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Reels em grupo: como funciona o recurso de assistir ao mesmo conteúdo com outras pessoas?

by gabrielaraujo

O Reels faz parte de mais uma inovação do Instagram, que já é uma das maiores redes sociais dos últimos tempos e que tem aprendido a se adaptar às mudanças do mundo para não ser passado para trás.

Há alguns anos, ainda em seu surgimento, o Instagram era apenas uma rede social onde as pessoas conseguiam compartilhar fotos no feed, mas hoje já se trata de um espaço completamente diferente e com diversos tipos de conteúdo.

O Instagram é uma das redes sociais que mais mudou com o passar do tempo e que mais aprendeu a se adaptar às inovações do mundo contemporâneo e usar o que estava à sua disposição para não perder seus usuários.

Nos últimos tempos, pudemos ver isso acontecer na prática com o surgimento do TikTok, que acabou roubando uma grande parcela dos usuários do Instagram devido aos seus conteúdos mais enxutos, dinâmicos e objetivos.

Acontece que o Instagram não ia deixar isso como estava, pois além de ser um meio eficiente para que um projeto elétrico entrada de energia obtenha mais clientes, também é um espaço de diversidade e mudança.

Foi no meio disso que surgiu o Reels, muito mais do que apenas uma nova ferramenta da plataforma, mas um novo formato de conteúdo que prometia emplacar diretamente a concorrência da rede vizinha e recuperar seus usuários.

Essa não foi a primeira vez que vimos o Instagram trabalhar na construção de novas ferramentas para se manter na linha da concorrência, isso já aconteceu quando outras ferramentas também foram criadas, como:

  • Stories;
  • IGTV;
  • Filtros;
  • Lives;
  • Caixa de perguntas;
  • Avatar.

A partir daí o Reels começou a crescer em uma velocidade absurda e muitas pessoas começaram a fazer um enorme sucesso a partir da produção de conteúdo neste formato, mas engana-se quem pensa que as mudanças pararam por aí.

Recentemente, o Instagram confirmou que está começando a liberar a opção de Reels em grupo, seja para uma equipe de termoformagem ou até mesmo para uma dupla de amigos, e hoje iremos entender tudo sobre este assunto.

Entenda como funciona o Reels em grupo

O Reels em grupo nada mais é do que uma atualização dessa poderosa ferramenta dentro do Instagram e que possibilita que mais de uma pessoa consiga assistir a um vídeo do Reels ao mesmo tempo que alguém que conhece e se comunicar com ela por lá.

A opção funcionará da seguinte maneira: ao enviar um vídeo do Reels para um amigo via direct, a mensagem direta, e ele assistir ao vídeo no mesmo tempo que você, ambas as fotos dos perfis surgiram na tela enquanto vocês estiverem assistindo ao vídeo.

Sendo assim, ao lado de cada foto do perfil estará o ícone de uma câmera e também de um microfone, permitindo que você possa se comunicar por ali mesmo com a pessoa para comentar sobre o vídeo em questão.

Pode até parecer algo simples, mas trata-se de uma grande mudança que mudará por completo o processo de interatividade dentro do Instagram, sejam entre amigos que estão em busca de bons tubos de cobre, ou de colegas que gostam de ver vídeos engraçados.

Como bem sabemos, o Instagram conta com conteúdos para todos os gostos, e a chegada do Reels fez com que cada usuário consumisse ainda mais daquilo que gostava e compartilhar alguns desses conteúdos com alguém já se tornou algo comum na plataforma.

Agora a experiência se tornou ainda melhor, pois você pode não só compartilhar o conteúdo com quem quiser, mas também comentar no mesmo momento em que ela também estiver assistindo o conteúdo.

A atualização está chegando aos poucos no Brasil, por isso vale a pena conferir se o seu aplicativo está atualizado e ficar atento aos vídeos do Reels que assiste, pois a qualquer momento o ícone da câmera e do microfone podem surgir lá para você.

Benefícios dessa ferramenta

O Reels é um grande fenômeno do universo digital e do Instagram, e mudou por completo a forma como uma marca divulga o seu trocador de calor, por exemplo, e a maneira como os usuários aprendem a fazer algo.

Com isso, é normal que muitas marcas, empreendedores e até mesmo usuários comuns desejem trabalhar com esse tipo de conteúdo. Sendo assim, confira abaixo os benefícios que essa ferramenta pode trazer:

Maior alcance

O primeiro deles é justamente o aumento do alcance, pois o próprio Instagram tende a entregar com mais velocidade e qualidade os conteúdos que são produzidos dentro do formato de Reels.

Isso porque, como um dos principais objetivos é reter seus usuários e evitar que eles usem o aplicativo concorrente, eles estimulam os usuários a ficarem a partir da entrega alta de conteúdos que foram produzidos e postados com essa ferramenta.

Mais praticidade

Além disso, a ferramenta também traz mais praticidade em todos os processos de criação, edição e publicação, o que facilita a rotina do dono de uma empresa de molas de tração, por exemplo, que precisa produzir os conteúdos rapidamente.

É possível fazer absolutamente tudo pelo próprio Instagram e na ferramenta do Reels, desde a captação das imagens até a edição e colocação de uma música, o que torna todo o processo bem mais prático e otimizado.

Melhor mensuração

E é claro que a ferramenta também auxilia no acompanhamento dos resultados do conteúdo pela plataforma, o que permite uma melhor mensuração do alcance e de todas as métricas do conteúdo produzido neste formato.

São benefícios simples, mas acredite, fizeram e ainda fazem toda a diferença dentro da plataforma e dentro de perfis que sempre trabalharam duro para serem vistos na rede social e que, através do Reels, estão conquistando ótimos resultados.

Dicas para potencializar o sucesso desse tipo de conteúdo

Para finalizar este conteúdo, nada melhor do que apresentar algumas dicas práticas sobre o assunto, ou seja, dicas de como potencializar o sucesso do Reels do perfil da sua empresa de termopar ou da sua conta pessoal no Instagram. Sendo assim, confira abaixo algumas:

Crie um roteiro

A primeira coisa a se fazer é desenvolver um roteiro que sirva como para toda a produção, pois assim como qualquer outro tipo de conteúdo e principalmente quando estamos falando de produção audiovisual, o roteiro é parte fundamental.

Sendo assim, estude estilos e estruturas diferentes de roteiros para que encontre as melhores para você e siga a produção de acordo com a forma que achar melhor e desenvolvendo um vídeo que seja do seu estilo.

Esteja de olho nas tendências 

Além disso, o Reels se tornou uma febre quando o assunto é a criação de novas tendências no mundo digital, pois é a partir deles que as famosas trends surgem e vídeos começam a fazer um grande sucesso na plataforma.

Por isso, estar de olho nas tendências do Reels também é essencial para que você consiga adaptá-las ao seu perfil de caldeiraria industrial ou seja qual for o segmento da sua conta, mas que a partir de uma tendência pode obter resultados cada vez melhores.

Cuide bem da edição

Falar sobre produção audiovisual sem falar sobre edição é praticamente impossível, pois essa é uma parte tão importante quanto a preparação do roteiro e a gravação, pois é na edição que a magia acontece e que a ideia do seu vídeo se concretiza.

Sendo assim, você pode fazer tudo pela própria ferramenta do Reels no Instagram, como mencionamos anteriormente, mas também pode apostar em outros aplicativos de edição que lhe entreguem um resultado diferente, mas ainda assim muito bom.

Produza uma boa capa

Quando se decide publicar um Reels, é preciso criar uma imagem de capa para ele. Essa imagem não é obrigatória, mas faz toda a diferença no visual do seu perfil e na maneira como as pessoas veem o seu negócio.

Você pode usar a imagem do exaustor industrial da sua marca em um vídeo que esteja falando sobre ele, assim como uma foto sua quando se tratar de um vídeo mais pessoal, esse é o momento de colocar a criatividade em jogo.

Aposte nas hashtags

Por fim, mas longe de ser menos importante, as hashtags também são fundamentais para o sucesso do seu Reels, pois é através delas que muitos usuários podem conhecer o seu perfil e consumir o que você produz.

Há quem ame e odeie as hashtags, mas não há como negar que elas possuem uma grande influência no mercado e fazem toda a diferença no processo de busca, por isso vale a pena pesquisar as melhores para o seu perfil.

Com simples dicas como essas você conseguirá produzir um Reels de qualidade e que alcance diversas pessoas pelo Brasil e mundo afora, já que usando essa poderosa ferramenta a seu favor, irá gerar ótimos resultados.

Considerações finais

Dessa forma, verá como novidades e melhorias podem trazer ainda mais intimidade para as pessoas, sejam entre os amigos que irão usar o Reels em grupo ou entre produtores e consumidores de conteúdo.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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