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Instagram: Saiba como arquivar as fotos sem precisar apagá-las

by gabrielaraujo

O Instagram é uma das redes sociais de fotos e vídeos mais utilizada no mundo inteiro, com cerca de 2 bilhões de usuários ativos na plataforma. 

De fato, o Instagram ocupa o quarto lugar em termos de usuários, ficando atrás apenas do Facebook com 2,85 bilhões e do YouTube com 2,29 bilhões.

E se você tem um perfil ativo e já publicou várias fotos desde 2013 quando ocorreu o boom dessa rede social, já deve ter apagado várias fotos ao longo destes anos, afinal, a vida muda e às vezes uma imagem pode não mais fazer sentido no presente momento. 

Até mesmo perfis de empresas, como um negócio de açaí atacado Curitiba que publicou fotos de 5 anos atrás com produtos que atualmente não vende mais, e portanto, apagar as imagens pode ser a solução.

Mas, devido à popularização da rede social, o Instagram realizou diversas atualizações, fornecendo vários recursos inovadores, incluindo a opção de arquivamento de fotos. Ou seja, isso quer dizer que é possível arquivar as fotos e imagens sem apagá-las da sua conta. 

O Instagram introduziu seu recurso de arquivo em meados de 2017 depois de testá-lo vários meses antes. Na época, muitos usuários estavam removendo postagens que depois de um tempo se arrependiam de terem apagado. 

Ou seja, o número de comentários ou curtidas, além da lembrança da data postada, eram apagadas. Foi pensando em evitar esse tipo de arrependimento que o dono da rede social pensou nesse recurso tão inteligente e importante.

As postagens arquivadas só podem ser vistas pelo proprietário da conta. Esse pode ser um recurso bastante útil em diversas ocasiões importantes, tanto em uma conta pessoal como em uma conta empresarial.

Portanto, se você quer saber como você pode arquivar suas imagens e evitar apagá-las e ao mesmo tempo removê-las da grade do seu perfil, continue lendo este artigo. 

Por que o recurso arquivar pode ser importante?

Semelhante ao recurso que permite salvar fotos de outros usuários de forma privada, o recurso de arquivamento move as postagens para uma seção separada do aplicativo. 

Uma vez arquivada, seus seguidores não poderão mais ver a postagem, embora você ainda possa ver comentários e curtidas anteriores ao arquivamento da postagem.

O feed do Instagram é sagrado para muitas pessoas, ou seja, manter um feed do Instagram esteticamente agradável é algo que muitos usuários do aplicativo tentam fazer, e o arquivamento de imagens pode contribuir e muito para isso.

Isso porque, com o arquivamento de fotos, é possível “brincar” com diferentes temas que permitem mostrar um feed organizado e estético. 

Além disso, o arquivamento pode servir para apagar imagens do feed do perfil sem perder as imagens, afinal, podem não ser adequadas para mostrar no perfil, mas ainda podem ter um valor especial e ao arquivar, sempre que quiser é só ir lá olhar as imagens arquivadas. 

Por exemplo, em um perfil de uma empresa prestadora de serviços ambientais que foi feito há alguns anos, podem haver imagens de funcionários que não trabalham mais na empresa, e por isso, legalmente, o ideal é arquivar as imagens ou excluí-las. 

Mas, ao mesmo tempo, e continuando com o exemplo citado, essa imagem pode ter sido de um evento importante para a empresa, como um programa de educação ambiental, e assim, arquivar é a melhor opção para não perder a foto e ao mesmo tempo mantê-la guardadinha no perfil. 

Ou seja, é um recurso especial para ocultar fotos que talvez não queira excluir, e permite arquivar postagens do feed e armazená-las até que o usuário decida trazê-las de volta ao seu feed.

Além disso, pode ser que uma empresa de coleta de lixo reciclável SP queria organizar melhor o perfil, a fim de ficar mais adequado e organizado para divulgar suas ações aos usuários e conscientizar mais pessoas sobre a importância de reciclar o lixo. 

Sem contar que, ao excluir postagens, você perde todos os dados importantes da postagem e não há como restaurar essa postagem ou essas métricas. 

Por outro lado, ao arquivar as imagens e fotos do Instagram, além de ficarem ocultas somente para você ver nos arquivos, os dados de interações como curtidas e comentários se mantém.

Como arquivar imagens do feed do Instagram?

De fato, arquivar as imagens e fotos de um perfil no Instagram é muito simples e pode ser feito em questão de segundos, mesmo que seja o perfil de uma empresa de táxi aéreo que tenha várias imagens postadas de anos atrás. O passo a passo é:

  • Abrir o aplicativo Instagram no seu telefone;
  • Clicar no perfil e abra a foto que deseja ocultar;
  • Clicar no botão de três pontos no canto superior direito;
  • Selecionar ‘Arquivo’ na lista de opções disponíveis;
  • Sua postagem será removida do seu feed do Instagram.

Se quiser desarquivar as imagens arquivadas, você pode encontrar suas fotos arquivadas no próprio aplicativo do Instagram. Em seu perfil, toque no ícone de três pontos no canto superior direito da tela e selecione Arquivar. 

Você verá primeiro seu arquivo de histórias, que é um histórico de todas as suas histórias no Instagram. Toque no botão suspenso e selecione o arquivo de postagens para ver todas as postagens que você ocultou do seu feed. 

Você sempre que você quiser, você pode ir aqui e selecionar as postagens arquivadas que deseja mostrar no seu perfil novamente.

Tipos de posts que você pode querer arquivar

Quais postagens do Instagram você deve considerar arquivar? Aqui estão mais algumas sugestões e dicas para os perfis das empresas que desejam arquivar imagens, sejam perfis de fabricantes de automação industrial, ou de lojas de pet shop. 

Postagens antigas de promoções que expiraram 

Não faz nenhum sentido manter postagens antigas de promoções que já passaram no perfil da sua empresa.

Esse tipo de conteúdo no Instagram de empresas pode ser adequado para arquivar, afinal, são promoções que não estão mais ativas, mas podem ser eventualmente consultadas para alguma burocracia que surja, ou para relembrar o momento.

Produtos e serviços desatualizados

Arquivar postagens de produtos ou informações desatualizadas, como a uma campanha de um fornecedor embalagem blister que alterou de preço ou um produto que sua empresa parou de fabricar é a melhor saída para o seu estabelecimento.

Arquivar essas postagens permitirá que você esconda o conteúdo do seu público, mas retenha os dados valiosos.

E as postagens mais antigas que não se enquadram nessas categorias? Mesmo que muitas vezes o conteúdo pode ser facilmente apagado eles ainda fazem parte da sua história e da jornada da sua marca, portanto avalie se realmente vale a pena excluir.

Aproveite o tempo para criar novos conteúdos e atualizar aqueles que precisam. Essas postagens geralmente obtêm muito engajamento e humanizam sua marca.

Conclusão

Para concluir, agora que você já sabe como arquivar e organizar seu conteúdo do Instagram, é importante saber que a cultura do Instagram de feed perfeitamente organizado e padronizado não é mais algo tão importante hoje em dia.

Principalmente em perfis de empresas com foco no público jovem, como um perfil de uma empresa de macarrão talharim para yakissoba, ou de uma agência de marketing e fotografia, por exemplo. 

Ou seja, a grade ou feed de perfil, só é vista quando os visitantes entram em seu perfil. Uma vez que eles seguem seu perfil, eles verão seus conteúdos no feed que o algoritmo de posts usa para classificá-los. 

Em outras palavras, eles não verão esse padrão de grade perfeitinho na maior parte do tempo, a não ser que seus seguidores fiquem indo direto no seu perfil, algo que é difícil hoje em dia, principalmente com os stories disponíveis para entreter os usuários.

De toda forma, não estamos querendo dizer que não é importante a harmonia estética e de visualização da grade das fotos postadas, e que você precisa deixar pra lá e postar conteúdos e imagens de qualquer forma, sem nexo e que fogem do padrão de design e cor do seu perfil.

Mas sim que somente pensar na estética dos conteúdos sem pensar no conteúdo em si, não vale a pena para sua empresa. 

Em última análise, se você deseja priorizar seu público e sua experiência em um formato ou fluxo de conteúdo, crie posts que valem a pena compartilhar e que tenham valor, não apenas porque se encaixa na sua tonalidade e padrão da grade. 

Isso deixa espaço para conteúdos espontâneos e relevantes que seus seguidores de fato querem ver, aumentando a qualidade das postagens em seu perfil. 

 

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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