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Marketing 5.0: O que é, a sua evolução tecnológica e como aplicar

by gabrielaraujo

Você conhece o Marketing 5.0? O marketing sempre precisa estar atento e acompanhar as tendências de comportamento dos consumidores para que se mantenha relevante.

A tecnologia precisa ser o centro das estratégias de negócio, afinal vivemos na era digital e com isso os consumidores anseiam por melhorias e tendências dentro desse universo.

Com isso surge o grande questionamento do Marketing 5.0: será que toda essa tecnologia contribui para uma sociedade melhor?

Esse conceito foi criado por Philip Kotler, lá atrás quando ainda se falava de Marketing 1.0 e veio acompanhando a evolução desse movimento durante os anos, conforme as tecnologias se transformaram.

Ao se pensar que atualmente a tecnologia está presente em toda a nossa a vida, seja da cancela automática para pedágio até a forma como marcamos exames por aplicativos sem precisar ir até o local, toda nossa vida está automatizada.

Mas será que as pessoas estão preocupadas em qual será o efeito disso para a humanidade, principalmente no que diz respeito à qualidade de vida?

Pensando nisso, é fundamental que as empresas coloquem a tecnologia a serviço do bem estar dos seus consumidores, pois ao contrário estaria indo contra tudo que a tecnologia acredita e espera ser na vida de todos.

Seja uma empresa de conserto de suspensão de carros ou um e-commerce, é fundamental que use a tecnologia para automatizar cada vez mais a experiência dos seus clientes.

Por isso, seja você uma empresa ou alguém que trabalha com marketing, é importante conhecer todo o conceito do marketing 5.0.

O que é Marketing 5.0?

O Marketing 5.0 diz respeito ao estágio de evolução do marketing, que é marcado pelo poder da tecnologia a favor da qualidade de vida e do bem-estar das pessoas.

Pensando em como a tecnologia faz parte da nossa vida, ela deve contribuir para o bem estar de todos. Esse conceito é explicado por Philip Kotler, Hermawan Kartajaya e Iwan Setiawan no livro “Marketing 5.0: Tecnologia para a humanidade”.

A obra foi publicada em 2021, quando ainda estávamos na pandemia, e devido a isso tem forte influência da situação da época em seus escritos, afinal foi justamente nesse contexto, que os negócios aceleraram em anos sua digitalização.

Diversos setores precisaram se adaptar, a economia foi afetada e os consumidores mudaram seu comportamento, afinal não se podia sair de casa e até para comprar mangueiras hidráulicas precisava ser de forma online e remota.

No que diz respeito ao campo tecnológico, vimos o surgimento de novos termos e ferramentas, com isso essas tecnologias começaram a entrar em nossas vidas e transformar tudo que conhecíamos como realidade, são elas:

  • Processamento de Linguagem Natural;
  • Inteligência artificial;
  • Realidade aumentada;
  • Realidade virtual;
  • Sensores e robótica;
  • Internet das Coisas;
  • Blockchain.

Sendo assim, é importante que as empresas entendam e reconheçam como essa tecnologia pode ser benéfica para os seus negócios, e com isso liberarem todo esse potencial em suas estratégias e operações de marketing.

Mas acima de tudo é preciso pensar nas pessoas, não focar só no bem da empresa e acabar subjugando o ser humano às tecnologias.

Veja como o Marketing evoluiu até chegar no 5.0

Se você tem uma empresa de guincho automotivo há alguns anos, por exemplo, deve ter observado como o marketing tem evoluído com o passar do tempo.

Podemos exemplificar essa evolução como: no primeiro momento o marketing evoluiu da centralidade do produto (1.0) para a centralidade no consumidor (2.0), logo após para dar atenção às aspirações, valores e o espírito humano (3.0).

O Marketing 4.0 era o utilizado até recentemente para conectar marcas e consumidores. E por último na atual situação, o marketing se encontra envolto nos desafios que a tecnologia trouxe para a humanidade, o que chamamos de marketing 5.0.

Por mais que o marketing tenha evoluído com o passar dos anos, tem empresas que ainda pensam estratégias passadas. Por exemplo, um negócio pode pensar com a mentalidade do Marketing 1.0, diferente de uma empresa de caminhão pipa para lavagem de rua.

Isso não quer dizer que ela está errada, mas é preciso acompanhar o mercado e entender o que a tecnologia tem a oferecer para entender melhor e ver em detalhes essa evolução.

Marketing 1.0

Essa é uma época marcada pela pouca concorrência entre as empresas. Estamos falando do início das propagandas, onde as marcas anunciavam seus produtos nos meios de comunicação tradicionais como a TV e o rádio.

Com isso as empresas miravam na produção e nos seus produtos, sua única intenção era mostrar que eles tinham os melhores produtos. Por exemplo, uma empresa de moto carga baú focava apenas no que o seu produto tinha a oferecer. 

Marketing 2.0

Já quando falamos no Marketing 2.0, as empresas começam a entender que os consumidores não são todos iguais, com isso surge o conceito de público-alvo, pois as marcas precisam segmentar seus produtos e principalmente seus anúncios.

Afinal a concorrência cresceu, e com isso os consumidores se tornaram cada vez mais exigentes, as empresas se viram na necessidade de entender o comportamento e interesse desse público.

Marketing 3.0

O Marketing 3.0 foca no indivíduo, ele entende que os consumidores não são uma grande massa homogênea, mas também não é um alvo que precisa ser atingido a todo custo, pois clientes são seres humanos.

Sendo assim com toda sua singularidade e complexidade, tendo valores por trás de suas ações e comportamento.

Com isso as pessoas esperam que as marcas mostrem seus valores e quais causas defendem, ou seja, quando forem atrás de uma CNH moto preço não será importante, pois o valores estão atrelados ao compromisso da empresa com o planeta.

Sendo assim, as marcas são humanizadas e mostram a sua personalidade, propósito, valores e todas as causas pela qual acreditam, esperando que os consumidores se identifiquem com ela.

Marketing 4.0

A partir desse momento, o Marketing 4.0 é marcado pela transição do marketing para a economia digital, ou seja, com isso surgem as tecnologias de inteligência artificial, como o Big Data, realidade virtual e os demais conceitos.

As empresas já sentem a necessidade de colocar essa tecnologia no centro das suas estratégias para gerar mais valor para os consumidores.

Quando acontece a migração para o Marketing 5.0, as empresas enxergam a necessidade de voltar essa tecnologia para o bem da sociedade.

Qual é a importância do Marketing 5.0?

Esse conceito surge para orientar as empresas após um forte movimento de digitalização devido à instabilidade causada pela pandemia de COVID-19.

Como tudo aconteceu muito rápido e até sem o devido controle, as empresas estão ressurgindo após o período pandêmico com muitas opções voltadas à tecnologia, mas não sabem muito bem o que fazer com tudo isso.

Por isso é preciso que se direcione às tecnologias para o bem da sociedade, afinal com a pandemia surgiu uma grande reflexão sobre o papel das empresas no mundo.

O Marketing 5.0 é importante para que a sua marca esteja alinhada com as tecnologias e o comportamento do consumidor, assim ela vai se manter relevante no mercado, mas para que isso aconteça é fundamental mudar a mentalidade e se preparar para as mudanças.

Como visto na evolução, uma empresa que não acompanha as tendências, acaba ficando obsoleta e perdendo seu espaço no mercado. Sendo assim, esteja aberto para mudanças, só assim seu negócio irá permanecer em constante crescimento.

Componentes do Marketing 5.0

Entenda melhor quais são os componentes do Marketing 5.0 segundo Philip Kotler.

Marketing orientado por dados

É a atividade de coletar os dados do Big Data, seja de fontes internas ou externas, e com isso utilizá-las na tomada de decisão, sendo assim toda decisão precisa ser tomada com base em dados.

Marketing ágil

Diz respeito à adoção de equipes descentralizadas, multidisciplinares e colaborativas que têm o objetivo de aumentar a eficiência e agilidade das estratégias de marketing. Isso aumenta a capacidade das empresas de agirem de forma rápida ao mercado.

Marketing preditivo

Esse tipo de análise verifica os dados e procura por padrões de comportamentos e tendências que o mercado oferece, com o objetivo de prever os resultados do marketing e com isso se preparar para os desafios futuros.

Marketing contextual

Esse tipo de marketing diz respeito ao espaço físico, por meio de sensores e interfaces digitais, que permitem que as empresas possam oferecer o serviço certo para o cliente certo, criando uma experiência personalizada.

Marketing aumentado 

Diz respeito ao uso da tecnologia de chatbots e assistentes virtuais. Sabe quando você vai comprar um lubrificante automotivo, por exemplo, e tira todas as suas dúvidas no chat do site, sem precisar ir até lá? Então, é disso que estamos falando.

Como aplicar o Marketing 5.0 na sua empresa?

Agora que você já entendeu todo o conceito do Marketing 5.0, conheça como você pode implementá-la em sua empresa, saiba que todo esse processo pode levar um tempo, por isso siga os seguintes passos:

  • Invista em tecnologia avançada;
  • Crie um ecossistema de dados;
  • Trabalhe com metodologias ágeis;
  • Mapeie a jornada tecnológica do consumidor;
  • Torne a tecnologia mais pessoal, social e experiencial;
  • Alinhe as estratégias às metas de desenvolvimento sustentável.

Seguindo esses 7 passos, você vai conseguir utilizar tudo que o marketing 5.0 tem a oferecer para a sua empresa, e ver como essa estratégia faz total diferença no seu negócio.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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