Sendo assim, esses áudios também estão sendo vizados pelo Instagram, e para isso é preciso estar atento aos áudios de dublagem e até mesmo as músicas que estão em alta para usar ao seu favor.

Quando você conta com vídeos verticais e áudios virais, você possui a fórmula perfeita para crescer dentro da plataforma e conseguir atrair ainda mais seguidores e métricas importantes para o seu perfil.

Vídeos curtos

Hoje as pessoas estão cada vez mais atentas à produção de conteúdo nas redes sociais e, principalmente, ao tempo dele, pois poucas estão dispostas a passar mais de até mesmo três minutos assistindo um vídeo nas redes sociais.

Por isso, o Instagram também irá priorizar vídeos curtos, tanto de um perfil de suporte técnico em TI quanto de um influenciador digital, pois isso é o que o concorrente direto da marca faz.

O TikTok é uma rede social que entende vídeos rápidos, curtos, diretos e objetivos, o que também explica o seu grande sucesso, e como o Instagram não quer ficar para trás, também está priorizando a produção de conteúdos mais curtos e em formato de vídeo.

Essas são as principais mudanças do Instagram até o momento e que precisam estar bem claras para quem usa a platafoma com frequência e, principalmente, para quem produz conteúdo para ela.

Isso porque essas mudanças mudam por completo o processo estratégico e de conteúdo dentro da plataforma, fazendo com que as pessoas priorizem e se atentem a essas mudanças com mais afinco.

Entenda como essas mudanças afetam o Instagram

Seja uma empresa de aerolevantamento com drone ou até mesmo uma loja de roupas, sabemos que o Instagram possui um grande alcance em todo o mundo, afinal de contas existem milhões de usuários ativos todos os dias.

Por isso, quando uma pessoa decide começar o seu próprio negócio ou até mesmo procurar por algum serviço ou produto, uma de suas primeiras opções será o Instagram, justamente pela sua facilidade de uso e grande comunidade.

E o TikTok, por mais recente que seja, não fica para trás, porque a plataforma traz um grande alcance para os usuários. Não é à toa que diversos nomes do mercado de influenciadores digitais saíram justamente de lá.

No mundo em que vivemos, é completamente normal que os concorrentes avaliem as estratégias e estruturas do outro para saber o que pode fazer de diferente dentro do seu negócio, mas nem sempre isso pode trazer bons resultados.

Talvez uma estratégia que tenha sido perfeita para uma empresa de calibração de equipamentos de medição não seja a ideal para um escritório de marketing digital, por exemplo, pois isso envolve diversas características da marca, como:

  • Visão;
  • Valores;
  • Princípios;
  • Missão;
  • Propósito;
  • Público-alvo. 

Por isso, essas mudanças que o Instagram tem proposto estão trazendo bons resultados, mas precisa de cuidado para que a plataforma não perca a sua essência e o seu diferencial dentro do mercado.

Quando o Instagram surgiu, se tornou uma das redes sociais mais usadas justamente por entregar conteúdos em diversos formatos e de forma acessível para todos, e isso não pode ser ofuscado pelo sucesso de um concorrente.

Sendo assim, entendemos que o Instagram, por mais que possua boas intenções ao aplicar essas mudanças, pode acabar perdendo o que tem de mais valioso ao tentar obter resultados a todo custo, o seu diferencial.

E essa reflexão vale tanto para uma empresa de célula automatizada quanto para qualquer pessoa que pode acabar comprando sua forma de trabalhar com seus concorrentes, pois nem sempre mudar pode significar a melhor opção.

As mudanças estão trazendo ótimos resultados tanto para o Instagram quanto para os usuários, mas precisam de cuidado para que a marca não deixe de lado os outros formatos de conteúdo que já fizeram pela plataforma.

Considerações finais 

Tanto o Instagram quanto o TikTok são plataformas de extremo sucesso entre o público de vároas idades e que criaram uma verdadeira legião de usuários que não deixam de conferir os seus perfis nem por um dia, o que traz uma relevância jamais vista para essas marcas.

Além dos milhões de usuários, as plataformas ainda contam com muitos produtores que veem aquilo não apenas como um espaço para se divertir ou entreter, mas até mesmo para trabalhar, seja divulgando os seus produtos ou serviços ou até mesmo tentando uma nova carreira.

Não é à toa que os influenciadores digitais ganharam grande notoriedade após a chegada do TikTok e as mudanças no Instagram, pois elas muito fizeram e ainda fazem para que todos os lados saiam ganhando nessa jornada.

Com isso, entendemos que não existe plataforma ou rede social perfeita e que nem sempre iremos controlar quem fica e quem sai, mas podemos usar as mudanças ao nosso favor para ter mais resultados e ainda assim não perder a nossa essência.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Related Posts

Leave a Comment