Ainda que as últimas atualizações e mudanças não tenham agradado muitas pessoas, o Instagram é tido como uma das principais plataformas para a construção de marcas fortes em 2023.
Neste artigo trazemos 10 tendências com movimentos que guiarão o sucesso das ações na plataforma neste ano.
Quais são as tendências do Instagram para 2023?
Apoio às mais diversas causas, como clima e alimentação, alternativas sustentáveis para moda e beleza, fortalecimento do metaverso, uso do digital como plataforma para ganhar dinheiro, raves e o famoso @ são algumas das tendências para o Instagram em 2023.
Essa é uma lista diversificada que mostra um vislumbre do comportamento humano em um dos laboratórios mais abertos da sociedade. Atualmente o Instagram conta com uma base colossal de 1,44 bilhões de usuários ativos, apenas para você ter uma ideia.
Para que sua empresa de teclado de membrana se destaque na plataforma em 2023, conheça cada uma dessas 10 tendências incríveis.
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A moda girará em torno da reciclagem e da reutilização
A geração Z dá muita importância para a sustentabilidade. Como aumentam as preocupações com o clima, as roupas DIY (do it yourself, ou faça você mesmo, em uma tradução livre) oferecem uma alternativa sustentável e uma moda mais acessível.
O estudo Instagram’s Trend Report 2023 apontou que mais da metade dos entrevistados relatam que planejam fazer suas próprias roupas em 2023.
É uma sociedade que se torna cada vez mais frugal e econômica, de forma que a geração Z planeja cortar gastos e ser criativa.
Todo o mundo sofreu com a inflação e seus efeitos, e a maior geração do planeta planeja economizar nos looks.
Quando perguntados sobre o que fariam quando um item de vestuário estivesse fora do orçamento, mais de um quarto dos consumidores apontaram recorrer a recursos como reciclagem, reutilização e reconstrução de peças.
Pense no ambiente organizacional de sua empresa de mangueira de alta pressão, com colaboradores se vestindo com roupas que eles mesmos fizeram.
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Comportamento influenciado por ativismo e causas sociais
Em 2023 a decisão de compra certamente será influenciada pelas causas sociais, pois a geração Z é uma amostragem populacional ativista. Neste ano, muitos deles usarão seus recursos para militar e apoiar suas comunidades e causas.
Com mais jovens atingindo sua idade eleitoral, pode-se esperar mais atenção e ativismo em questões sociais pelas quais essa geração se engaja. Premissas discutidas nesse sentido, são a hiperconexão e o dinamismo entre múltiplas realidades.
Maxwell Frost, em 2022, se tornou o primeiro político da geração Z eleito para o Congresso nos EUA. Essa é uma juventude que precisa agir diretamente na mudança que almeja, indo além de simplesmente postar seu ativismo no Twitter.
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Beleza aplicável e sustentável
Para essa geração, os cosméticos são uma forma de autoexpressão. Os consumidores buscam produtos de beleza que expressam sua personalidade, e não aqueles que meramente agreguem valor de status.
Possivelmente veremos a geração Z usando looks de maquiagens expressivos e experimentais, de forma que se sintam confortáveis. Isso está intimamente ligado ao tópico anterior, tratando-se de um comportamento de compra influenciado por causas sociais.
Sua empresa de metais não ferrosos deve saber que os impactos das mudanças climáticas causarão uma transformação em toda a cadeia da moda.
Um exemplo é o fato que dois em cada três compradores da geração Z planejarem comprar produtos que protejam a pele contra condições extremas do sol.
Questões como os intensos raios ultravioletas e o aumento da poluição do ar estão impulsionando pesquisas por soluções à prova desses fatores invasivos resultantes das alterações climáticas.
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Metaverso ganha forma com diversas tecnologias
No metaverso é possível construir vários mundo, e a geração Z espera expressar sua individualidade em espaços virtuais. Cerca de 67% dos usuários apontam que os avatares devem refletir melhor os diversos tipos de corpos, roupas e tons de pele no próximo ano.
Influenciadores virtuais oferecem aconselhamento para seus seguidores por meio da realidade aumentada, colocando uma situação tangível ao cotidiano atual sob perspectiva.
Nesse sentido, mais da metade dos usuários de redes sociais da amostragem da pesquisa apontam sobre auxílio de inteligência artificial em plataformas de e-commerce de moda por avatares digitais.
Tratam-se de verdadeiros mentores sob medida para tirar dúvidas básicas sobre logística e estoque. Perceba como essas tendências podem afetar direta ou indiretamente sua empresa de correia transportadora e como você pode se aproveitar disso.
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Geração Z vive o renascimento financeiro através do digital
Em 2023, quase dois terços da geração Z pretende usar as redes sociais para ganhar dinheiro. Criar conteúdo não é apenas para profissionais em tempo integral, de forma que 64% dos usuários pretendem monetizar pelo menos um projeto digital esse ano.
Para essa geração, a alfabetização financeira é uma habilidade prioritária. Mais de 85% da geração Z pretende aprender uma nova habilidade em 2023.
Um em cada quatro jovens até 18 anos querem aumentar suas habilidades em finanças, um imperativo do empreendedorismo, sobrevivência e adaptação.
Trata-se de uma juventude conhecida por tomar iniciativas, de forma que as habilidades financeiras serão uma excelente ferramenta para acelerar a perenidade e a saúde de suas carreiras.
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A gastronomia une fronteiras
Mais uma tendência vem do fato que a geração Z está explorando culturas por meio da gastronomia, e 68% dos usuários do Instagram gostariam de experimentar comidas típicas de outras culturas após descobri-las digitalmente.
Lançando mão de conteúdos virais e criadores de nicho, essa geração usa o Instagram como uma porta de entrada para diversas expressões culturais através do paladar.
Sua empresa de tubos de aço carbono deve perceber por meio dessa leitura como algumas tendências são sutis e intrinsecamente ligadas ao comportamento do usuário.
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A comunidade triunfará no contato do presencial
Espera-se que a comunidade de criadores se fortaleça com experiências presenciais, pois a geração Z está entusiasmada para sair da frente da tela do computador.
Nesse sentido, quase um terços dessa geração anseia por experiências pessoais, como a volta de eventos como:
- CCXP;
- San Diego Comic Con;
- Torneios de e-sports;
- Demais eventos presenciais.
São oportunidades perfeitas para unir ídolos e fãs, em uma comunhão angelical e épica para o retorno do presencial.
No ano de 2023, a mídia dominará a criação de conteúdo, mas a tendência é que o presencial fortaleça grandes eventos mundiais, como o que já foi comprovado na Copa do Mundo do Qatar em 2022.
Sua empresa de locação de impressoras pode apostar na produção de eventos presenciais para atrair esse público que busca conhecimento e entretenimento.
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Retorno das raves e dos beats internacionais
O ano de 2023 será o das raves, segundo o estudo Instagram’s Trend Report 2023. É um movimento sobre estar presente no momento, reconectar-se e deixar fluir, e a geração Z está doida para tirar o atraso dos anos de pandemia.
Eventos musicais, principalmente com música eletrônica, irão despontar nesse ano, de forma que 68% dos usuário querem ir a um evento desse tipo.
Observa-se também um movimento de internacionalização da música, de forma que mais da metade dos entrevistados da geração Z, apontaram que querem ouvir artistas que não falam língua inglesa, o que é um marco para a indústria da música.
Sua empresa de bombona 30 litros deve apostar em gêneros como o k-pop e música latina, que continuam impulsionando a cultura da plataforma.
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Instagram competindo com o Tinder?
Esse fenômeno está acontecendo nas DMs, de forma que a geração Z quebra o gelo online. Mais da metade dos usuários do Instagram preferem interagir por meio de mensagens de texto do que pessoalmente.
As DMs funcionam como um tiro certeiro no flerte, de forma que o Instagram indiretamente já se tornou o novo aplicativo de namoro.
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Instagram menos tóxico
O Instagram aprimorou a ferramenta “Palavras Ocultas”, dificultando os discursos de ódio na plataforma. Ele também tem facilitado o bloqueio de haters, bloqueando até mesmo futuras contas do infrator.
Atuando de forma a aumentar o bloqueio de contas com discursos preconceituosos ou violentos, vimos em 2022 a conta de Kanye West ser banida.
A importância do Instagram para empresas
Para muitas pessoas, o Instagram é a rede social mais importante do momento, mas essa afirmação envolve vários fatores.
Mas não podemos negar que a rede social é muito relevante, tanto para usuários comuns, quanto para uma empresa de portão para garagem e demais setores e segmentos.
De acordo com o Statista, o Instagram é a quarta rede social mais popular do mundo, contando com usuários em todo o mundo. Se você é dono de uma empresa, certamente uma parcela considerável dos seus clientes em potencial está no Instagram.
Fatores como esses tornam o Instagram uma ferramenta de extrema importância para as empresas. Se a sua empresa ou marca ainda não está lá, deveria estar. Se está mas não é ativo, é o momento de repensar as estratégias de comunicação.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.