Home Instagram Year of The Tiger: Como a figurinha conquistou o início de ano no Instagram?

Year of The Tiger: Como a figurinha conquistou o início de ano no Instagram?

by gabrielaraujo

Algumas pessoas repararam que no começo de março, o Instagram lançou um pacote de figurinhas em comemoração ao Ano Novo Chinês, que em 2022 será o Ano do Tigre. Inclusive, elas já foram usadas em diversos stories e fotos na plataforma.

Estas formas de engajamento geram cada vez mais resultados e visualizações, alcançando os mais diversos públicos através desta divulgação, desde pessoas que consomem serviços de informatica até os mais variados públicos desta plataforma.

Além disso, a rede social oferece aos usuários do app três opções de figurinhas, disponíveis em celulares Android e iPhone (iOS), para postar nos Stories para comemorar a data, o feriado mais importante de boa parte da Ásia.

Dessa forma, conseguindo trazer toda esta significação e entendimento desta data tão importante da China, gerando esta conscientização da cultura chinesa e de todas suas tradições.

Outras atividades também já aconteceram na internet, como um Google Doodle desenvolvido para comemorar o Ano Novo Lunar. Em 2022, esta data marca o início do ano 4720 ou o Ano do Tigre. De acordo com a tradição chinesa, os animais são símbolos de:

  • Poder;
  • Coragem;
  • Confiança;
  • Força;
  • Liderança.

Assim, sendo demonstrado em certos momentos na plataforma, conseguindo de fato alcançar os mais diversos públicos com essa figurinha, representando um evento de extrema importância.  

Vale ressaltar outras situações em que o Instagram realizou campanhas parecidas para a divulgação de eventos importantes, como o ano novo lunar em 2021, ganhando proporções gigantescas na plataforma.

Com isso, conseguindo despertar um lado cultural interessante em seu público, consumindo culturas e tradições diferentes, entendendo toda a representatividade de cada símbolo e evento.

Estas ferramentas são de extrema importância, justamente, para esses momentos culturais, além de soluções ambientais através de campanhas e todo um conhecimento amplo para os usuários sobre diversos temas e assuntos.

Acompanhe a seguir a finalidade desta figurinha Year of The Tiger na plataforma e suas principais características, entendendo, de fato, tudo sobre essas divulgações do Instagram.

Finalidade e características da figurinha Year of The Tiger

Se você é alguém que usa figurinhas regularmente no Instagram Stories, ou até mesmo segue publicações de contas variadas na rede social, já deve ter percebido essa novidade que está bombando.

Essa é uma entre diversas ferramentas de divulgação e engajamento que compõem a plataforma, trazendo uma significação através de cada ação disponibilizada, conseguindo propagar toda esta divulgação no Instagram.

Dessa forma, sendo uma espécie de projeto executivo na plataforma, criando essa relação de troca entre usuários e o Instagram, trazendo cultura e conhecimento para o público que faz parte e consome esses conteúdos e novidades.

Mesmo depois de o Instagram prestar tantas homenagens a outras culturas, alguns internautas se surpreenderam e criaram mensagens referentes a essas ações divulgadas. Alguns fizeram perguntas, outros tentaram entender o significado das novas figurinhas.

O Ano Novo é marcado pela primeira lua nova após o solstício de inverno. Geralmente entre 20 de janeiro e 18 de fevereiro. No calendário chinês, os anos são dedicados aos animais. Existem doze espécies, sendo elas:

  1. Rato;
  2. Boi;
  3. Tigre;
  4. Coelho;
  5. Dragão;
  6. Cobra;
  7. Cavalo;
  8. Cabra;
  9. Macaco;
  10. Galo;
  11. Cão;
  12. Porco (ou javali).

Cada animal representa as características dos seres humanos. Acredita-se que sua personalidade ao longo da vida será determinada pelo animal que corresponde ao seu ano de nascimento.

Veja a seguir todo o significado e representação de cada animal que faz parte do calendário chinês:

Rato

Pois bem, o rato é o primeiro animal do ciclo, sendo que ele representa humor, inteligência, charme e lealdade.

Boi

No caso do boi, ele simboliza paciência, diligência, confiabilidade e seriedade. Pode ser, inclusive, algo voltado a ajudar os outros.

Tigre

Já o tigre, que vem como uma representação em 2022, podemos dizer que ele simboliza ambição, coragem, força e espírito empreendedor.

Coelho

O coelho está voltado para a bondade, sensibilidade, sorte e popularidade – que, inclusive, são os traços que caracterizam este animal.

Dragão

Sobre o dragão, ele é um símbolo de sabedoria, força, energia e charme. Sendo também um animal muito importante nessa história.

Cobra

Sobre a cobra, é possível dizer que ela representa a análise, o ciúme, a generosidade e a sabedoria.

Cavalo

Quanto aos cavalos, eles são a personificação do desejo de viajar, popularidade e atratividade.

Cabra

Sobre a cabra, é possível dizer que este animal representa criatividade, insegurança, empatia e timidez.

Macaco

Já no caso do macaco, ele é um animal que é retratado como bem-sucedido, enérgico e astuto.

Galo

No caso do galo, ele acaba por corresponder à honestidade, praticidade e orgulho como um todo.

Cão

Sobre o cão, um animal bem querido pelas pessoas, ele é representado pela honestidade, lealdade, mau humor e sensibilidade.

Porco

Por fim, o porco é um símbolo de sabedoria, sinceridade, perfeccionismo e nobreza. Algo um pouco diferente da visão geral sobre o animal.

Campanhas e ações do Instagram

Pensando em todos os momentos de representatividade e de extrema importância no mundo, o Instagram tem disponibilizado frequentemente figurinhas que representam cada momento trazendo essa reflexão ao seu público.

Essas figurinhas disponibilizadas, além de trazer uma conscientização e o conhecimento a uma cultura e a datas que são importantes, carregam consigo engajamento para os usuários, propagando toda esta divulgação e conhecimento.

Assim, visando fomentar e impactar seu público nessas datas, o Instagram sempre procura trazer este destaque a datas e momentos, fazendo com que seu público esteja cada vez mais atento a cada situação e consiga entender essas novidades.

Dessa forma, sendo uma troca mútua em todo esse processo, conseguindo fazer com que seu público consuma e faça parte das ações, disponibilizando sempre inovações e novidades diante disso.

Assim, sendo uma das principais ferramentas para que seja feita essa divulgação do conteúdo e de cada data, divulgações que também podem ser feitas de outras formas, como através de um balão de propaganda ou outros recursos disponíveis.

Com isso, o Instagram tem se fortificado e se tornado referência quando se trata da conscientização e propagação de datas e eventos, tendo total eficácia em todo o processo, conseguindo de fato atingir e chegar a todo seu público.

Desse modo, atingindo e alcançando desde o público que consome um sistema de gestão empresarial, até o um público que ama entretenimento, mostrando toda influência e poder de engajamento da plataforma.

Dentre as figurinhas e ações divulgadas pelo Instagram, podem ser destacadas ações sobre o Ano Novo Lunar em 2021 como citado no texto, também em 2021 o Dia da Consciência Negra e as ações atuais sobre o Year of The Tiger.

Ações que cada vez mais tem surtido efeito em todo o público, alcançando meios inimagináveis, como uma empresa de sistema de climatização ou uma agência de publicidade, fazendo com que esse conteúdo e as ações continuem sendo feitas.

Acompanhe a seguir as vantagens desse tipo de figurinha temporal, a participação dos usuários na utilização e quais os benefícios para a mídia social e seus usuários.

Vantagens que as figurinhas proporcionam

Além de ser uma ótima forma de conscientizar e trazer novas culturas à tona para o seu público, essas figurinhas incentivam o público a propagar o conteúdo, e espalhar essa novidade entre todo o Instagram.

Dessa forma, impulsionando os perfis que usam e divulgam esse conteúdo, sendo ótimo para estratégias de divulgação intercalando com vendas, por exemplo, ou produtos de lojas como um adesivo impresso que traga essa significação.

Essa ferramenta permite esse impulsionamento, através do uso da figurinha em alguma publicação, trazendo o conteúdo em destaque para todos, ganhando maior alcance através disso e mais espectadores acompanhando suas movimentações.

Desse modo, sendo útil e de extremo poder de engajamento, viabilizando o acesso desde uma pessoa que só consome o Instagram por hobbie ou para empresas de sensores de segurança que procuram alcançar mais público na plataforma.  

Assim, muito se assemelha esse processo com outras ferramentas já conhecidas no Instagram, como as hashtags, as interações com reações nos stories e outras que fazem parte de toda a plataforma.

O diferencial dessas figurinhas é justamente um alcance ainda maior do que as ferramentas até então conhecidas, sendo benéfica em todos os pontos, trazendo mais conhecimento para o seu público e, em contrapartida, gerando esse destaque no uso dessas figurinhas.

Essa novidade traz cada vez mais vantagens e benefícios para todos que consomem a plataforma, beneficiando o público e a plataforma em todos os pontos citados, conseguindo reter o melhor em todo o processo, trazendo fidelização e identificação de todo o público.

O Instagram tem em sua característica buscar ferramentas para facilitar o dia a dia e todo o engajamento para o seu público, por isso ficar atento e estar sempre por dentro em cada inovação é fundamental para todos que consomem a plataforma.

Assim, conseguindo reter o melhor de cada ferramenta e recurso disponibilizado pela rede social, ganhando mais destaque e entendendo cada inovação que o Instagram proporciona conforme o crescimento e andamento da plataforma.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Related Posts

Leave a Comment