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Core update: Confira as últimas atualizações do algoritmo do Google

by gabrielaraujo

O Google é parte integrante de nossas vidas cotidianas, e por isso é preciso aprender mais sobre sua nova atualização. Esse mecanismo de busca solidificou seu lugar no mundo, considerando que tem 86% de participação no mercado de mecanismos de busca.

Certamente o Google é uma grande potência a ser reconhecida, sendo difícil imaginar o mundo sem ele.

Recentemente, o mecanismo buscador lançou seu tão esperado “core update” de maio de 2022, no dia 25 de maio de 2022. A atualização teve seu término oficialmente em 9 de junho de 2022.

Uma vez que o Google é a maior fonte para ajudar seus clientes a descobrirem o site do seu negócio de dispositivos de controle industrial, é natural se preocupar com essas mudanças e como elas afetarão você e sua empresa.

Neste artigo abordamos o core update, explicando todos os detalhes caso o seu site tenha sido impactado.

O que é um Google Core Update?

Trata-se de uma grande atualização nos mecanismos de busca do Google com o objetivo de melhorar as pesquisas e acompanhar a constante mudança da web.

Toda vez que o Google atualiza seus algoritmos de classificação de pesquisas, isso significa que seu site pode se sair melhor ou pior nos resultados das pesquisas.

Estar atento e saber quando o Google faz essas atualizações nos dá um apontamento para entender se alguma taxa diferente foi alguma alteração em seu site ou algo que o Google alterou com seu algoritmo de classificação.

Após a conclusão do Google Core Update em maio de 2022, é o momento de investigar como seu site de ERP integrado se saiu com essa atualização e tomar as medidas necessárias para continuar melhorando no futuro.

Saiba mais do Google Core Update de maio de 2022

Como mencionamos, o anúncio do Google Core Update de maio de 2022 foi feito no dia 25 de maio de 2022.

O Google acrescentou que  embora nada em uma atualização seja específica para algum site em particular, essas atualizações podem produzir mudanças perceptíveis no desempenho dos sites.

De acordo com o Search Engine Land, o Google Core Update de maio de 2022 parece ser muito mais significativo que o Core update de novembro de 2021.

A atualização de novembro de 2021 não teve um bom timing por conta da temporada de alta de compras online. Agora a nova atualização foi programada muito melhor para os varejistas.

Essa atualização tem como alvo todos os tipos de conteúdos e não é uma penalidade, de forma que promove ou premia ótimas páginas da web.

Ela tem abrangência global, afetando todas as regiões e idiomas. Quanto ao impacto, o Google não anunciou qual a porcentagem de pesquisas foram afetadas por essa atualização.

As atualizações principais afetam o Google Discovery e outros recursos como featured snippets e muito mais.

Caso sua página de suporte técnico em TI tenha sido afetada por essa atualização, precisará analisar seu conteúdo e ver o que pode fazer melhor com os conselhos de atualização do Google.

O que fazer se a sua página foi impactada?

Se você notou que o seu site teve uma queda no rankeamento depois do Google Core Update, vamos trazer aqui vários questionamentos que você pode se fazer.

De acordo com o próprio Google, os sites podem ter perdas e ganhos durante a implementação das mudanças. No entanto, uma queda de desempenho nem sempre vai significar que exista um problema a ser corrigido.

Não existe nada de errado com muitas páginas que perdem um pouco do seu desempenho depois de uma atualização principal.

Essas páginas, como de uma empresa de serviço de cross docking não violam as diretrizes e nem foram submetidas à ação manual ou algorítmica, como pode acontecer em site que não seguem as regras.

Você deve estar se perguntando então o que deve fazer se seu site teve uma queda de desempenho depois do Google Core Update.

A recomendação do Google é que os esforços sejam concentrados em proporcionar o melhor conteúdo possível, sendo essa a prioridade de seus algoritmos. Visando ajudar você a colocar em prática melhorias, o Google criou uma lista de perguntas a serem consideradas.

Questões sobre o conteúdo e a qualidade

São muitas as perguntas sobre o conteúdo e a qualidade do mesmo, considerando se o conteúdo possui:

  • Informações;
  • Relatos;
  • Pesquisas;
  • Análises originais.

É incluída uma descrição significativa, completa ou abrangente do assunto? O conteúdo apresenta análises relevantes ou informações originais e interessantes?

Ao ser baseado em outras fontes, você deve evitar simplesmente copiar ou reescrever o material, adicionando valor e originalidade. Será que o cabeçalho ou título da página exibe um resumo descritivo e útil do conteúdo a ser exposto?

Questione-se se é o tipo de página que você adicionaria aos seus favoritos, se compartilharia ou recomendaria a alguém. Pense por fim, se você esperaria ver esse conteúdo de célula automatizada em uma revista, enciclopédia ou em um livro impresso.

 

Questões sobre o nível de especialização

Questione-se se o conteúdo apresenta as informações de forma confiável, com indicação clara da fonte, evidências do uso de conhecimento especializado e dados sobre o autor ou site da publicação.

Caso você fizesse uma pesquisa sobre o site que produz conteúdo, ficaria com a impressão que ele é confiável e amplamente reconhecido como uma autoridade no assunto?

Verifique se o material é escrito por especialistas ou entusiastas que comprovadamente conhecem bem o tema.

Tenha cuidado com erros factuais, que podem ser facilmente verificados e pense se você confiaria nesse conteúdo quanto a questões relacionadas à sua vida ou finanças.

Uma página de desenvolvimento de software automação comercial busca seguir todas as diretrizes dadas pelo Google.

Questões sobre apresentação e produção

Verifique se o conteúdo apresenta problemas de ortografia ou estilo, se ele foi bem produzido ou se parece ter sido feito às pressas ou com pouco cuidado.

Pergunte-se se o conteúdo é produzido em massa ou de maneira terceirizada por muitos criadores, se está espalhado por uma grande rede de sites.

Cuidado com a quantidade excessiva de anúncios que distraem o usuário ou interferem no conteúdo principal. Certifique-se que seu conteúdo seja exibido corretamente em dispositivos móveis, pois vivemos na era do mobile.

Questões comparativas

Certifique-se também que o conteúdo ofereça um valor significativo quando comparado com outras páginas nos resultados de pesquisa.

Pense se o conteúdo de seu site de atualização de firmware atende aos interesses dos visitantes do site, ou se parece que o material foi feito somente com o objetivo de melhorar a classificação nos mecanismos de busca.

Acompanhe as diretrizes de qualidade da pesquisa

Outra importante recomendação do Google para a criação de conteúdo de qualidade é acompanhar as diretrizes de qualidade da pesquisa.

Entendendo como é classificado um conteúdo de boa qualidade, é possível melhorar o material publicado em suas páginas, de forma que o desempenho delas no mecanismo de busca dique melhor.

Entendo por que os sites estão vendo seu rankeamento cair

O principal motivo pelo qual alguns sites estarem vendo seu rankeamento cair é porque o Google está reavaliando as páginas do seu site. Como foi observado pela própria empresa, os sites podem ter ganhos ou perdas em suas classificações gerais.

Em um exemplo, supondo que seu site apresenta páginas da web que já tiveram uma alta classificação para palavras-chave específicas, com essa atualização principal, pode ser que essas mesmas páginas tenham uma classificação maia baixa.

Isso pode afetar a classificação do seu site nos resultados das pesquisas em geral, e você deve ficar atento.

Fora as atualizações centrais, violações nas diretrizes para webmasters do Google são o único motivo para uma alteração ou ação algorítmica que cause uma mudança em seu site.

Ainda que as atualizações como o Core Update não sejam direcionadas a sites ou páginas específicas, é importante entender como reduzir quaisquer impactos negativos.

Segundo o Search Engine Journal, existe uma suspeita de que o conteúdo gerado por IA tenha sofrido um maior impacto com essa nova atualização, mas não há uma declaração do Google apoiando isso.

O que fazer para evitar que isso aconteça com seu site?

Para evitar que isso aconteça com seu site de automação industrial, é vital observar todos os questionamentos que colocamos neste artigo.

Conforme o Blog da Central de Pesquisa Google, é importante observar que mesmo que tenha havido uma queda de rankeamento, pode não haver nada que você possa corrigir para melhorar sua classificação no mecanismo de busca imediatamente.

O segredo é produzir o melhor conteúdo possível com base em seu público-alvo e suas palavras-chave.

Considerações finais

Neste artigo você conferiu mais sobre o Google Core Update de março de 2022, vendo como pode trabalhar o seu site no sentido de otimizá-lo.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

 

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