Home Instagram Copa do Mundo: Saiba como aproveitar a competição para produzir conteúdos no Instagram

Copa do Mundo: Saiba como aproveitar a competição para produzir conteúdos no Instagram

by gabrielaraujo

Você quer saber como pode aproveitar o tema Copa do Mundo para causar impacto no marketing de conteúdo do Instagram do seu negócio?

Mesmo que a sua empresa não tenha nada a ver com o mundo do esporte, não precisa se preocupar, pois com um pouco de criatividade e conhecimento, você pode alavancar esse tema para alavancar sua marca neste período de copa.

Há muito se discute as vantagens e desvantagens de usar temas que estão longe do campo de atuação no marketing digital.

E certamente, o marketing de Instagram com o tema Copa do Mundo é uma ótima oportunidade para impulsionar as marcas, mas se enquadra na questão citada acima; 

Ou seja, vem junto com as vantagens e desvantagens de usar temas diferentes no marketing do seu negócio.

Por exemplo, o primeiro passo de uma boa estratégia que sua empresa de serviço de automação residencial pode fazer utilizando o tema Copa do Mundo é buscar discussões específicas que tenham algum nível de comunicação com seu público.

Portanto, saiba que de fato é possível falar sobre o assunto e envolver o público, desde que haja um planejamento e o siga com atenção.

Ou seja, quando o assunto é marketing para a Copa do Mundo, a maior dica é criar um conteúdo que agrade ao público e mostre que sua empresa  de projeto acústico também está vestindo a camisa do país durante o jogo.

Dessa forma, você pode alavancar sua paixão nacional para fortalecer seus laços com clientes e fornecedores do seu negócio.

Mas de fato, principalmente em se tratando de Instagram, que é o foco do nosso artigo, é possível criar vários conteúdos interessantes com o tema Copa do Mundo.

Por exemplo, uma empresa de alugar geradores pode fazer conteúdos para seu perfil com temas como: “Garanta que não falte energia na hora de assistir a copa”, “Toda energia do mundo para você acompanhar a copa”, e assim por diante. 

Como usar a Copa do Mundo no Instagram marketing?

Quando o assunto é Instagram marketing e Copa do Mundo, é essencial criar uma conexão plausível, mesmo que não tenha a ver com seu negócio em si. Aqui estão algumas dicas para você planejar o conteúdo editorial do seu perfil no Instagram com o tema da Copa do Mundo:

Planejamento 

O primeiro passo é de fato fazer um planejamento editorial dos conteúdos que serão postados no perfil do Instagram do seu negócio.

Portanto, independentemente se você tem um negócio de facas gráficas ou uma loja de roupas no Instagram, é preciso mostrar que sua empresa está abraçando a torcida nacional.

Essa é uma das melhores formas de mostrar ao público que sua empresa é patriota, gerando conexão com os clientes torcedores de plantão.

Crie promoções e sorteios

Você pode criar promoções e sorteios temáticos da Copa que beneficiem seus clientes. Para essa tarefa, é importante ter um bom entendimento do seu perfil de consumidor para saber quais tipos de promoções estão gerando mais resultados para o público específico.

Por exemplo, uma empresa fabricante de sacola kraft personalizada pode criar um sorteio no Instagram, concedendo brindes, produtos ou até mesmo uma viagem com tudo pago para comemorar a Copa do Mundo.

Claro que os sorteios sempre geram bons resultados para as empresas, pois os critérios para participar podem ser a compra de certa quantidade de produtos, seguir no perfil do Instagram e fazer comentários marcando pessoas.

Ou seja, isso significa que mais pessoas conhecerão sua empresa, o que pode aumentar consideravelmente a lucratividade do seu negócio. Além dos sorteios, é possível criar promoções com os produtos que sua empresa oferece, como:

  • Envio grátis durante o período da copa;
  • Cupom com descontos;
  • Compre 1, leve 2;
  • Brindes com tema da copa na compra de x produto.

Ou seja, este momento da Copa do Mundo é crucial tanto para uma loja de brinquedos como para uma empresa que vende massa autonivelante, pois dessa maneira pode aproveitar e se beneficiar do evento.

Organização de eventos temáticos

Se o seu negócio possui um local físico ou espaço para sediar o evento, aproveite para convidar clientes e fornecedores para assistir ao jogo ou comemorar ao vivo, e assim, postar as fotos no Instagram da empresa para gerar engajamento e conexão.

Outra opção que pode ser interessante para negócios de todos os segmentos é usar a internet para criar eventos online.

Por exemplo, o perfil de uma empresa de tubos trefilados e aços especiais pode contratar um bom profissional que entende de futebol para fazer lives e explicar os jogos e as chances do Brasil ser campeão, o que gera muito apelo para sua marca.

Encontre um elo com o tema

Fazer marketing no Instagram em um nicho muito diferente do tema Copa do Mundo pode ser um pouco difícil, mas é perfeitamente possível.

Por exemplo, uma empresa de suplementos alimentares pode criar seus produtos selecionados e oferecer a eles novas embalagens com as cores da copa.

Além disso, postar nas redes sociais para discutir notícias virais sobre a Copa do Mundo também podem ajudar a atrair o público.

Veja o que seus concorrentes estão fazendo

Claro que seus concorrentes também terão algo especial para o público durante esse acontecimento mundial, e observá-los é essencial para planejar sua estratégia de marketing no Instagram para a Copa do Mundo.

Isso é importante para uma empresa de compensação ambiental, por exemplo, que pode garantir um diferencial na abordagem falando sobre sustentabilidade e Copa do Mundo, preenchendo as lacunas que seus concorrentes não estão oferecendo.

Também é uma ótima maneira de descobrir os principais pontos fortes de seus concorrentes, bem como os pontos fracos de sua empresa, para fortalecê-los e obter uma vantagem competitiva.

Acompanhe os resultados da Copa

Nunca se esqueça da importância do conteúdo para o marketing no Instagram, pois é através de postagens em carrossel, ou reels que todo perfil cresce nessa rede social tão importante.

Portanto, é por isso que você deve focar nos resultados da copa e traçar estratégias para todas as possibilidades. Supondo que você planeja enviar cupons de desconto para seus clientes após o término do jogo, há dois cenários possíveis.

Se o Brasil vencer, a promoção pode ser voltada para comemoração, mas se não vencer, transmita a tristeza, mas gerando conteúdos que motivam os clientes a não desistirem da torcida, mantendo o espírito do jogo.

Ou mesmo, mantendo o patriotismo acima de qualquer coisa, afinal, o Brasil não deixará de ser um país maravilhoso porque não venceu a copa dessa vez. 

Utilize o marketing de influência

Você pode utilizar o marketing de influenciadores no período da Copa do Mundo para alavancar as vendas no Instagram.

Essa é uma estratégia  fundamental para empresas de diferentes setores. De acordo com dados recentes da Nielsen, o marketing de influenciadores é a maneira mais eficaz de atingir os consumidores, seguido pelos patrocínios.

Em países como o Brasil, os influenciadores são ainda mais relevantes do que em outros mercados. Portanto, utilizar essa estratégia durante as competições da Copa pode revolucionar os negócios de uma marca e aumentar as vendas.

Portanto, ao escolher um influenciador, o foco deve estar na persistência da marca, definindo o propósito e os temas mais relevantes para gerar conteúdo, bem como o impacto digital da estratégia.

Dito isso, temas que se alinham com as paixões e interesses do influenciador com a Copa do Mundo podem de fato potencializar a relação entre a marca e o consumidor.

Acompanhe os resultados e KPIs do seu perfil

Com o sucesso da Copa do Mundo e seu impacto de longo alcance, todos ficarão sobrecarregados com uma enxurrada de informações online.

Logo, é difícil definir quais dados devemos analisar e quais KPIs considerar em cada análise. Portanto, a saída é começar com um objetivo claramente definido, com o objetivo anexado. Em seguida, considere algoritmos e ferramentas.

Existem precauções a serem tomadas?

Ao planejar uma estratégia de marketing de Instagram para a Copa do Mundo, você deve se concentrar em alguns aspectos importantes antes de sair divulgando conteúdos e promoções sobre o tema. 

Existem direitos comerciais invioláveis ​​em suas promoções e você precisa se desviar deles em seu planejamento. A Copa do Mundo é um evento patrocinado pela FIFA e apenas patrocinadores oficiais podem promover a marca e elementos intrínsecos como:

  • Símbolo;
  • Tabelas com os jogos;
  • Troféu;
  • Mascote;
  • Imagem dos jogadores.

Para os empresários que não abrem mão do uso de determinados elementos em nosso time de futebol, esse problema precisa ser resolvido em conjunto com a CBF (Federação Brasileira de Futebol).

Você pode solicitar o uso da imagem, mas precisa estar ciente de que liberar esses direitos pode ser caro. Existem formas de contornar isso, você pode apostar em ícones relacionados à Copa do Mundo, mas não diretamente relacionados ao evento ou seleção.

Por exemplo, o futebol aplicado no contexto da Copa do Mundo não está diretamente relacionado à CBF ou à FIFA, mas pode comunicar ao público como desejar sem infringir nenhum direito autoral.

 

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

 

Related Posts

Leave a Comment