Home Marketing Digital Vídeo marketing: 10 passos para produzir o seu conteúdo visual

Vídeo marketing: 10 passos para produzir o seu conteúdo visual

by simplegram

Com excesso de conteúdos na rede, conquistar a atenção do usuário é um desafio cada vez maior para os produtores de conteúdo, ainda mais para empresas que começaram a descobrir o valor desse material. O video marketing pode ser um meio nesse sentido.

As empresas que atuam no cenário digital encontram um novo concorrente a cada atualização da linha de tempo de uma rede social. A internet é composta hoje por um número diversos de produtores brigando pela atenção do público.

E esses concorrentes nem precisam ser exclusivamente do mesmo setor, pois o perfil de um público costuma ser variado, consumindo diferentes conteúdos, de diferentes finalidades.

Isso acontece porque alguém que está atrás de um serviço de licenciamento ambiental, ao mesmo tempo procura por novidades do mundo do esporte automobilístico, já que a linha entre o pessoal e o profissional se confundem, ao menos para os usuários.

Para, então, conquistar a concentração desse público é preciso apresentar um conteúdo interativo, de fácil absorção e que consiga entregar justamente o que esse espectador procura. É por elementos assim que o conteúdo em vídeo só se destaca.

Marketing de vídeo: como funciona?

O chamado vídeo marketing é uma modalidade que unifica as ferramentas de marketing como os conceitos do conteúdo em vídeo, que por meio de artifícios visuais conquistam uma maior atenção e interação do público.

Para ficar claro essa superioridade do conteúdo em vídeo, e porque esse modelo ganha um destaque maior a cada dia no ambiente digital, é interessante notar as suas diferenças com as obras de caráter textual.

Longas matérias de reportagem, por melhor que seja a qualidade da apuração do jornalista, lidam com a possibilidade de um desinteresse do leitor antes mesmo dele começar a ler o texto.

A internet trabalha com a mesma situação das obras físicas, no qual um livro pode assustar o público por causa do seu extenso tamanho. A inclusão de elementos visuais, como imagens e gráficos, pode ajudar a tornar esses conteúdos mais palatáveis.

Como o site de uma companhia que trabalha com a confecção de uniformes para empresa. É interessante falar sobre o histórico da companhia e alguns trabalhos realizados, mas o impacto maior acontece por meio de galerias e exibições visuais desse ofício.

O passo seguinte nessa relação de apresentação de conteúdo são os vídeos. Não é como se o audiovisual fosse algo inédito, mas o barateamento desse conteúdo, da produção à distribuição, permite que ele seja feito em maior escala, para os mais diferentes objetivos.

Ao ser adotado pelas ferramentas de comunicação, o conteúdo em vídeo ganhou uma grande relevância para as empresas, principalmente aquelas que atuam com o meio digital.

Além das facilidades do formato em si, existe a possibilidade de mesclar esses diferentes formatos, como um vídeo integrado ao texto, um vídeo explicativo acompanhado de um passo a passo no formato textual.

E é essa pluralidade de estilos e composições que tornam o conteúdo em vídeo tão rico para as empresas, podendo entregar de forma prática ao seu público, por meio de vídeos institucionais, tutoriais entre outros.

Assim uma empresa de contabilidade para condominios consegue no mesmo canal se apresentar ao público, falar sobre os seus serviços, além de destacar curiosidades relacionadas ao mundo financeiro.

Mas seja qual for o objetivo da sua empresa, um bom vídeo carece de uma boa produção, e por meio de alguns passos simples, porém importantes, a sua companhia conseguirá entregar o melhor conteúdo para conquistar e manter sua audiência.

10 passos para produzir o vídeo perfeito

Não basta apenas produzir um conteúdo em vídeo, é preciso que ele tenha qualidade, para se ter a atenção do público, e não uma repercussão negativa sobre as produções que você está disponibilizando na internet.

Esse é um manual perfeito para você salvar e revisitar sempre antes de começar a produção de um novo vídeo para os canais de comunicação da sua empresa.

  1. Defina o objetivo

No marketing de conteúdo um vídeo não é idealizado apenas pelo desejo do produtor em falar sobre um assunto específico, como o lançamento de um livro ou a estreia de um filme nos cinemas. O video marketing lida com objetivos e intenções mais claras.

Por exemplo, uma empresa especializada na manutenção preventiva e corretiva de geradores busca apresentar o seu serviço para potenciais consumidores. Da mesma forma que um concorrente quer destacar a maneira especializada com a qual realiza esse serviço.

Definir o objetivo geral do vídeo, é um passo importante na concepção dele como um todo.

  1. Analise o seu público

Após decidir qual será o tema do seu vídeo, é preciso adaptá-lo ao público pelo qual a sua empresa busca atingir, seja a sua audiência já conhecida, ou aquela pela qual você busca conquistar.

Uma forma de se alcançar isso é por meio da criação de uma persona, um personagem que simboliza os valores, desejos e comportamentos da sua audiência. Saber a quem o seu vídeo se destina pode ajudar a determinar outros fatores, como a linguagem abordada.

  1. Escolha a plataforma correta

A pluralidade de plataformas só não é maior que a pluralidade de vídeos disponíveis na internet. Conhecer o seu público significa entender em que lugar ele se encontra e qual rede sociais ele mais consome.

Não basta fazer um conteúdo generalista e postar em todas as redes, pois cada plataforma tem suas particularidades, que de forma única chamam a atenção de um público específico.

Por exemplo, uma empresa de pintura industrial pode fazer um vídeo detalhado para o Youtube e postar prévias do seu trabalho em ação por meio dos stories do Instagram

Combinar diferentes plataformas e estilos é interessante para alcançar um público ainda mais amplo.

  1. Elabore o roteiro

Essa é a etapa na qual as ideias saem do imaginário e ganham vida no papel. Com base no perfil do público, a plataforma escolhida e o objetivo do vídeo, é possível estruturar o conteúdo a ser produzido, garantindo a execução de cada um desses tópicos.

  1. Seja criativo

Não basta produzir um roteiro bem esquematizado, ele necessita de energia, algo que justifique a audiência do público, que opta por consumir o seu conteúdo, no lugar dos diferentes concorrentes que despontam em sua tela de navegação.

É preciso conhecer o perfil da sua audiência, assim como outros conteúdos consumidos por ela, para apresentar um vídeo que tenha a sua atenção, falando, por exemplo, de algum assunto relevante à ele, mesmo que não seja o foco da sua empresa.

  1. Tenha bons equipamentos

Além da qualidade do conteúdo, o público busca a qualidade do vídeo em si, e para isso a sua produção necessita de bons equipamentos e uma equipe profissional por trás dessa produção.

Checar a iluminação, a câmera e o microfone é importante antes de cada gravação, pois esse trio definirá se o seu conteúdo é chamativo ou tem o valor suficiente para conquistar a atenção do público.

  1. Edição objetiva

Na internet é preciso ser conciso, e mesmo que o seu conteúdo se destaque por uma duração maior, é preciso que o vídeo tenha um bom ritmo, conectando diferentes trechos de forma rápida e agradável ao seu público.

Um vídeo sobre treinamento de brigada de incêndio, por exemplo, terá um desempenho melhor por meio de uma montagem criativa, intercalando o dia a dia do bombeiro com elementos gráficos e uma empolgante trilha sonora ao fundo.

  1. Configurações de pesquisa

O conteúdo em vídeo não foge de outras estratégias de marketing de conteúdo, como o uso de palavras-chave no título e uma configuração para os meios de pesquisa, para que o seu vídeo chegue até a tela do celular ou computador do usuário.

  1. Thumbnail chamativa

Se a ideia é chamar atenção do público, a thumbnail do seu vídeo é como o seu cartão de visitas, logo, ela precisa contar com uma chamada criativa, e cores que destaquem o seu conteúdo.

Para quem não conhece, a thumbnail é aquela arte que estampa os ícones de um vídeo.

  1. Acompanhe o feedback

Postado o vídeo na internet, é preciso continuar o seu trabalho nele. Analisar os comentários é uma forma de entender como o público está reagindo ao seu vídeo, o que acertar ou melhor explorar para os próximos vídeos.

Um vídeo institucional de uma empresa que realiza terceirização de serviços de segurança pode receber menos visualizações do que um que explica como funciona esse treinamento. Com base nisso a empresa pode definir o melhor caminho a ser seguido em seu conteúdo.

Tipos de vídeo existentes

Existe uma grande variedade nos formatos de vídeos, cada um trabalhando um conceito específico para a sua companhia. Alguns desses modelos são:

  • Dicas;
  • Tutoriais;
  • Bastidores;
  • Cursos;
  • Vídeos institucionais;
  • Demonstração de produtos.

Tais formatos podem conquistar um engajamento do público, de acordo com o objetivo do segmento especializado. Como uma empresa de eventos, com vídeos sobre a função de túneis infláveis em sua festa, ou bastidores desse evento específico.

Por meio de tais conteúdos a sua empresa pode alcançar aspectos desejados do marketing digital, como interação com o público, o posicionamento da marca e o valor de retorno de investimento.

É por questões assim que a produção de vídeos pode ser englobada como uma nova ferramenta de marketing, pois além do conteúdo em si, ela pode carregar os ideais de venda de uma companhia.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Related Posts

Leave a Comment