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Notas: Entenda tudo sobre o novo recurso do Instagram

by gabrielaraujo

Em 2022 o Instagram anunciou o lançamento dos recados fixos, que funcionam como se fossem um post-it fixado no topo da aba de mensagens. Denominado como “notas” pela rede social, o recurso consiste em pequenos textos, com no máximo 60 caracteres.

Para que você possa fixar uma nota, é preciso selecionar os seguidores que você segue de volta ou pessoas que fazem parte da sua lista de “Amigos Próximos”.

Essa mesma nota irá aparecer na parte superior da caixa de entrada das pessoas que você selecionou num período de 24 horas. Eventualmente você terá algumas respostas sobre as suas notas fixadas, e elas irão aparecer como DMs (mensagens diretas).

Ou seja, se você possui um perfil focado em vendas de balança industrial, por exemplo, a sua nota pode servir para que os usuários entrem em contato com você.

De acordo com a Meta, controladora do Instagram, em meio aos testes realizados, foi descoberto que as pessoas gostam de ter uma forma fácil e leve de compartilhar o que pensam e iniciar conversas.

Nesse processo, foi possível identificar que as pessoas estão abertas para vários tipos de conversas, desde pedir recomendações até compartilhar o que estão fazendo.

Portanto, as notas oferecem às pessoas uma forma casual e espontânea de se expressar e comunicar com outras pessoas, além das contas corporativas facilitarem a venda de produtos específicos, como compressor parafuso ou equipamentos EPI.

Outra novidade interessante anunciada pela rede social é o recurso dos stories espontâneos.

Muito semelhante com a concorrente direta do Instagram, a BeReal, esse novo recurso é, na verdade, um compartilhamento do que se está fazendo em um story visível apenas para quem também compartilha.

Outro anúncio feito recentemente pelo Instagram, foi o recurso “perfis de grupo”, que possibilita aos usuários criarem um perfil e adicionar seguidores para compartilhar publicações e stories apenas com os integrantes em um feed exclusivo.

Segundo o app, sempre que você for compartilhar um conteúdo em um perfil de grupo, esse mesmo conteúdo será compartilhado apenas com os membros do grupo em vez de aparecer para outros seguidores. Por fim, será publicado no perfil do grupo, em vez do seu.

A história do Instagram

Lançado oficialmente no dia 6 de outubro de 2010, o Instagram surgiu de um protótipo feito pelo engenheiro de software Kevin Systrom.

Inicialmente a rede social era chamada de Burbn, e a princípio funcionaria como um serviço que combinava fotos, check-ins e planejamento, tudo isso em um único lugar.

Com o decorrer do tempo, o projeto foi tomando outros rumos, e além de investidores, a rede social contou com a ajuda de mais um criador, o brasileiro Mike Krieger, que, ao lado de Kevin, desenvolveu novas formas para chegar na versão final do aplicativo.

Dessa maneira nasceu o Instagram, uma rede social gratuita e que era exclusiva para os sistemas iOS, focada no compartilhamento de fotos quadradas.

O que antes era um espaço apenas para fotos, hoje é também para empresas publicarem fotos de seus produtos, como roupas, abraçadeira para tubos e outros tipos.

Além das fotos e contar com filtros nativos do aplicativo, havia também espaço para legendas, e a proposta de convidar seus usuários a compartilharem momentos do seu dia a dia com amigos e familiares.

Assim que o aplicativo foi lançado, o seu sucesso foi imediato, e a rede social se tornou o app de fotos mais baixado da App Store em menos de 24 horas.

Consequentemente, foi questão de tempo para que páginas focadas em falar sobre termoformagem e outros temas aparecessem.

Em apenas dois meses após o lançamento a rede social já possuía 1 milhão de usuários, e em um ano depois, em dezembro de 2011, a rede social já tinha alcançado a impressionante marca de 15 milhões.

Estamos falando de um sucesso inegável, que contribui para que os seus desenvolvedores criassem novos recursos para expandir a experiência dos usuários.

Instagram para Android

Diante da necessidade de expandir a experiência de seus usuários, a rede social percebeu que o aplicativo também deveria estar disponível para os aparelhos com sistema Android.

Devido a essa expansão, você pode facilmente encontrar conteúdos sobre tubos de cobre promovidas por páginas de empresas.

Dessa forma, em abril de 2012, a rede social foi lançada para os aparelhos com o sistema operacional do Google, conquistando mais de 1 milhão de downloads ainda nas primeiras 24 horas.

Se o objetivo dos desenvolvedores era levar a rede social para outro patamar, a decisão de disponibilizar o aplicativo para os sistemas Android foi, de fato, o melhor caminho a ser trilhado.

Algumas mudanças feitas na rede social foram decisivas para o estabelecimento do Instagram na internet, que tirou de vez seu passaporte para o sucesso ao ser comparado pelo Facebook.

Pelo valor de US 1 bilhão, sua equipe foi absorvida pela empresa liderada pelo Mark Zuckerberg, que em um curto período lançou também uma grande novidade na plataforma: postagens de vídeos.

Esse novo recurso permitia publicar vídeos de 3 a 15 segundos, o que era muito interessante para tratar sobre produtos ou temas complexos, como mostrar o funcionamento de um trocador de calor, por exemplo.

Essa nova possibilidade chegou na rede social dois meses depois que o serviço do Twitter de compartilhamento de vídeo, o Vine, ter se tornado o app gratuito mais baixado da App Store.

Em outras palavras, estamos falando de um momento em que o Instagram deu o seu primeiro passado para abraçar outros formatos e, consequentemente, lidar com outros gigantes da indústria que cresciam em outras frentes.

As revoluções

Os anos de 2013, 2014 e 2015 foram os mais decisivos da rede social, afinal, o Instagram já se distanciava do conceito de fotos quadradas.

Foi justamente nessa época que o app anunciou a chegada de anúncios à plataforma, introduzindo, pela primeira, a publicidade na rede social, dando espaço para empresas especializadas em vendas de molas de tração aumentarem a sua lucratividade.

O que inicialmente estava começando com pequenas empresas, logo tornou-se um espaço para todo o tipo de empreendimento, abrindo várias possibilidades de negociações dentro do aplicativo. Com o tempo isso se tornou um dos principais focos da rede social.

Em dezembro de 2014, o Instagram já tinha chegado aos 300 milhões de usuários, e no ano seguinte introduziu mais duas grandes mudanças visuais no feed, liberando a postagem de fotos em formato de paisagem e retrato, além da função boomerang.

Dentre outras mudanças significativas que o Instagram lançou para os seus usuários, foi a chegada das gravações mais longas no feed, que podiam chegar até um minuto de duração.

Na época, junto com o anúncio, a rede social tornou um dado público, dizendo que as pessoas passavam mais tempo assistindo vídeos na plataforma, tendo um aumento de 40%.

Esse dado é muito plausível, afinal, é possível encontrar vídeos até mesmo sobre termopar com uma abordagem criativa que consegue chamar a atenção de usuários comuns.

Essa informação trazia indícios de que os esforços do app estariam depositados nos próximos meses. Logo surgiria uma das funções mais utilizadas: Instagram Stories.

Atualmente, muitas pessoas conhecem e utilizam o story do Instagram, que nada mais é do que um tipo de postagem de vídeo ou foto que fica disponível por 24 horas.

Esse recurso, por sua vez, era muito semelhante com o conceito do Snapchat, aplicativo que no início daquele ano já tinha atingido 10 bilhões de visualizações diárias.

A chegada dos stories no Instagram deu tão certo com o público que em seguida foram lançadas várias melhorias para a ferramenta.

Além do recurso de lives, foram lançadas as hashtags, marcações de locais e os famosos filtros. Já em 2017, foi a chegada dos Destaques, que consolidou de vez a ferramenta na plataforma.

Com o tempo, outros recursos foram adicionados na rede social, como a chegada do IGTV, em 2018, para a publicação de vídeos mais longos, e dos Reels, em 2020.

O Reels, inclusive, é um recurso do app feito para a publicações de vídeos mais curtos e criativos, e que possuem um formato muito semelhante ao que é visto no TikTok.

Os vídeos ganharam mais espaço

Diante de um cenário onde a empresa identificou que os vídeos estavam de fato dando certo com o público, a rede social não pensou duas vezes em mergulhar de vez em melhorias no Reels.

Resumidamente, estamos falando de melhorias promovidas para que a rede social consiga bater de frente com o TikTok. Atualmente, muitos usuários preferem usar o Reels do que o TikTok, e isso é decorrente das várias melhorias que foram atribuídas na ferramenta.

O fato de que o público está interessado em consumidor conteúdos em formato de vídeo, contribuiu para que o foco da empresa fosse direcionado para esse tipo de postagem, afinal, os vídeos trazem vários tipos de conteúdos e vantagens, como:

  • Aumento do tráfego orgânico;
  • Bom retorno e investimento;
  • Dicas rápidas;
  • Tutoriais e demonstrações de produto;
  • Ganho de autoridade na área de atuação;
  • Conteúdo de fácil assimilação e bom engajamento.

Ou seja, são tipos de vídeos e vantagens que podem ser facilmente executadas e conquistadas.

Conclusão

Por fim, percebemos que o Instagram, no decorrer do tempo, tornou-se um espaço vantajoso tanto para usuários normais quanto para as empresas.

Embora a rede social esteja concorrendo diretamente com o TikTok, as várias funcionalidades implementadas na plataforma já o tornam um bom espaço para se conectar com outras pessoas.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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