Home Instagram Saiba como controlar o tempo de uso do Instagram entre os seus filhos

Saiba como controlar o tempo de uso do Instagram entre os seus filhos

by gabrielaraujo

O Instagram é hoje uma das redes sociais mais populares da internet, crescendo de forma exponencial na mesma medida que o número de usuários no cenário digital, o que destaca também a relevância dessa rede em relação a muitas que estão disponíveis no meio virtual.

Isso porque o número de redes sociais vem se multiplicando em um nível cada vez maior, com cada plataforma podendo se especializar em um estilo específico de conteúdo, como texto, vídeo ou até mesmo áudio, por meio da troca de mensagens.

Junto dessas possibilidades, existem também aquelas opções que combinam diferentes formatos, estabelecendo assim uma maior quantidade de possibilidades para os usuários, o que acaba fazendo com que essas plataformas acabem crescendo dentro do cenário digital.

Situação que acaba por também englobar o Instagram, que passa a atrair não apenas os usuários comuns, conquistando a atenção do meio comercial como um todo, fazendo assim com que diversos estabelecimentos possam ser facilmente encontrados na rede.

Cenário que permite com que um usuário pesquise na aba de buscas do Instagram por açaí atacado Curitiba e assim ser direcionado para uma série de empreendimentos que possam trabalhar com esse tipo de produto, levando em conta essa região em particular.

Uma pluralidade de opções que acaba também por atrair diferentes perfis de público, indo desde a população mais velha até os mais jovens, já que para ambos existe um conteúdo específico que pode ser acompanhado dentro dessa rede social de grande apelo.

Ação que destaca a importância do algoritmo de conteúdo da rede social, levando para cada indivíduo um perfil diferente de produções, destacando o nome de empresas e influenciadores que conversem diretamente com um tipo específico de usuário.

Algo que permite a alguém encontrar no mesmo Instagram vídeos sobre o funcionamento de equipamentos eletrônicos, como também um passo a passo sobre como preparar em casa um delicioso prato de macarrão talharim para yakissoba.

São tantas opções disponíveis de conteúdo que é fácil para alguém perder a noção do tempo e passar horas e horas em frente à tela do celular, já que a quantidade de produções disponíveis na rede social chegam a parecer infinitas diante das publicações constantes.

Esse que acaba se tornando um cenário não muito positivo, para não dizer preocupante, principalmente quando pensamos no tempo que os jovens passam dentro do Instagram, chegando a um índice que pode até mesmo ser prejudicial para sua formação.

Os problemas do uso excessivo do Instagram

O consumo excessivo de algo é sempre um problema na sociedade, sendo esse até mesmo um dos caminhos para o início de um caso de vício. Cenário que é válido não só para substância químicas, mas também para conteúdos digitais, como acontece atualmente.

Consequência essa que está diretamente conectada ao funcionamento do cérebro diante de estímulos visuais frequentes, o que acontece em um ritmo exagerado quando pensamos no tempo em que as pessoas passam frente aos seus celulares e computadores recentemente.

Um vício que está associado à liberação de dopamina no cérebro, um hormônio que está conectado à liberação de sensações no corpo, o que inclui um sentimento positivo, tal como aquele que alguém se sente quando está feliz ou satisfeito com algum tipo de atividade.

Algo comum de sentirmos quando assistimos um filme de romance ou até mesmo quando ficamos com medo após uma maratona de uma série de terror. Hormônios que são estimulados através da absorção de diferentes conteúdos, como vemos no Instagram.

E o que não falta na internet são produções, já que a quantidade de vídeos em uma plataforma pode até mesmo superar a quantidade de imagens registradas por uma empresa de câmeras de monitoramento através das suas câmeras de vigilância.

O problema é que esse tempo excessivo na internet, com um destaque em especial para o Instagram, que é uma das redes mais populares do momento, pode trazer consequências inúmeras para a vida de uma pessoal, o que inclui a exibição de uma vida simulada.

A visão frequente através de filtros irreais pode fazer com que um usuário passe a não ter confiança no seu próprio corpo por não conseguir replicar o mesmo padrão visto nas fotos visualizadas todos os dias, muitos deles sequer tratando-se de corpos reais.

Um problema que acaba sendo ainda mais preocupante quando pensamos na população jovem, que normalmente passa por um momento de incertezas por causa das mudanças que ocorrem no seu organismo, com a liberação de novos hormônios.

Esse contato exagerado com o meio digital pode prejudicar também na qualidade de socialização do indivíduo, fazendo com que alguém desista de uma viagem escolar, mesmo após a contratação de uma empresa de aluguel de vans, por não querer se socializar.

Situação que surge como uma sequência do espaço em que a internet e o Instagram passa a ocupar a vida do jovem, impedindo com que ele possa ter uma vida saudável, prejudicando assim até mesmo a forma em que ele consome os conteúdos ali postados.

Para evitar esse tipo de situação, é importante então que os pais passem a ter mais atenção ao tempo em que seus filhos passam navegando no Instagram, de forma a estabelecer uma relação mais positiva entre eles e as oportunidades disponíveis na rede.

Otimizando o uso do Instagram em casa

Ninguém discute sobre o valor que essa rede social tem na vida das pessoas, facilitando até mesmo com que uma empresa de serviço específico possa ser encontrada, tal como uma como uma companhia do ramo de táxi aéreo que possa estar presente no Instagram.

No entanto, para que seja possível aproveitar do melhor que essa plataforma possa oferecer, é necessário saber como utilizá-la corretamente, algo que os jovens podem ainda não saber, cabendo então aos seus responsáveis que o auxiliem nesse sentido.

E caso você pai, mãe ou familiar preocupado não saiba como lidar com isso, saiba que existem diversas formas de se trabalhar com esse acesso adequado ao Instagram, utilizando até mesmo de algumas ferramentas disponibilizadas pela própria rede social.

Configurando o Instagram para seus filhos

Acompanhando a preocupação levantada pelos responsáveis, o próprio Instagram passou a oferecer uma facilidade para os seus usuários, uma ferramenta chamada de Central da Família, que passou a estar disponível globalmente a partir de setembro de 2022.

Esse espaço do Instagram permite com que um usuário possa associar a sua conta ao perfil criado dos seus filhos. Dentro dessa ferramenta é possível realizar uma série de atividades positivas para o controle desses perfis, o que inclui:

  • Conferir o tempo de navegação;
  • Definir um limite de tempo;
  • Configurar os horários que esse perfil pode navegar;
  • Receber atualizações sobre contas seguidas.

Ações que permitem ao pai ter um melhor controle sobre como seus filhos estão usando o Instagram, garantindo assim uma navegação de qualidade, com essa atenção sendo tão importante quanto um aditivo para pão francês para uma nova fornada em uma padaria.

Tempo adequado dentro do Instagram

De nada adianta conferir o tempo de navegação dos jovens na rede social e não fazer nada a respeito. Nesse sentido, cabe aos próprios responsáveis definirem o tempo adequado para que seus filhos possam navegar, com eles tendo que controlar o limite disponível.

Em relação ao tempo que alguém pode passar no Instagram, é adequado que jovens entre 6 a 10 anos passem no máximo 2h na rede social, com o limite aumentando para até 3 horas entre os 11 e 18 anos.

Ou seja, nada de deixar crianças pequenas navegarem no Instagram antes da hora, o que hoje é até mesmo uma restrição adotada pelo próprio grupo Meta, responsável por comandar o Instagram.

Conversar abertamente com seus filhos

Uma proibição direta e incisiva pode não ser o suficiente para afastar seus filhos do Instagram, sendo importante conversar abertamente com ele sobre o porquê de tal limitação está sendo colocada, deixando claro como o uso excessivo do celular pode prejudicá-lo.

Aparelho que pode até mesmo prejudicar a concentração desses jovens na sala de aula, algo que no ambiente de trabalho pode até mesmo vir a ser perigoso, com as empresas usando de um programa de controle médico de saúde ocupacional para otimizar isso.

Apresentando o mundo offline

Os jovens conhecem muitas das vantagens que estão disponíveis no Instagram e na internet como um todo. É responsabilidade dos seus responsáveis apresentar a eles os benefícios que também estão disponíveis no mundo fora das redes sociais.

Inscrever esse jovem em um curso, esporte ou até mesmo levar ele para passear ao ar livre pode ser uma forma de distanciá-lo um pouco do Instagram, permitindo até mesmo com que ele possa se socializar melhor, participando das refeições coletivas disponíveis na escola.

Tudo isso a partir da forma em que os jovens passam a usar o Instagram, reconhecendo o valor dessa rede social, mas não deixando com que o seu mal equilibrado possa prejudicar a vida de uma pessoa.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Related Posts

Leave a Comment